CLASSE I
Após superar o até então líder inconteste em 2015, Ford EcoSport, o Honda HR-V repetiu a dose em 2016. Com 55.758 unidades, 9% a mais do que no ano anterior, o modelo da marca japonesa, no entanto, não teve uma vitória folgada como no ano anterior.
A vantagem de quase 12 mil unidades do Honda sobre o Renegade (51.588) caiu para pouco mais de 4 mil unidades graças a um avanço de quase 32% do Jeep pernambucano. Quarto em 2015, o Ford Ecosport (28.105) voltou ao pódio.
O destaque negativo do ano foi o Duster. Com 25.373 unidades, o representante da Renault caiu para a quarta posição, em baixa de 26% - a maior dentre os mais vendidos.
Lançado em agosto, o Nissan Kicks (10.712) por muito pouco não tirou o Hyundai Tucson (11.203) do top 5. Em seu primeiro ano cheio, o Peugeot 2008 emplacou 10.692 unidades, alta de 70,5%. Com 8.558 unidades, o Chevrolet Tracker, em baixa de 22,4%, caiu da sexta para a oitava posição.
Melhor modelo de marca chinesa, o Lifan X60 (2.037) apareceu em nono – o JAC T5 (923), estreante na lista, e o Chery Tiggo (353) foram o 13º e 15º, respectivamente. O Tiggo, aliás, foi quem mais perdeu espaço nos últimos doze meses (-68,2%).
MODELO | TOTAL 2016 | TOTAL 2015 | VARIAÇÃO | |
1º | Honda HR-V | 55.758 | 51.115 | 9% |
2º | Jeep Renegade | 51.588 | 39.208 | 31,58% |
3º | Ford EcoSport | 28.105 | 33.861 | -17% |
4º | Renault Duster | 25.373 | 34.326 | -26,08% |
5º | Hyundai Tucson | 11.203 | 11.276 | -0,65% |
6º | Nissan Kicks | 10.712 | - | - |
7º | Peugeot 2008 | 10.692 | 6.272 | 70,47% |
8º | Chevrolet Tracker | 8.558 | 11.031 | -22,42% |
9º | Lifan X60 | 2.037 | 3.082 | -33,91% |
10º | Suzuki Jimny | 1.503 | 2.251 | -33,23% |
11º | Troller T4 | 1.453 | 2.019 | -28,03% |
12º | Suzuki S-Cross | 994 | 675 | 47,26% |
13º | JAC T5 | 923 | - | - |
14º | Kia Soul | 381 | 508 | -25% |
15º | Chery Tiggo | 353 | 1.109 | -68,17% |
16º | Suzuki SX4 | 0 | 93 | -100% |
TOTAL | 209.633 | 196.866 | 6,49% |
CLASSE II
Mesmo perdendo mais de 30% dos compradores em um ano, o Hyundai ix35 (10.226) manteve-se em primeiro na faixa intermediária, com quase 4 mil unidades de vantagem sobre o rival mais próximo. Mas a perspectiva para 2017 não é das mais animadoras.
Com apenas dois meses de mercado, o Jeep Compass conquistou a preferência de 6.599 consumidores e saltou da 15ª colocação para a vice-liderança – vale ressaltar, no entanto, que a versão 2015 era a importada, de pouquíssimo apelo comercial.
Vice-líder no ano anterior, o Mitsubishi ASX (4.717) caiu mais de 50% e também foi superado pelo irmão maior Outlander (4.805). O top 5 foi completado pelo Kia Sportage (4.505), que, mesmo com nova geração no mercado, não conseguiu impedir uma queda de mais de 30%.
Com apenas 1.081 emplacamentos, o Toyota RAV4 foi o destaque negativo. Top 5 em 2015, o japonês perdeu quase 80% das vendas no último ano e foi superado até pela “quase esquecida” Chevrolet Captiva (1.110) – em 2017, o modelo da GM deverá ser substituído pelo novo Equinox.
MODELO | TOTAL 2016 | TOTAL 2015 | VARIAÇÃO | |
1º | Hyundai IX35 | 10.226 | 14.729 | -30,57% |
2º | Jeep Compass | 6.599 | 265 | 2390,19% |
3º | Mitsubishi Outlander | 4.805 | 8.225 | -41,58% |
4º | Mitsubishi ASX | 4.717 | 9.584 | -50,78% |
5º | Kia Sportage | 4.505 | 6.694 | -32,70% |
6º | Honda CR-V | 1.939 | 1.969 | -1,52% |
7º | Chevrolet Captiva | 1.110 | 1.217 | -8,79% |
8º | Toyota RAV4 | 1.081 | 5.171 | -79,09% |
9º | Suzuki Grand Vitara | 858 | 2.099 | -59,12% |
10º | Subaru Forester | 703 | 1.141 | -38,39% |
11º | Dodge Journey | 674 | 1.886 | -64,26% |
12º | Fiat Freemont | 663 | 1.438 | -53,89% |
13º | JAC T6 | 506 | 1.132 | -55,30% |
14º | Subaru XV | 344 | 1 | 34.300% |
15º | Jeep Cherokee | 285 | 285 | 0% |
16º | Peugeot 3008 | 153 | 495 | -69,09% |
17º | Jeep Wrangler | 137 | 276 | -50,36% |
18º | Subaru Outback | 128 | 0 | - |
19º | Land Rover Defender | 9 | 4 | 125% |
20º | Ssangyong Actyon | 5 | 2 | 150% |
21º | Ssangyong Korando | 4 | 59 | -93,22% |
TOTAL | 39.451 |
56.672 |
-30,39% |
CLASSE III
Aqui tivemos um dos maiores domínios do ano. Com a chegada da nova geração às concessionárias, o Toyota Hilux SW4 emplacou 12.168 unidades, 40% a mais do que em 2015, e viu sua participação de mercado saltar de 39% para quase 63%.
O Mitsubishi Pajero (2.605) manteve o segundo lugar, mas perdeu 50,4% das vendas no período. Vale ressaltar que, no ano anterior, os números eram completados pela versão TR4, que foi descontinuada – a Fenabrave não faz a separação por versão.
Reestilizada, a Chevrolet Trailblazer (1.942) saltou da quinta para a terceira posição, graças a uma alta de 8,2%. Pódio em 2015, o Hyundai SantaFé (1.279), em retração de mais de 50%, caiu para o quarto lugar. O Kia Sorento (797) completou o top 5, mas com quase 60% menos emplacamentos.
Praticamente esquecido pelo mercado, o Kia Mohave (35), 8º, mesmo assim foi o campeão de crescimento (+52,2%). Com apenas uma unidade, o Ford Explorer – que não é vendido oficialmente pela marca norte-americana no país – fechou a lista.
MODELO | TOTAL 2016 | TOTAL 2015 | VARIAÇÃO | |
1º | Toyota Hilux SW4 | 12.168 | 8.963 | 39,97% |
2º | Mitsubishi Pajero | 2.605 |
5.254 |
-50,42% |
3º | Chevrolet Trailblazer | 1.942 | 1.795 | 8,19% |
4º | Hyundai SantaFé | 1.279 | 2.604 | -50,88% |
5º | Kia Sorento | 797 | 1.897 | -57,99% |
6º | Jeep Grand Cherokee | 456 | 1.779 | -74,37% |
7º | Dodge Durango | 35 | 100 | -65% |
8º | Kia Mohave | 35 | 23 | 52,17% |
9º | Ssangyong Kyron | 2 | 66 | -96,97% |
10º | Sangyong Rexton | 2 | 24 | -91,67% |
11º | Ford Explorer | 1 | 6 | -83,33% |
TOTAL |
19.322 | 22.241 | -13,12% |
Em dezembro
Com HR-V (4.325) e Renegade (3.999) mantendo as mesmas posições de novembro, a novidade foi a presença do Kicks (2.660) no pódio, registrando seu recorde de vendas.
Com 1.086 emplacamentos, o 2008 foi o único a crescer em relação a 2015 entre os primeiros colocados (+37,3%). Em primeiro mês da versão reestilizada nas concessionárias da Chevrolet, o Tracker (800) praticamente triplicou os números do mês anterior.
MODELO | DEZ/16 | DEZ/15 | VARIAÇÃO | |
1º | Honda HR-V | 4.325 | 5.990 | -27,80% |
2º | Jeep Renegade | 3.999 | 6.079 | -34,22% |
3º | Nissan Kicks | 2.660 | - | - |
4º | Renault Duster | 2.442 | 2.741 | -10,91% |
5º | Ford EcoSport | 2.268 | 2.740 | -17,23% |
6º | Peugeot 2008 | 1.086 | 791 | -37,29% |
7º | Chevrolet Tracker | 800 | 1.083 | -26,13% |
8º | Lifan X60 | 177 | 295 | -40% |
9º | JAC T5 | 176 | - | - |
10º | Hyundai Tucson | 161 | 678 | -76,25% |
11º | Troller T4 | 153 | 104 | 47,12% |
12º | Suzuki Jimny | 138 | 166 | -16,87% |
13º | Suzuki S-Cross | 88 | 83 | 6,02% |
14º | Kia Soul | 41 | 22 | 86,36% |
15º | Chery Tiggo | 29 | 62 | -53,23% |
TOTAL |
18.543 |
20.834 | -11% |
Em seu primeiro mês cheio, o Compass (3.708) vendeu sete vezes mais do que o Sportage (504), este em alta de 60% sobre 2015. Líder no ano, o ix35 (493) teve o seu pior resultado desde outubro de 2013 (545).
MODELO | DEZ/16 | DEZ/15 | VARIAÇÃO | |
1º | Jeep Compass | 3.708 | 9 | 41.100% |
2º | Kia Sportage | 504 | 315 | 60% |
3º | Hyundai IX35 | 493 | 1.064 | -53,67% |
4º | Mitsubishi Outlander | 378 | 633 | -40,28% |
5º | Mitsubishi ASX | 345 | 590 | -41,53% |
6º | Honda CR-V | 156 | 297 | -47,47% |
7º | Suzuki Grand Vitara | 99 | 129 | -23,26% |
8º | JAC T6 | 84 | 94 | -10,64% |
9º | Subaru Forester | 50 | 78 | -35,90% |
10º | Chevrolet Captiva | 35 | 32 | 9,38% |
11º | Toyota RAV4 | 35 | 272 | -87,13% |
12º | Subaru XV | 18 | 0 | - |
13º | Jeep Cherokee | 16 | 20 | -20% |
14º | Fiat Freemont | 14 | 51 | -72,55% |
15º | Dodge Journey | 12 | 55 | -78,18% |
16º | Subaru Outback | 8 | 0 | - |
17º | Jeep Wrangler | 6 | 12 | -50% |
18º | Peugeot 3008 | 3 | 27 | -88,89% |
19º | Land Rover Defender | 1 | 0 | - |
20º | Ssangyong Actyon | 0 | 0 | - |
21º | Sangyong Korando | 0 | 2 | -100% |
TOTAL | 5.965 | 3.680 | 62,09% |
Com quase 70% de participação, a Hilux SW4 (1.666) não vendia tanto há dois anos (dezembro 2014: 1.433). Mais do que dobrando os números de 2015, o Trail Blazer atingiu o seu recorde com 412 unidades.
MODELO | DEZ/16 | DEZ/15 | VARIAÇÃO | |
1º | Toyota Hilux SW4 | 1.666 | 514 | 224,12% |
2º | Chevrolet Trailblazer | 412 | 184 | 123,91% |
3º | Mitsubishi Pajero | 230 | 287 | -19,86% |
4º | Hyundai SantaFé | 124 | 173 | -28,32% |
5º | Kia Sorento | 73 | 88 | -17,05% |
6º | Jeep Grand Cherokee | 37 | 74 | -50% |
7º | Dodge Durango | 2 | 8 | -75% |
8º | Kia Mohave | 2 | 1 | 100% |
9º | Ford Explorer | 0 | 0 | - |
10º | Ssangyong Kyron | 0 | 1 | -100% |
TOTAL | 2.546 | 1.330 | 91,43% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida