CLASSE I
Após superar o até então líder inconteste em 2015, Ford EcoSport, o Honda HR-V repetiu a dose em 2016. Com 55.758 unidades, 9% a mais do que no ano anterior, o modelo da marca japonesa, no entanto, não teve uma vitória folgada como no ano anterior.
A vantagem de quase 12 mil unidades do Honda sobre o Renegade (51.588) caiu para pouco mais de 4 mil unidades graças a um avanço de quase 32% do Jeep pernambucano. Quarto em 2015, o Ford Ecosport (28.105) voltou ao pódio.
O destaque negativo do ano foi o Duster. Com 25.373 unidades, o representante da Renault caiu para a quarta posição, em baixa de 26% - a maior dentre os mais vendidos.
Lançado em agosto, o Nissan Kicks (10.712) por muito pouco não tirou o Hyundai Tucson (11.203) do top 5. Em seu primeiro ano cheio, o Peugeot 2008 emplacou 10.692 unidades, alta de 70,5%. Com 8.558 unidades, o Chevrolet Tracker, em baixa de 22,4%, caiu da sexta para a oitava posição.
Melhor modelo de marca chinesa, o Lifan X60 (2.037) apareceu em nono – o JAC T5 (923), estreante na lista, e o Chery Tiggo (353) foram o 13º e 15º, respectivamente. O Tiggo, aliás, foi quem mais perdeu espaço nos últimos doze meses (-68,2%).
MODELO | TOTAL 2016 | TOTAL 2015 | VARIAÇÃO | |
1º | Honda HR-V | 55.758 | 51.115 | 9% |
2º | Jeep Renegade | 51.588 | 39.208 | 31,58% |
3º | Ford EcoSport | 28.105 | 33.861 | -17% |
4º | Renault Duster | 25.373 | 34.326 | -26,08% |
5º | Hyundai Tucson | 11.203 | 11.276 | -0,65% |
6º | Nissan Kicks | 10.712 | - | - |
7º | Peugeot 2008 | 10.692 | 6.272 | 70,47% |
8º | Chevrolet Tracker | 8.558 | 11.031 | -22,42% |
9º | Lifan X60 | 2.037 | 3.082 | -33,91% |
10º | Suzuki Jimny | 1.503 | 2.251 | -33,23% |
11º | Troller T4 | 1.453 | 2.019 | -28,03% |
12º | Suzuki S-Cross | 994 | 675 | 47,26% |
13º | JAC T5 | 923 | - | - |
14º | Kia Soul | 381 | 508 | -25% |
15º | Chery Tiggo | 353 | 1.109 | -68,17% |
16º | Suzuki SX4 | 0 | 93 | -100% |
TOTAL | 209.633 | 196.866 | 6,49% |
CLASSE II
Mesmo perdendo mais de 30% dos compradores em um ano, o Hyundai ix35 (10.226) manteve-se em primeiro na faixa intermediária, com quase 4 mil unidades de vantagem sobre o rival mais próximo. Mas a perspectiva para 2017 não é das mais animadoras.
Com apenas dois meses de mercado, o Jeep Compass conquistou a preferência de 6.599 consumidores e saltou da 15ª colocação para a vice-liderança – vale ressaltar, no entanto, que a versão 2015 era a importada, de pouquíssimo apelo comercial.
Vice-líder no ano anterior, o Mitsubishi ASX (4.717) caiu mais de 50% e também foi superado pelo irmão maior Outlander (4.805). O top 5 foi completado pelo Kia Sportage (4.505), que, mesmo com nova geração no mercado, não conseguiu impedir uma queda de mais de 30%.
Com apenas 1.081 emplacamentos, o Toyota RAV4 foi o destaque negativo. Top 5 em 2015, o japonês perdeu quase 80% das vendas no último ano e foi superado até pela “quase esquecida” Chevrolet Captiva (1.110) – em 2017, o modelo da GM deverá ser substituído pelo novo Equinox.
MODELO | TOTAL 2016 | TOTAL 2015 | VARIAÇÃO | |
1º | Hyundai IX35 | 10.226 | 14.729 | -30,57% |
2º | Jeep Compass | 6.599 | 265 | 2390,19% |
3º | Mitsubishi Outlander | 4.805 | 8.225 | -41,58% |
4º | Mitsubishi ASX | 4.717 | 9.584 | -50,78% |
5º | Kia Sportage | 4.505 | 6.694 | -32,70% |
6º | Honda CR-V | 1.939 | 1.969 | -1,52% |
7º | Chevrolet Captiva | 1.110 | 1.217 | -8,79% |
8º | Toyota RAV4 | 1.081 | 5.171 | -79,09% |
9º | Suzuki Grand Vitara | 858 | 2.099 | -59,12% |
10º | Subaru Forester | 703 | 1.141 | -38,39% |
11º | Dodge Journey | 674 | 1.886 | -64,26% |
12º | Fiat Freemont | 663 | 1.438 | -53,89% |
13º | JAC T6 | 506 | 1.132 | -55,30% |
14º | Subaru XV | 344 | 1 | 34.300% |
15º | Jeep Cherokee | 285 | 285 | 0% |
16º | Peugeot 3008 | 153 | 495 | -69,09% |
17º | Jeep Wrangler | 137 | 276 | -50,36% |
18º | Subaru Outback | 128 | 0 | - |
19º | Land Rover Defender | 9 | 4 | 125% |
20º | Ssangyong Actyon | 5 | 2 | 150% |
21º | Ssangyong Korando | 4 | 59 | -93,22% |
TOTAL | 39.451 |
56.672 |
-30,39% |
CLASSE III
Aqui tivemos um dos maiores domínios do ano. Com a chegada da nova geração às concessionárias, o Toyota Hilux SW4 emplacou 12.168 unidades, 40% a mais do que em 2015, e viu sua participação de mercado saltar de 39% para quase 63%.
O Mitsubishi Pajero (2.605) manteve o segundo lugar, mas perdeu 50,4% das vendas no período. Vale ressaltar que, no ano anterior, os números eram completados pela versão TR4, que foi descontinuada – a Fenabrave não faz a separação por versão.
Reestilizada, a Chevrolet Trailblazer (1.942) saltou da quinta para a terceira posição, graças a uma alta de 8,2%. Pódio em 2015, o Hyundai SantaFé (1.279), em retração de mais de 50%, caiu para o quarto lugar. O Kia Sorento (797) completou o top 5, mas com quase 60% menos emplacamentos.
Praticamente esquecido pelo mercado, o Kia Mohave (35), 8º, mesmo assim foi o campeão de crescimento (+52,2%). Com apenas uma unidade, o Ford Explorer – que não é vendido oficialmente pela marca norte-americana no país – fechou a lista.
MODELO | TOTAL 2016 | TOTAL 2015 | VARIAÇÃO | |
1º | Toyota Hilux SW4 | 12.168 | 8.963 | 39,97% |
2º | Mitsubishi Pajero | 2.605 |
5.254 |
-50,42% |
3º | Chevrolet Trailblazer | 1.942 | 1.795 | 8,19% |
4º | Hyundai SantaFé | 1.279 | 2.604 | -50,88% |
5º | Kia Sorento | 797 | 1.897 | -57,99% |
6º | Jeep Grand Cherokee | 456 | 1.779 | -74,37% |
7º | Dodge Durango | 35 | 100 | -65% |
8º | Kia Mohave | 35 | 23 | 52,17% |
9º | Ssangyong Kyron | 2 | 66 | -96,97% |
10º | Sangyong Rexton | 2 | 24 | -91,67% |
11º | Ford Explorer | 1 | 6 | -83,33% |
TOTAL |
19.322 | 22.241 | -13,12% |
Em dezembro
Com HR-V (4.325) e Renegade (3.999) mantendo as mesmas posições de novembro, a novidade foi a presença do Kicks (2.660) no pódio, registrando seu recorde de vendas.
Com 1.086 emplacamentos, o 2008 foi o único a crescer em relação a 2015 entre os primeiros colocados (+37,3%). Em primeiro mês da versão reestilizada nas concessionárias da Chevrolet, o Tracker (800) praticamente triplicou os números do mês anterior.
MODELO | DEZ/16 | DEZ/15 | VARIAÇÃO | |
1º | Honda HR-V | 4.325 | 5.990 | -27,80% |
2º | Jeep Renegade | 3.999 | 6.079 | -34,22% |
3º | Nissan Kicks | 2.660 | - | - |
4º | Renault Duster | 2.442 | 2.741 | -10,91% |
5º | Ford EcoSport | 2.268 | 2.740 | -17,23% |
6º | Peugeot 2008 | 1.086 | 791 | -37,29% |
7º | Chevrolet Tracker | 800 | 1.083 | -26,13% |
8º | Lifan X60 | 177 | 295 | -40% |
9º | JAC T5 | 176 | - | - |
10º | Hyundai Tucson | 161 | 678 | -76,25% |
11º | Troller T4 | 153 | 104 | 47,12% |
12º | Suzuki Jimny | 138 | 166 | -16,87% |
13º | Suzuki S-Cross | 88 | 83 | 6,02% |
14º | Kia Soul | 41 | 22 | 86,36% |
15º | Chery Tiggo | 29 | 62 | -53,23% |
TOTAL |
18.543 |
20.834 | -11% |
Em seu primeiro mês cheio, o Compass (3.708) vendeu sete vezes mais do que o Sportage (504), este em alta de 60% sobre 2015. Líder no ano, o ix35 (493) teve o seu pior resultado desde outubro de 2013 (545).
MODELO | DEZ/16 | DEZ/15 | VARIAÇÃO | |
1º | Jeep Compass | 3.708 | 9 | 41.100% |
2º | Kia Sportage | 504 | 315 | 60% |
3º | Hyundai IX35 | 493 | 1.064 | -53,67% |
4º | Mitsubishi Outlander | 378 | 633 | -40,28% |
5º | Mitsubishi ASX | 345 | 590 | -41,53% |
6º | Honda CR-V | 156 | 297 | -47,47% |
7º | Suzuki Grand Vitara | 99 | 129 | -23,26% |
8º | JAC T6 | 84 | 94 | -10,64% |
9º | Subaru Forester | 50 | 78 | -35,90% |
10º | Chevrolet Captiva | 35 | 32 | 9,38% |
11º | Toyota RAV4 | 35 | 272 | -87,13% |
12º | Subaru XV | 18 | 0 | - |
13º | Jeep Cherokee | 16 | 20 | -20% |
14º | Fiat Freemont | 14 | 51 | -72,55% |
15º | Dodge Journey | 12 | 55 | -78,18% |
16º | Subaru Outback | 8 | 0 | - |
17º | Jeep Wrangler | 6 | 12 | -50% |
18º | Peugeot 3008 | 3 | 27 | -88,89% |
19º | Land Rover Defender | 1 | 0 | - |
20º | Ssangyong Actyon | 0 | 0 | - |
21º | Sangyong Korando | 0 | 2 | -100% |
TOTAL | 5.965 | 3.680 | 62,09% |
Com quase 70% de participação, a Hilux SW4 (1.666) não vendia tanto há dois anos (dezembro 2014: 1.433). Mais do que dobrando os números de 2015, o Trail Blazer atingiu o seu recorde com 412 unidades.
MODELO | DEZ/16 | DEZ/15 | VARIAÇÃO | |
1º | Toyota Hilux SW4 | 1.666 | 514 | 224,12% |
2º | Chevrolet Trailblazer | 412 | 184 | 123,91% |
3º | Mitsubishi Pajero | 230 | 287 | -19,86% |
4º | Hyundai SantaFé | 124 | 173 | -28,32% |
5º | Kia Sorento | 73 | 88 | -17,05% |
6º | Jeep Grand Cherokee | 37 | 74 | -50% |
7º | Dodge Durango | 2 | 8 | -75% |
8º | Kia Mohave | 2 | 1 | 100% |
9º | Ford Explorer | 0 | 0 | - |
10º | Ssangyong Kyron | 0 | 1 | -100% |
TOTAL | 2.546 | 1.330 | 91,43% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Depois de 17 anos, Renault Logan dá adeus; é o fim?
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Hongqi Guoya: os detalhes do novo 'Rolls-Royce chinês'
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Citroën apresenta novos C4 e C4x reestilizados no Salão de Paris
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Furacão Milton: Donos de supercarros estão desesperados