China fecha 2016 com 24,3 milhões de carros vendidos; veja ranking
Crescimento foi de 15% sobre o ano anterior; VW Lavida liderou as vendas
Gigante, o mercado chinês mais uma vez fez jus ao título de maior do mundo ao emplacar 24,38 milhões de veículos leves em 2016 - um crescimento de 15% sobre o ano anterior. Este é o melhor resultado em crescimento desde 2013, quando o mercado automotivo chinês avançou 16%.
Os números do ano passado impressionam pelo fato do país não estar em seu melhor momento econômico e ainda estar sujeito a restrições de emplacamento nas grandes cidades. Por outro lado, no fim de 2015 o governo local criou um incentivo ao reduzir o imposto de 10% para 5% em carros com motores até 1.6 litro, tanto aspirados quanto turbinados.
Considerando os veículos leves e pesados, o mercado chinês atingiu 28 milhões de unidades e chegará a 29,4 milhões em 2017, um crescimento de 5%, de acordo com as previsões da China Association of Automobile Manufacturers.
Outro número que mostra a extensão do maior mercado do mundo são as vendas de carros elétricos e plug-in híbridos. Este segmento cresceu impressionantes 53%, alcançando a marca de 507 mil veículos emplacados no ano passado.
No ranking de mais vendidos, o VW Lavida foi o preferido com 450.100 unidades emplacadas. Conhecidos nossos, o Hyundai Elantra (302.043) ficou em quinto lugar, o Toyota Corolla (282.666) em sétimo e o Nissan Sylphy/Sentra (273.693) em oitavo.
Mais vendidos na China em 2016:
- VW Lavida – 450.100 unidades
- Wuling Hongguang – 438.630
- Great Wall Haval H6 – 410.770
- Buick Excelle GT – 306.487
- Hyundai Elantra – 302.043
- VW New Jetta – 291.773
- Toyota Corolla – 282.666
- Nissan Sylphy (Sentra) – 273.693
- GAC Trumpchi GS4 – 257.979
- Baojun 560 – 257.705
- Baojun 730 – 255.128
- VW Sagitar (Passat) – 251.672
- Ford Escort – 224.450
- VW Santana – 222.256
- Wuling Mini-Truck – 201.489
- Foton Light Truck – 199.501
- Buick Envision – 197.503
- Geely EC7 – 178.625
- Chevrolet Cruze – 176.613
- Ford Focus – 176.176
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Itália ensaia aproximação com Stellantis após saída de Carlos Tavares
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Todos queriam manter o Hemi V8, menos o ex-chefão da Stellantis
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Stellantis começa a implementar mudanças após saída de Carlos Tavares
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
VW reduz testes de rua e usa protótipos digitais para economizar dinheiro