Gigante, o mercado chinês mais uma vez fez jus ao título de maior do mundo ao emplacar 24,38 milhões de veículos leves em 2016 - um crescimento de 15% sobre o ano anterior. Este é o melhor resultado em crescimento desde 2013, quando o mercado automotivo chinês avançou 16%.
Os números do ano passado impressionam pelo fato do país não estar em seu melhor momento econômico e ainda estar sujeito a restrições de emplacamento nas grandes cidades. Por outro lado, no fim de 2015 o governo local criou um incentivo ao reduzir o imposto de 10% para 5% em carros com motores até 1.6 litro, tanto aspirados quanto turbinados.
Considerando os veículos leves e pesados, o mercado chinês atingiu 28 milhões de unidades e chegará a 29,4 milhões em 2017, um crescimento de 5%, de acordo com as previsões da China Association of Automobile Manufacturers.
Outro número que mostra a extensão do maior mercado do mundo são as vendas de carros elétricos e plug-in híbridos. Este segmento cresceu impressionantes 53%, alcançando a marca de 507 mil veículos emplacados no ano passado.
No ranking de mais vendidos, o VW Lavida foi o preferido com 450.100 unidades emplacadas. Conhecidos nossos, o Hyundai Elantra (302.043) ficou em quinto lugar, o Toyota Corolla (282.666) em sétimo e o Nissan Sylphy/Sentra (273.693) em oitavo.
Mais vendidos na China em 2016:
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida