O investimento das montadoras na mobilidade urbana vai além das quatro rodas. A Hyundai aproveitou a CES (feira de tecnologia e eletrônicos) para apresentar o conceito Ioniq Scooter, um patinete elétrico que complementará o percurso no dia a dia.
Sua "base" de estudo é o Ioniq, carro elétrico da Hyundai que já é uma realidade. Sua função é complementar o percurso diário do proprietário, como o caminho entre o estacionamento onde o carro está sendo recarregado e o destino final. Para a sua recarga, basta fechá-lo e colocar na porta do motorista do Ioniq. Além de guardado, a energia da bateria será reposta.
Para rodar com segurança, o Scooter traz faróis e lanternas e um sensor que verifica se o seu "piloto" está em posição segura antes da partida. O painel digital mostra velocidade e carga da bateria, mesmo quando dobrado. Feito em material leve, pode ser carregado com apenas uma mão, como uma pasta, pelas ruas.
O Ioniq Scooter é apenas um estudo, sem previsão de lançamento. Mas a Peugeot fará algo parecido com o SUV 3008 em sua chegada no Brasil, oferecendo um patinete elétrico recarregável no porta-malas para os primeiros compradores.
Fotos e vídeo: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Porsche: "há uma tendência clara'' de preferência por carros a gasolina
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Toyota confirma lançamento da Hilux elétrica para 2025
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Mercedes-Benz admite que suas metas de eletrificação foram otimistas demais
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Primeiro veículo elétrico da RAM é uma Fiat Ducato disfarçada; entenda