"As peruas esportivas irão voltar", disse CEO da Volvo
E esperamos que seja verdade
Enquanto os americanos parecem ter um apetite insaciável por SUVs e crossovers, o chefe da Volvo na América acha que as peruas esportivas irão voltar e a sua lógica é intrigante.
Falando sobre o apetite de compra do público por crossovers e SUVs, o CEO da Volvo nos EUA, Lex Kerssemakers, sugere que é "muito difícil prever", mas um crescimento é esperado. "Nós definitivamente achamos que o segmento de SUVs irá crescer, por isso que lançamos o XC90, vamos lançar o XC60, e anunciamos que teremos o XC40, um pequeno SUV. Somos fortes nisso e nos segmentos em que temos história, com nos modelos como a V90. É sobre carros com posição de dirigir elevada, e eles são econômicos hoje, então não há razão para não comprá-los."
Kerssemakers acredita que sempre terá mercado para os carros "com posição baixa de dirigir", e a Volvo quer oferecer uma linha competitiva no mercado.
"O que eu vejo é a volta das peruas esportivas", disse Kerssmakers. "As pessoas procuram carros estilosos. Você sempre vê os SUVs ficando mais estilosos, como os 'SUVs coupé', e a transformação de um SUV Coupé ou de um SUV mais baixo se torna uma perua muito facilmente."
Ele continua: "O motivo de a minha geração não comprar peruas é porque fomos criados assim. Por isso que eles escolhiam as minivans e agora os SUVs. Mas há uma geração inteira vindo que nunca conheceu uma perua. Eles ficarão contra seus pais, pois foram criados em SUVs. Naturalmente, se olhar por uma perspectiva psicológica, as peruas esportivas devem voltar."
A Volvo estará, lógico, pronta para isso, com a V60, V60 Polestar e V90. "Na Europa, as peruas tem um grande mercado, então não vejo motivo para a América não voltar a ter."
A Volvo já está abastecendo os EUA com peruas, com representantes da marca dizendo que a V90 Cross Country estará disponível nas lojas do país em breve. Já podemos comprar uma V90 nos Estados Unidos, mas apenas sob encomenda, por enquanto.
Para uma geração criada em SUVs, peruas darão a utilidade e o espaço a que estamos acostumados, adicionando uma boa dose de performance e dirigibilidade. O tempo dirá se essa aposta está certa, mas gostamos de para onde a conversa está indo.
Fotos: Chris Amos / Nathan Leach-Proffer / Motor1.com
Galeria: Detroit 2017: Volvo V90 2017
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volvo S90 e V90 alcançam nota máxima nas provas do Euro NCAP
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Desejada no Brasil, Volvo V90 se torna viatura de polícia na Suécia
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Primeiras impressões Volvo EX90: SUV elétrico de um futuro que já chegou