Preferido dos consumidores de sedãs de entrada em 2015, o Prisma repetiu a dose no ano passado. E com um diferencial: abrindo vantagem em relação aos rivais.
O modelo da Chevrolet, mesmo recuando 5,7% em relação ao ano anterior, assegurou mais de 20 mil unidades de diferença comparado ao Hyundai HB20S (46.023), novo vice-líder do segmento.
Campeão até 2014, quando superou a barreira das 100 mil unidades vendidas, o Siena despencou. Com 33.478 unidades, o Fiat viu cair de quase 18 mil para pouco mais de 7 mil a sua vantagem em relação ao Voyage (26.074) – ambos tiveram retração superior a 37%.
O VW, aliás, por muito pouco não perdeu a quarta posição para o Ford Ka+ (24.663), enquanto o Renault Logan (23.707), com queda menor do que os dois (-23,9%), ficou muito próximo.
Único da lista a crescer nos últimos doze meses (+24,9%), o Nissan Versa subiu da oitava para a sétima posição, também em razão da queda acentuada (-63%) de um Chevrolet Classic (11.530) em seu último ano de mercado. Já aposentado, o Ford Fiesta Sedan ainda encantou quatro consumidores.
Sedãs de Entrada |
|||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2016 |
% PART. |
TOTAL 2015 |
% PART. |
% VARIAÇÃO 16/15 |
POS. EM 2015 |
1º |
CHEVROLET PRISMA |
66337 |
26,15% |
70340 |
20,77% |
-5,69% |
1º |
2º |
HYUNDAI HB20S |
46023 |
18,14% |
53279 |
15,73% |
-13,62% |
3º |
3º |
FIAT SIENA |
33478 |
13,20% |
59395 |
17,54% |
-43,63% |
2º |
4º |
VW VOYAGE |
26074 |
10,28% |
41521 |
12,26% |
-37,20% |
4º |
5º |
FORD KA+ |
24663 |
9,72% |
34061 |
10,06% |
-27,59% |
5º |
6º |
RENAULT LOGAN |
23707 |
9,34% |
31133 |
9,19% |
-23,85% |
7º |
7º |
NISSAN VERSA |
21897 |
8,63% |
17538 |
5,18% |
24,85% |
8º |
8º |
CHEVROLET CLASSIC |
11530 |
4,54% |
31157 |
9,20% |
-62,99% |
6º |
9º |
FORD FIESTA SEDAN |
4 |
0,00% |
208 |
0,06% |
-98,08% |
9º |
|
|
253713 |
100,00% |
338632 |
100,00% |
-25,08% |
|
Observação:
- As vendas do Fiat Siena também incluem a versão Grand Siena, já que a Fenabrave não segrega as vendas do modelo.
O destaque de dezembro foi o Voyage. Após os problemas de produção enfrentados nos últimos meses pela VW, o modelo emplacou 3.971 unidades, seu melhor desempenho desde abril de 2015 (4.250) e voltou a figurar no pódio.
Em seus melhores resultados no ano, Chevrolet Prisma (6.811) e Hyundai HB20S (4.666) se mantiveram na ponta. O Renault Logan (2.647), que não vendia tanto desde agosto de 2015 (2.674), subiu para o quarto lugar.
Numa disputa definida por apenas 80 unidades, o Fiat Siena (2.398) levou a melhor sobre o Ford Ka+ (2.318) na briga pelo último lugar do top 5. O Nissan Versa, com 2.222 unidades, veio na cola dos dois. Já indisponível no site da Chevrolet, o Classic encerrou seu último mês de dezembro com apenas 46 unidades.
Sedãs de Entrada |
|||||||||
POS. |
MODELO |
DEZ/16 |
NOV/16 |
DEZ/15 |
% DEZ 16 |
% NOV 16 |
% DEZ 15 |
VARIAÇÃO DEZ/NOV |
VARIAÇÃO 2016/2015 |
1º |
CHEVROLET PRISMA |
6811 |
5927 |
6535 |
27,16% |
26,91% |
25,10% |
14,91% |
4,22% |
2º |
HYUNDAI HB20S |
4666 |
4399 |
3310 |
18,61% |
19,97% |
12,71% |
6,07% |
40,97% |
3º |
VW VOYAGE |
3971 |
2015 |
3410 |
15,83% |
9,15% |
13,10% |
97,07% |
16,45% |
4º |
RENAULT LOGAN |
2647 |
2262 |
2176 |
10,55% |
10,27% |
8,36% |
17,02% |
21,65% |
5º |
FIAT SIENA |
2398 |
2675 |
3958 |
9,56% |
12,14% |
15,20% |
-10,36% |
-39,41% |
6º |
FORD KA+ |
2318 |
2521 |
2933 |
9,24% |
11,44% |
11,27% |
-8,05% |
-20,97% |
7º |
NISSAN VERSA |
2222 |
2162 |
1725 |
8,86% |
9,81% |
6,63% |
2,78% |
28,81% |
8º |
CHEVROLET CLASSIC |
46 |
68 |
1950 |
0,18% |
0,31% |
7,49% |
-32,35% |
-97,64% |
9º |
FORD FIESTA SEDAN |
0 |
0 |
38 |
0,00% |
0,00% |
0,15% |
- |
-100,00% |
|
|
25079 |
22029 |
26035 |
100,00% |
100,00% |
100,00% |
13,85% |
-3,67% |
Observação:
- As vendas do Fiat Siena também incluem a versão Grand Siena, já que a Fenabrave não segrega as vendas do modelo.
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida