Superando pela primeira vez a barreira de três milhões de unidades comercializadas globalmente em um único ano, a Kia Motors (3.007.976) fechou 2016 em alta de 3,2% na comparação com o acumulado de 2015.
Em alta de 3,7%, a América do Norte (719.268) foi o maior mercado para a marca sul-coreana, seguida pela China (663.070), onde o crescimento foi maior (+4,4%).
Em seu país natal, a Kia emplacou 535 mil unidades (+1,4%), menos do que as 607.713 unidades vendidas na Europa, onde houve o maior avanço no período (+6,4%). Nos demais mercados a marca registrou uma retração de 1,1%, com 482.925 unidades.
Responsável por 515.067 unidades, o Sportage foi o modelo mais vendido, seguido pelo Rio / K2 (445.404) e pelo Cerato / Forte (400.010). Optima (238.281) e Soul (195.802) completaram o top 5.
No Brasil
Definitivamente 2016 foi um ano para Kia do Brasil esquecer. A marca encerrou com 10.776 unidades comercializadas, 32,4% a menos do que em 2015 (15.930). Com 4.505 emplacamentos, número 32,7% inferior às 6.693 unidades do ano anterior, o Sportage foi o modelo preferido, seguido pelo Picanto (1.878, -11,3%) e pelo Cerato (1.609, -14,3%).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia Tasman 2025: picape na versão básica revela visual menos chamativo
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Kia revela inédita picape média para rivalizar com Ranger e Hilux
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Kia venderá opcional para corrigir 'bizarrice' da Tasman 2025
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Novo Kia Sportage 2026: reestilização é antecipada em primeiras imagens