Com início de vendas previsto para fevereiro nos Estados Unidos, o novo BMW Série 5 estreou no Salão de Detroit nesta semana. Os primeiros a chegar serão os modelos 530i e 540i, enquanto os mais potentes M550i xDrive, 530e e 530e xDrive iPerformance serão lançados em abril.
Comparado com a geração anterior, o novo Série 5 se destaca pela design mais esportivo. Ao vivo, passa a sensação de ser maior que o rival Classe E. A evolução também é nítida no interior, com vários elementos do irmão maior, o Série 7: a percepção de qualidade é maior, bem como o recheio de recursos de tecnologia.
As opções mecânicas permanecem as mesmas: o 530i fica com o 2.0 turbo de 255 cv, enquanto o 540i ostenta o 3.0 de 6 cilindros e 340 cv. A novidade fica por conta do chamado 530E iPerformance, um híbrido plug-in que entrega 255 cv de potência combinada, aliando o motor de 184 cv a gasolina ao motor elétrico de 70 kW (95 cv). O novato permite ainda até 31 km de condução no modo 100% elétrico.
Em termos de preços, o imponente BMW M550i xDrive está disponível por US$ 72,1 mil. Na prática, US$ 300 mais barato que o principal rival: o Mercedes-AMG E43. Apenas para efeito de comparação, o E43 AMG tem um 3.0 V6 com 401 cv e 53,0 kgfm. Não é nenhuma surpresa que a "BM" tenha sido mais rápida no 0 a 100 km/h: 3,9 s contra 4,5 s.
A BMW destaca que a nova linha M Performance tem como característica conciliar a ótima dirigibilidade no dia a dia a potência e a um comportamento dinâmico capazes de satisfazer o entusiasta mais exigente.
Com Daniel Messeder, de Detroit (EUA) - Fotos: Daniel Messeder
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Depois de 17 anos, Renault Logan dá adeus; é o fim?
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Hongqi Guoya: os detalhes do novo 'Rolls-Royce chinês'
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Citroën apresenta novos C4 e C4x reestilizados no Salão de Paris
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Furacão Milton: Donos de supercarros estão desesperados