Já mostrado em imagens prévias, o Audi Q8 é o principal destaque do estande da marca alemã no Salão de Detroit. Ainda um conceito, ele já está bem próximo do que veremos em sua forma final para 2018, segundo a marca. As fotos de segredo que publicamos por aqui confirmam o discurso.
Como seu próprio nome diz, ele se posicionará acima do Q7, mas não tanto em dimensões. São 5,02 m de comprimento (contra 5,05 m do Q7) e entre-eixos de 3 m, quase o mesmo do irmão. Mas seu desenho segue uma cartilha mais esportiva, com caimento da traseira como um cupê, como o do BMW X6 e do Mercedes-Benz GLE Coupé.
No conceito, o Q8 usa propulsão híbrida, com o motor V6 3.0 TFSI de 333 cv e elétrico com recarga "plug-in", ligados ao câmbio automático de oito marchas com tração quattro. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita, segundo a Audi, em apenas 5,4 segundos. Quando é usado apenas com propulsão elétrica, o Q8 tem autonomia de 60 km e recarga completa em 2,5 horas.
A suspensão pneumática usa sistema adaptativo, para oferecer mais conforto e estabilidade conforme o piso ou a forma de condução selecionada. Tudo isso já adianta o que será visto no futuro SUV de produção da Audi, com muito disso já conhecido no Q7, vendido no Brasil.
Por dentro, quatro bancos individuais ressaltam o perfil esportivo do Q8. Por dentro, os comandos são todos feitos por toques em tela, seja entre os bancos ou no painel. Apagadas, as telas "somem" e se juntam ao acabamento em preto brilhante. Volante e alguns elementos lembram ou foram emprestados do Q7, indicando mais uma vez que ele é praticamente um carro pronto.
Por fora, o Q8 traz elementos do primeiro Audi quattro, feito nos anos 1980, como as lanternas ligadas por um filete preto, o logo nas portas traseiras e a coluna C. A grade dianteira é maior que a dos Audi em produção e os faróis trazem a tecnologia LED, assim como as lanternas.
O Q5, já apresentado com nova plataforma e mudanças visuais discretas, apareceu em sua versão esportiva, a SQ5. Ele continua com a mesma potência do anterior, 354 cv, mas troca o motor Supercharger por um turbo, V6 3.0 TFSI, com mais torque. A suspensão é 30 mm mais baixa que a da versão "normal" e tem função adaptativa, conforme o modo de condução selecionado. A tração é integral quattro e o câmbio é automático de 8 marchas.
O SQ5 ficou 14 kg mais leve, por conta da nova plataforma e da construção com materiais nobres. Seu visual também o identifica mais claramente como o esportivo da linha em relação ao anterior, bem mais discreto.
Fotos: divulgação
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