Trump questiona fábrica da Toyota no México, mas erra onde ela ficará
O presidente eleito usou o Twitter mais uma vez para criticar uma montadora
Donald Trump continua a disparar sua metralhadora contra as principais montadoras que atuam nos Estados Unidos. Depois de atingir a GM e a Ford com suas críticas, o presidente eleito agora atacou a Toyota. Poucas horas após a fabricante japonesa falar de sua nova fábrica no México para produzir o Corolla, o presidente eleito usou mais uma vez o Twitter para deixar a mensagem "Sem chance! Produza nos Estados Unidos ou pague todos os impostos de importação".
Toyota Motor said will build a new plant in Baja, Mexico, to build Corolla cars for U.S. NO WAY! Build plant in U.S. or pay big border tax.
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 5 de janeiro de 2017
Na verdade, esta fábrica será feita em Guanajuato, no centro do México, e já havia sido anunciada em abril de 2015 e terá capacidade para produzir 200.000 mil veículos por ano a partir de 2019. Dessa forma, a produção do Corolla seria transferida do Canadá para o México, embora o sedã continue a ser produzido também nos Estados Unidos, na planta do Mississippi.
Como a pedra fundamental deste investimento de US$ 1 bilhão havia sido colocada em novembro, a mensagem de Trump parece estar fora de foco. Questionada sobre a qual fábrica exatamente o presidente eleito se referia, a assessoria de Trump não soube responder.
Após a repercussão do comentário de Trump, a Toyota disse em comunicado que seus níveis de produção e emprego nos EUA não serão afetados com a construção de uma nova fábrica no México e se comprometeu a trabalhar em estreita colaboração com o novo presidente: "A Toyota espera colaborar com a gestão Trump para servir aos melhores interesses dos consumidores e da indústria automotiva", diz a nota.
Fotos: divulgação
Galeria: Toyota Corolla Special Edition EUA
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota Corolla Cross 2026 chega com nova multimídia e 10 anos de garantia
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Novo 2.0 turbo da Toyota pode ser um dos mais potentes do mundo
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Nova Toyota Hilux 2026: projeção revela como ficará a picape reestilizada
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Toyota foi a que mais produziu, vendeu, exportou e importou na Argentina