Audi promete carro autônomo inteligente até 2020
Grupo Volkswagen fecha parceria com a NVIDIA para desenvolver Inteligência artificial para seus carros
Mais uma das vertentes do novo plano estratégico da Volkswagen para 2025, a tecnologia de carros autônomos e inteligentes ganha mais um reforço de peso. A Audi anunciou nesta quinta-feira (5) a cooperação com a empresa NVIDIA, mostrando um carro conceito com aplicações de inteligência artificial e preparado para a condução autônoma, previsto para chegar às ruas até 2020.
O anúncio foi feito durante a Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, onde a marca premium afirmou que vai aplicar a tecnologia autônoma "nível 3" chamada de "Traffic Jam Pilot" e que pode ser empregada em situações de trânsito abaixo de 56 km/h, assumindo o controle total do veículo.
Johann Jungwirth, chefe da divisão digital do grupo Volkswagen, disse: "A Volkswagen está integrando tecnologias NVIDIA, como a Plataforma de Computação DRIVE AI Car, o NVIDIA Driveworks Software, bem como o NVIDIA DGX-1 AI Super Computer, para desenvolver um cockpit baseado em inteligência artificial para oferecer a melhor experiência de usuário do mundo".
Chamada de Al-Cockpit, a nova experiência de condução está sendo desenvolvida no Volkswagen Group Future Center California. O sistema vai promover a interação do usuário, com uma redução drástica de comandos, e é baseado em um assistente digital inteligente com auto-aprendizado, que antecipa as necessidades do usuário, com base na situação, contexto, localização e dados inteligentes adicionais.
Jungwirth completou: "Com o Future Center California, a Volkswagen está progredindo em direção a seu objetivo de ser um provedor líder de mobilidade sustentável até 2025. A inteligência artificial vai desempenhar um papel vital na forma como a empresa amplia rapidamente suas soluções digitais e de conectividade".
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Lendário motor VR6 da VW é aposentado após 34 anos
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
VW teria desistido de vender fábricas, segundo imprensa alemã
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Volkswagen considera transferir produção do Golf da Alemanha para o México