Grupo PSA começa estudo para conexão 5G
Para a Europa, a pesquisa quer melhorar a comunicação entre os carros e serviços
Em um futuro próximo, os carros conversarão entre si e com outros serviços, como postos de combustível e equipes de socorro. Para funcionar conforme a necessidade, o Grupo PSA (formado por Peugeot, Citroën e DS) fez uma parceria com a empresa de telefonia Ericsson e a operadora Orange.
Uma pistas de testes está coberta totalmente com a rede 5G de internet (uma evolução do 4G) e, por ela, rodam carros que já utilizam o software de comunicação para testar a amplitude deste sinal e a sua qualidade em diversas situações. Chamado de ITS (Intelligent Transport System), ele atuará comunicando veículos que vem logo atrás de, por exemplo, algum acidente ou problema na via e até mesmo a aproximação de uma ambulância, já alertando os demais motoristas para abrirem passagem.
Cada uma das empresas atua em sua área de inteligência. A Ericsson fornece as antenas e sistemas para a comunicação, enquanto a Orange colabora com a rede e software para os carros. O Grupo PSA analisa e coloca em prática as possíveis situações e necessidades para o ambiente de "vida real". Em 2017, os testes passarão para as ruas e estradas.
Foto: arquivo Motor1
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Peugeot 208: nova geração já está em andamento e poderá retomar versão GTi
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Flagra: novo Peugeot 3008 já roda em testes na Argentina
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Peugeot 208 2025 tem promoção com R$ 9.000 de desconto e taxa zero
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Peugeot Landtrek 2025 recebe motor da Rampage e adianta futuro da Titano