A Fiat acelera o passo para o lançamento mais esperado da marca nos últimos anos: o novo hatch que vai substituir o Punto e o Palio de uma só vez, até então chamado de X6H (código de projeto). Com estreia prevista para maio, o modelo já roda em testes com a carroceria definitiva coberta apenas pela camuflagem adesiva, como mostram estas fotos do jornalista Raimundo Couto, do jornal O Tempo, de Minas Gerais, gentilmente cedidas ao Motor1.
Segundo apuramos com fontes ligadas à Fiat, a gama do novo hatch será lançada toda de uma vez, já com três opções de motores e três de acabamento. A oferta de propulsores mostra a amplitude de mercado que a marca pretende atingir, pois ele terá desde o 1.0 (que o Punto não oferecia) até o 1.8 16V (que o Palio nunca teve).
Na base, a versão Attractive será oferecida com os novos motores Firefly 1.0 de 3 cilindros (77 cv) e 1.3 de 4 cilindros (109 cv), com câmbio manual ou automatizado Dualogic (este só no 1.3). Já o motor 1.8 E-TorQ (139 cv) equipará as versões Essence e Sporting, com câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis - mesmo conjunto da picape Toro. Há planos de um 1.3 16V turbo para um eventual substituto do Punto T-Jet, mas só mais adiante.
Sistema Stop-Start virá nos modelos 1.3 e 1.8, enquanto a direção elétrica Dual Drive (com tecla City para ficar 50% mais leve) será item padrão em todas as versões. O controle de estabilidade deverá ser opcional na 1.0 e 1.3, mas de série nas 1.8.
Conforme mostram as imagens do flagra, o porte do X6H está mais para Punto do que para Palio, com comprimento na casa dos quatro metros. O design terá elementos do Fiat Tipo europeu, como a grade frontal e as lanternas traseiras delgadas, que invadem a tampa do porta-malas. Na dianteira, o capô longo avança sobre a grade, como no Mobi. Já a porta traseira grande antevê bom acesso à cabine deste que promete ser o mais espaçoso dos compactos da Fiat até hoje - o Renault Sandero foi a meta neste aspecto.
O nome ainda é tratado como segredo de Estado. Manter Palio poderia ser bom comercialmente, mas não ficaremos surpreendidos se pintar uma nomenclatura inédita. Preços deverão partir dos R$ 45 mil.
No segundo semestre chega o sedã X6S, fabricado na Argentina, para o lugar do Linea e das versões mais caras do Grand Siena. E em 2018 será a vez da picape X6P, substituta da Strada.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Calmon: Híbrido básico flex da Fiat abre horizonte de crescimento firme
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
No Reino Unido, chinesas Omoda e BYD já vendem mais que Fiat