Pelo jeito, 2017 será o ano da guinada na estratégia das principais montadoras nos Estados Unidos. Nesta terça-feira (3), após criticar a GM pela importação do Cruze Hatch do México sem pagar impostos, o presidente eleito Donald Trump também foi o responsável direto por fazer a Ford anunciar o cancelamento de um investimento de US$ 1,6 bilhão no México.
O anúncio aconteceu após uma sequência de troca de farpas entre Trump e a industria automotiva de um modo geral. Mark Fields, CEO da Ford, detalhou que a empresa desistiu de investir US$ 1,6 bilhão na construção de uma nova fábrica no México.
Com a mudança, a Ford anunciou que vai investir a quantia de US$ 4,5 bilhões para lançar 13 carros elétricos nos próximos cinco anos. Deste total, US$ 700 milhões serão aplicados na ampliação da unidade Michigan. "Somos uma montadora global, mas nossa casa está bem aqui em Michigan”, completou Fields.
Em meados de 2015, a Ford disse pela primeira vez que a produção de carros compactos seria transferida de Michigan (EUA), onde são feitos os modelos Focus Hatch, Focus Sedan e C-Max híbrido, para a futura fábrica do México, que foi descartada. O modelo, no entanto, terá mesmo sua produção transferida para a planta de Hermosillo, que operaria em sua capacidade máxima com a mudança, mas sem necessidade de ampliações. A fábrica de Wayne, no Michigan, será destinada a picapes, que vendem mais e dão mais lucros no mercado americano. Lá, como aqui, hatchbacks médios andam com vendas em baixa.
Texto atualizado às 17h30 do dia 04/01/2017
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Novo Ford Equator: irmão maior do Territory ganha versão híbrida de 367 cv