Pode parecer loucura, mas 2025 já é uma realidade dentro das montadoras. Credite isso aos longos ciclos de produto e de planejamento da indústria automotiva. Todos os esforços de pesquisa estão de olho em um futuro de médio prazo que deverá mudar - e muito - a forma como vemos os automóveis.
Um relatório da consultoria KMPG, que entrevistou mais de mil executivos de empresas do setor automotivo, mostra quais caminhos estão sendo seguidos. E, para 53% deles, a primeira grande mudança será o fim dos motores diesel. Isso vem após os recentes escândalos sobre manipulação de resultados, a declaração de que diesel é cancerígeno e as emissões de poluentes por diversas fabricantes, além do questionamento sobre o peso deste combustível na poluição do mundo. Para 2025, algumas cidades já divulgaram a proibição de circulação dos veículos que usam este combustível, como Madri e Paris.
Os executivos acreditam cada vez mais no sucesso do carro elétrico. A grande dúvida está em se eles serão movidos por baterias carregadas externamente, que exigem pontos de recarga e melhorias nas redes de distribuição das cidades, além de mais tempo para uma carga completa, ou se usarão extensores de autonomia, com pilhas de hidrogênio, que dispensam a tomada.
O compartilhamento de automóveis é outro ponto importante para as empresas do setor. Os elétricos vêm ao encontro disso, principalmente na mobilidade urbana, e projetos como o MOIA, da Volkswagen, e Maven, da Chevrolet, já são o futuro no presente. Completando os planos, a conectividade é outro pilar de pesquisas, principalmente porque, segundo os executivos, ela será mais importante para o entretenimento e informação dos ocupantes dos veículos quando eles não estiverem conduzindo o veículo.
Foto: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida