Para não perder o costume, Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos, criou uma nova polêmica na manhã desta terça-feira (3). Em um tweet, o novo Chefe de Estado apontou o dedo na cara da General Motors, afirmando que a marca está importando o Cruze Hatch do México e cruzando a fronteira sem pagar impostos.
General Motors is sending Mexican made model of Chevy Cruze to U.S. car dealers-tax free across border. Make in U.S.A.or pay big border tax!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 3 de janeiro de 2017
A GM rapidamente respondeu com uma declaração, embora tenha deixado de fora alguns detalhes importantes: "Todos os Chevrolet Cruze sedã vendidos nos EUA vêm da linha de montagem da GM em Lordstown, Ohio. No entanto, a GM fabrica o Chevrolet Cruze Hatch para os mercados globais no México, com um pequeno número de unidades vendidas nos EUA".
O Chevrolet Cruze teve 171.552 unidades emplacadas nos Estados Unidos de janeiro a novembro de 2016. No mesmo período, a montadora vendeu menos de 5 mil hatchbacks no país, disse o porta-voz da GM, Pat Morrissey ao Motor1. Isso quer dizer que o presidente eleito está reclamando de um modelo que responde por menos de três por cento das vendas do Cruze no país...
Além disso, o tweet de Trump é confuso porque a CEO da GM, Mary Barra, é uma das nomeadas para o comitê estratégico do Fórum de Política para economia e emprego. Este grupo será responsável por "compartilhar sua experiência e conhecimentos específicos, enquanto o Presidente implementa seu plano para gerar empregos". Iniciar essa cooperação atacando a empresa de um dos delegados parece uma péssima ideia.
Não custa lembrar que o presidente eleito tem tido um relacionamento bastante frio com a indústria automobilística desde que começou sua corrida para a Casa Branca. Como exemplo, podemos citar as ameaças de taxar a Ford por conta dos carros produzidos no México e vendidos nos EUA. Para isso, ele ameça colocar o tratado do NAFTA por água abaixo.
Fonte/Fotos: Motor1
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Primeiras impressões: nova Mitsubishi Triton cumpre proposta todo terreno?
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida