A segunda geração do Audi A1 ainda está distante. Ela só começaria a ser fabricada em 2018, como modelo 2019, mas terá bastante a ver com a dos VW Polo e Gol, com o Skoda Fabia e com o Seat Ibiza. Sob todos eles estará a menor variação da plataforma modular MQB, a MQB A0. O código A0 era usado pela Volkswagen para designar todas as plataformas compactas anteriores, como PQ24, PQ25 etc.
A data de lançamento só em 2018 é um mistério. Especialmente porque Polo e companhia devem ser mostrados este ano (provavelmente em março, no Salão de Genebra) e porque o A1 atual, de 2010, já dá sinais de cansaço. Nossa aposta é em uma apresentação, como conceito ou promessa de produção, no Salão de Frankfurt deste ano, em setembro, e início das vendas no ano que vem.
Pelo que as fotos de segredo revelam, o novo A1 seguirá a atual linha "evolucionária" de design da Audi, com mudanças sutis. Espera-se que o A1 cresça em entre-eixos, ficando acima dos 2,50 m. Note os vincos sobre os para-lamas dianteiro e traseiro. Isso deve dar a ele uma aparência sutilmente mais musculosa, assim como a coluna C bem mais grossa e sem vidro. A tampa traseira terá um corte reto e as lanternas serão parecidas com as do A4, mais horizontais e finas. Os retrovisores também são diferentes, voltando à base da coluna A. Os do A1 atual são fixados na porta.
Os faróis serão bem trapezoidais, com um capô mais baixo e aparentemente mais longo, sob o qual estarão motores como o 1.0 TSI e outras opções de 3 e 4 cilindros, a gasolina ou diesel. Espera-se pela versão S1, mas uma eventual RS1 será bem mais difícil. Já versões híbrida e totalmente elétrica são, mais do que esperadas, bem prováveis e de acordo com a nova estratégia de eletrificação do grupo Volkswagen.
Com o crescimento do A1, a Audi ganha espaço para um A0, ou um modelo compacto baseado no up! e na plataforma NSF. Provavelmente elétrico e destinado a quem não precisa de muito espaço, mas não quer abrir mão da marca das argolas.
Fotos: Automedia
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida