Hyundai deixa de faturar com portfólio composto por poucos SUVs
Marca aperta o cinto para implementar estratégia de lançar novos utilitários
A Hyundai deve iniciar o ano de 2017 colocando em prática uma nova estratégia comercial. O objetivo é se alinhar às novas tendências de mercado. Conforme relata a agência de notícias Reuters, a gigante sul-coreana apertará o cinco com o objetivo de direcionar gastos para áreas consideradas prioritárias, como os segmentos de SUVs, veículos comerciais e picapes.
Com base nessa nova diretriz, a Hyundai reduzirá viagens de executivos para o exterior (apostará em videoconferências, bem mais baratas) e diminuirá gastos com iluminação e impressão, além de cortar o salário dos principais dirigentes em 10%. "Nossa meta é implementar um plano de longo prazo. Por enquanto, estamos tentando economizar cada centavo", disse um porta-voz.
Atualmente, a maior preocupação da marca diz respeito ao mercado de utilitários. Nas palavras da própria empresa, há um "desajuste entre a tendência do mercado e nossa linha de produtos", especialmente no segmento de SUVs. Com um portfólio composto basicamente por sedãs e modelos compactos, a companhia está perdendo o boom das vendas de crossovers e deixando de ganhar dinheiro.
No mercado norte-americano, há marcas que têm 50% de seus emplacamentos concentrados no mercado de SUVs. No caso da Hyundai, que tem apenas o Tucson e o Santa Fe à venda por lá, esses índice só chega a 28%.
Recentemente chegou ao mercado o Creta, mas com atuação específica em países emergentes. Falta, portanto, um SUV para brigar com Jeep Renegade, Honda HR-V e Mazda CX-3, nos EUA, e com Toyota C-HR, Renault Captur e tantos outros em mercados da Europa. Além disso, não há uma linha forte de veículos comerciais (no Brasil, por exemplo, existe apenas o caminhão HR) ou representação no segmento de picapes, considerado um dos mais promissores do momento.
Com base na nova estratégia, a Hyundai espera corrigir estas falhas e adequar o portfólio à nova realidade do mercado. Os primeiros sinais de mudança já foram dados: vide as picapes Santa Cruz e Creta STC Concept, além dos novos SUVs que circulam em testes.
Fotos: divulgação
Galeria: Hyundai SUVs e picapes
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Os SUVs mais rápidos do mundo em 2025
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Novo Hyundai Creta ganha versão elétrica com até 473 km de autonomia
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Novo Hyundai Palisade 2026 agrada e já acumula mais de 30.000 pedidos
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Novo Hyundai Palisade tem os maiores piscas que vimos num carro