Inaugurada na semana passada com a briga dos Jeep Renegade e Compass, a nova seção "Briga em casa" agora coloca frente à frente dois modelos da linha Nissan. Em uma disputa nem sempre considerada pelos consumidores, colocamos o conhecido Sentra 2.0 S, que custa R$ 79.990, contra o novato Kicks SV, com preço de R$ 84.900. O primeiro foi reestilizado há pouco tempo, enquanto que o SUV compacto é a grande novidade global da marca.
Embora os SUVs estejam na moda, há quem prefira os sedãs médios, clássicos, espaçosos e com motores de maior capacidade.
O espaço declarado pela Nissan para o Kicks, de 432 litros, está num bom patamar para um SUV compacto, mas os 503 litros do Sentra podem fazer a diferença para famílias maiores, principalmente em viagens.
Um dos principais atrativos do sedã médio é o espaço interno, principalmente para quem vai no banco traseiro, virtude que o coloca acima da média dos rivais nesse quesito.
Sem pretensão esportiva, o Sentra tem tocada suave e agradável. O ajuste macio da suspensão aliado à direção elétrica, bem leve, tornam a condução bastante confortável na cidade, em que pese a falta de "feeling" na estrada. Outro ponto positivo é o baixo nível de ruído na cabine.
Um dos fatores criticados no Kicks é justamente a falta de uma versão com o motor 2.0 do Sentra, que daria mais fôlego ao SUV e ampliaria seu leque de consumidores - como o Hyundai Creta, que possui versões 1.6 e 2.0. Se bem que, na prática, o menor porte e o peso mais leve do Kicks o deixam com desempenho muito próximo ao do Sentra, como mostra a tabela de testes ao final da reportagem.
Projeto global e recente, o Kicks já carrega o novo DNA visual da Nissan, com linhas mais ousadas e atraentes. Agrada pela combinação das formas e não passa despercebido pelas ruas, ao passo que o sedã, mesmo reestilizado, tem proposta mais conservadora. O SUV pode ter ainda o teto em cor diferente da carroceria.
.
Cerca de 30 cm mais curto que o Sentra, o Kicks pode fazer a diferença em uma vaga mais apertada ou em manobras em meio ao tráfego das grandes cidades. Além disso, a posição elevada de dirigir garante visão privilegiada do trânsito.
Outra novidade que o Kicks trouxe à marca é a possibilidade de personalização. Não se restringindo ao teto colorido, que tem sido sucesso absoluto entre os compradores, o SUV ainda pode receber diferentes combinações de cores no painel e tons diferentes no acabamento interno.
Mesmo nesta versão de entrada, o Sentra não decepciona e traz itens como acendimento automático dos faróis, retrovisor interno fotocrômico e sensor de estacionamento. Todavia, o Kicks contra-ataca com assistente de partida em rampas, central multimídia multifunções com tela de 7", câmera traseira e itens como controle dinâmico em curvas, de freio motor e estabilizador ativo da carroceria.
O motor 1.6 e o fato de ser um carro mais leve que o Sentra deixam o Kicks em vantagem quando o assunto é economia de combustível. Ele foi melhor que o sedã nas duas medições de consumo, principalmente na cidade.
Bem conhecido no mercado, o Sentra representa um público mais conversador e que prefere um motor maior, mais espaço e nível de conforto superior, na mesma faixa de preço de carros menores. Já o Kicks é a nova cara da Nissan, trazendo maior apelo emocional e mais equipamentos - tanto é que já se tornou o carro mais vendido da marca por aqui.
Ambos empatam nos quesitos desempenho, qualidade de construção e acabamento interno. É uma escolha difícil, mas vale lembrar que o Sentra, de maior porte, custa cerca de R$ 5 mil a menos, embora não traga a central multimídia e os sistemas auxiliares de segurança do SUV, além não ter o apelo novidade.
Nissan Sentra 2.0 S CVT | Nissan Kicks 1.6 16V CVT | |
MOTOR | dianteiro, transversal, 16 válvulas, CVVTCS, bicombustível, 4 cilindros, 1.997 cm³ | dianteiro, transversal, 16 válvulas, CVVTCS, bicombustível, 4 cilindros, 1.598 cm³ |
POTÊNCIA/TORQUE | 140 cv a 5.100 rpm (etanol/gasolina); 20 kgfm a 4.800 rpm (etanol/gasolina) | 114 cv a 5.600 rpm (etanol/gasolina); 15,5 kgfm a 4.000 rpm (etanol/gasolina) |
TRANSMISSÃO | automática XTRONIC CVT com função "Sport" | automática XTRONIC CVT com função "Sport" |
SUSPENSÃO | dianteira: independente tipo McPherson com barra estabilizadora; traseira: eixo de torção com barra estabilizadora e molas helicoidais | dianteira: independente tipo McPherson com barra estabilizadora; traseira: eixo de torção |
RODAS E PNEUS | Liga leve de 16" 205/55 R16 | Liga leve de 17" 205/55 R17 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS e EBD | discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e EBD |
PESO | 1.327 kg em ordem de marcha | 1.133 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 4.636 mm, largura 1.761 mm, altura 1.504 mm, entre-eixos 2.700 mm | comprimento 4.295 mm, largura 1.760 mm, altura 1.590 mm, entre-eixos 2.620 mm |
PORTA-MALAS | 503 litros | 432 litros |
PREÇO | R$ 79.990 | R$ 84.900 |
Nissan Sentra S 2.0 CVT | Nissan Kicks 1.6 16V CVT | |
Aceleração | ||
0 a 60 km/h | 5,3 s | 5,2 s |
0 a 80 km/h | 7,9 s | 8,0 s |
0 a 100 km/h | 11,5 s | 11,6 s |
Retomada | ||
40 a 100 km/h em D | 9,1 s | 8,8 s |
80 a 120 km/h em D | 8,7 s | 9,1 s |
Frenagem | ||
100 km/h a 0 | 40,1 m | 41,9 m |
80 km/h a 0 | 26,2 m | 26,1 m |
60 km/h a 0 | 14,3 m | 14,2 m |
Consumo | ||
Ciclo cidade | 7,0 km/l | 7,8 km/l |
Ciclo estrada | 10,5 km/l | 11,0 km/l |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Nissan Sentra Advance 2025: chega de SUV, por favor
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Nissan Sentra 2025 sobe de preço dois meses após lançamento
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Semana Motor1.com: BYD vai pra cima do Corolla, picape da VW e mais