Inaugurada na semana passada com a briga dos Jeep Renegade e Compass, a nova seção "Briga em casa" agora coloca frente à frente dois modelos da linha Nissan. Em uma disputa nem sempre considerada pelos consumidores, colocamos o conhecido Sentra 2.0 S, que custa R$ 79.990, contra o novato Kicks SV, com preço de R$ 84.900. O primeiro foi reestilizado há pouco tempo, enquanto que o SUV compacto é a grande novidade global da marca.
Embora os SUVs estejam na moda, há quem prefira os sedãs médios, clássicos, espaçosos e com motores de maior capacidade.
O espaço declarado pela Nissan para o Kicks, de 432 litros, está num bom patamar para um SUV compacto, mas os 503 litros do Sentra podem fazer a diferença para famílias maiores, principalmente em viagens.
Um dos principais atrativos do sedã médio é o espaço interno, principalmente para quem vai no banco traseiro, virtude que o coloca acima da média dos rivais nesse quesito.
Sem pretensão esportiva, o Sentra tem tocada suave e agradável. O ajuste macio da suspensão aliado à direção elétrica, bem leve, tornam a condução bastante confortável na cidade, em que pese a falta de "feeling" na estrada. Outro ponto positivo é o baixo nível de ruído na cabine.
Um dos fatores criticados no Kicks é justamente a falta de uma versão com o motor 2.0 do Sentra, que daria mais fôlego ao SUV e ampliaria seu leque de consumidores - como o Hyundai Creta, que possui versões 1.6 e 2.0. Se bem que, na prática, o menor porte e o peso mais leve do Kicks o deixam com desempenho muito próximo ao do Sentra, como mostra a tabela de testes ao final da reportagem.
Projeto global e recente, o Kicks já carrega o novo DNA visual da Nissan, com linhas mais ousadas e atraentes. Agrada pela combinação das formas e não passa despercebido pelas ruas, ao passo que o sedã, mesmo reestilizado, tem proposta mais conservadora. O SUV pode ter ainda o teto em cor diferente da carroceria.
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Cerca de 30 cm mais curto que o Sentra, o Kicks pode fazer a diferença em uma vaga mais apertada ou em manobras em meio ao tráfego das grandes cidades. Além disso, a posição elevada de dirigir garante visão privilegiada do trânsito.
Outra novidade que o Kicks trouxe à marca é a possibilidade de personalização. Não se restringindo ao teto colorido, que tem sido sucesso absoluto entre os compradores, o SUV ainda pode receber diferentes combinações de cores no painel e tons diferentes no acabamento interno.
Mesmo nesta versão de entrada, o Sentra não decepciona e traz itens como acendimento automático dos faróis, retrovisor interno fotocrômico e sensor de estacionamento. Todavia, o Kicks contra-ataca com assistente de partida em rampas, central multimídia multifunções com tela de 7", câmera traseira e itens como controle dinâmico em curvas, de freio motor e estabilizador ativo da carroceria.
O motor 1.6 e o fato de ser um carro mais leve que o Sentra deixam o Kicks em vantagem quando o assunto é economia de combustível. Ele foi melhor que o sedã nas duas medições de consumo, principalmente na cidade.
Bem conhecido no mercado, o Sentra representa um público mais conversador e que prefere um motor maior, mais espaço e nível de conforto superior, na mesma faixa de preço de carros menores. Já o Kicks é a nova cara da Nissan, trazendo maior apelo emocional e mais equipamentos - tanto é que já se tornou o carro mais vendido da marca por aqui.
Ambos empatam nos quesitos desempenho, qualidade de construção e acabamento interno. É uma escolha difícil, mas vale lembrar que o Sentra, de maior porte, custa cerca de R$ 5 mil a menos, embora não traga a central multimídia e os sistemas auxiliares de segurança do SUV, além não ter o apelo novidade.
Nissan Sentra 2.0 S CVT | Nissan Kicks 1.6 16V CVT | |
MOTOR | dianteiro, transversal, 16 válvulas, CVVTCS, bicombustível, 4 cilindros, 1.997 cm³ | dianteiro, transversal, 16 válvulas, CVVTCS, bicombustível, 4 cilindros, 1.598 cm³ |
POTÊNCIA/TORQUE | 140 cv a 5.100 rpm (etanol/gasolina); 20 kgfm a 4.800 rpm (etanol/gasolina) | 114 cv a 5.600 rpm (etanol/gasolina); 15,5 kgfm a 4.000 rpm (etanol/gasolina) |
TRANSMISSÃO | automática XTRONIC CVT com função "Sport" | automática XTRONIC CVT com função "Sport" |
SUSPENSÃO | dianteira: independente tipo McPherson com barra estabilizadora; traseira: eixo de torção com barra estabilizadora e molas helicoidais | dianteira: independente tipo McPherson com barra estabilizadora; traseira: eixo de torção |
RODAS E PNEUS | Liga leve de 16" 205/55 R16 | Liga leve de 17" 205/55 R17 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS e EBD | discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e EBD |
PESO | 1.327 kg em ordem de marcha | 1.133 kg em ordem de marcha |
DIMENSÕES | comprimento 4.636 mm, largura 1.761 mm, altura 1.504 mm, entre-eixos 2.700 mm | comprimento 4.295 mm, largura 1.760 mm, altura 1.590 mm, entre-eixos 2.620 mm |
PORTA-MALAS | 503 litros | 432 litros |
PREÇO | R$ 79.990 | R$ 84.900 |
Nissan Sentra S 2.0 CVT | Nissan Kicks 1.6 16V CVT | |
Aceleração | ||
0 a 60 km/h | 5,3 s | 5,2 s |
0 a 80 km/h | 7,9 s | 8,0 s |
0 a 100 km/h | 11,5 s | 11,6 s |
Retomada | ||
40 a 100 km/h em D | 9,1 s | 8,8 s |
80 a 120 km/h em D | 8,7 s | 9,1 s |
Frenagem | ||
100 km/h a 0 | 40,1 m | 41,9 m |
80 km/h a 0 | 26,2 m | 26,1 m |
60 km/h a 0 | 14,3 m | 14,2 m |
Consumo | ||
Ciclo cidade | 7,0 km/l | 7,8 km/l |
Ciclo estrada | 10,5 km/l | 11,0 km/l |
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