No especial de mercado anterior (“O que os brasileiros estão comprando”), destacamos segmentos que têm sofrido com a retração do mercado brasileiro. Veículos mais baratos, normalmente suscetíveis às restrições de crédito impostas em momentos de crise, têm sido os mais afetados. Mas, e entre os modelos (muito) caros? A situação é um pouco diferente... Dos 10 mais vendidos até o mês passado, nada menos do que 8 – incluindo os 5 primeiros colocados – foram SUVs/crossovers.
Apenas uma picape e um esportivo apareceram como intrusos diante deste domínio avassalador. Surpreendentemente, nenhum sedã foi capaz de seduzir consumidores suficientes para figurar entre os líderes. Modelo mais bem colocado da categoria, o Mercedes Classe E foi apenas o 12º, com 219 unidades. Confira agora o top 10 na preferência de (ricos) brasileiros que se dispuseram a pagar mais de R$ 250 mil por um carro zero km entre janeiro e novembro.
A variante esportiva do top de linha da Land Rover imperou entre os brasileiros de maior poder aquisitivo nos 11 primeiros meses do ano. Embora perdendo mais de 1/3 de seus compradores em relação ao mesmo período de 2015, o Range Rover Sport assegurou quase 100 unidades de vantagem em relação ao segundo colocado.
Em 2016: 648
Em 2015: 1.013
Variação: - 36,03%
Atrás apenas do X1 nas vendas de SUVs/crossovers da BMW no país, o agora nacional X4 conquistou a preferência de 637 consumidores, o que rendeu uma média mensal de quase 60 unidades – número, no entanto, 27% inferior ao do ano passado.
Em 2016: 637
Em 2015: 872
Variação: -26,95%
Nova nomenclatura, vendas em alta: o GLE, substituto da linha ML, emplacou quase 600 unidades e foi o único modelo do top 5 a crescer em relação ao ano passado (+22%). A versão coupé, grande rival do BMW X6, contribuiu decisivamente para o bom resultado que garantiu ao Mercedes a presença no pódio.
Em 2016: 596
Em 2015: 488
Variação: +22,13%
Mesmo perdendo quase 42% de suas vendas em um ano, o X5 ultrapassou as 500 unidades emplacadas e garantiu a quarta posição, superando um tradicionalmente forte rival britânico.
Em 2016: 510
Em 2015: 876
Variação: -41,78%
Em seu último ano de mercado com a carroceria atual – a nova geração está chegando ao mercado nacional no primeiro semestre de 2017 -, o Discovery 4 recuou quase 54%. Ainda assim, foram quase 500 consumidores conquistados pela imagem de sofisticação e robustez do modelo.
Em 2016: 472
Em 2015: 1.018
Variação: -53,63%
Eis a grande surpresa da lista. Maior picape à venda no mercado nacional, a norte-americana RAM 2500 quintuplicou as vendas do ano anterior, mesmo custando R$ 260 mil – valor suficiente, por exemplo, para levar para casa uma Toyota Hilux SR Diesel automática (R$ 153.850), uma Fiat Toro Freedom 2.4 (R$ 98.730) e ainda ficar com um bom troco para pagar as principais taxas.
Em 2016: 428
Em 2015: 83
Variação: +415,66%
Único esportivo do ranking, o icônico norte-americano, agora em nova geração, avançou 8% sobre o ano passado e superou a barreira das 400 unidades. Continua favorito para manter a liderança do segmento em 2017, mesmo custando cerca de R$ 100 mil a mais do que nos seus primeiros meses de mercado no Brasil.
Em 2016: 418
Em 2015: 387 V
ariação: +8,01%
Uma verdadeira revolução sueca. De modelo apagado na geração anterior, o novo XC90 passou a ser um dos principais objetos de desejo entre os SUVs mais sofisticados. Resultado prático: vendas mais do que triplicadas nos últimos 12 meses e um outrora impensado lugar no top 10.
Em 2016: 399
Em 2015: 127
Variação: +214,17%
Modelo que inaugurou a onda dos chamados “SUVs coupés” entre as marcas de luxo, o veterano X6 ainda mantêm charme suficiente para fazer com que quase 400 consumidores se disponham a pagar mais de R$ 400 mil por uma unidade. Mas a queda de quase 30% sobre 2015 mostra que a concorrência está cada vez mais forte.
Em 2016: 376
Em 2015: 529
Variação: -28,92%
Primeiro SUV da história da Porsche, o Cayenne foi o campeão de vendas da marca no período. E com um detalhe: as 305 unidades representaram uma evolução de quase 41% no período, mesmo com a chegada do irmão menor Macan. Nada mal diante de um mercado em retração superior a 20% e para um carro que pode custar mais de R$ 900 mil.
Em 2016: 305
Em 2015: 217
Variação: +40,55%
POS. | MODELO | CATEGORIA | TOTAL 2016 | TOTAL 2015 | % VARIAÇÃO 16/15 |
1º | RANGE ROVER SPORT | SUVS/CROSSOVERS PREMIUM II | 648 | 1013 | -36,03% |
2º | BMW X4 | SUVS/CROSSOVERS PREMIUM I | 637 | 872 | -26,95% |
3º | MERCEDES-BENZ ML / GLE | SUVS/CROSSOVERS PREMIUM II | 596 | 488 | 22,13% |
4º | BMW X5 | SUVS/CROSSOVERS PREMIUM II | 510 | 876 | -41,78% |
5º | LAND ROVER DISCOVERY 4 | SUVS/CROSSOVERS PREMIUM II | 472 | 1018 | -53,63% |
6º | RAM 2500 | PICAPES GRANDES | 428 | 83 | 415,66% |
7º | CHEVROLET CAMARO | ESPORTIVOS | 418 | 387 | 8,01% |
8º | VOLVO XC90 | SUVS/CROSSOVERS PREMIUM II | 399 | 127 | 214,17% |
9º | BMW X6 | SUVS/CROSSOVERS PREMIUM II | 376 | 529 | -28,92% |
10º | PORSCHE CAYENNE | SUVS/CROSSOVERS PREMIUM II | 305 | 217 | 40,55% |
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