João Doria, prefeito eleito de São Paulo que assume o cargo no dia 1º de janeiro de 2017, oficializou os novos limites de velocidades para as marginais Tietê e Pinheiros. Uma de suas promessas de campanha mais fortes, já tem até data para começar a vigorar: 25 de janeiro.
Para veículos leves, a velocidade nas pistas expressas volta aos anteriores 90 km/h em toda a sua extensão. Nas centrais da Tietê, vai aos 70 km/h e as locais para ambas terão dois limites: 50 km/h na faixa da direita, próxima das vias de acesso e calçadas e faixas de ônibus, e 60 km/h nas demais faixas.
Para os pesados, as regras são as seguintes: 60 km/h nas pistas expressas e central da Tietê e 50 km/h em todas as faixas das locais.
Junto, o prefeito eleito apresentou um plano de melhorias para as Marginais, as mais importantes vias de São Paulo. Batizado de "Marginal Segura", o programa reforçará a sinalização, pontos de atendimento da CET e a fiscalização. Há ações focando no acesso ao pedestre e deficientes, principalmente em proximidade de estações da CPTM e Metrô.
Ainda não há planos de mudança nas velocidades em outras vias de São Paulo. A redução foi um dos assuntos mais polêmicos da gestão do, até então prefeito, Fernando Haddad.
Fotos: Motor1
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Eletroescola? Projeto de lei prevê aulas de direção com carros elétricos
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Governo federal pode ser obrigado a abastecer carros oficiais com etanol
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
China quer instalar uma fábrica de automóveis na Argentina
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
EUA: plano do governo para barrar chinesas poderá afetar Ford e GM