A Toyota anuncia nesta semana o peruano Rafael Chang como novo presidente da empresa no Brasil. Presente nos quadros da montadora desde 1994, o executivo assume o posto a partir do dia 2 de janeiro do ano que vem, substituindo Koji Kondo, que volta ao Japão após anos à frente da operação brasileira.
Formado em Engenharia Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Peru, Chang acumula mais de 20 anos de experiências na Toyota. Já atuou nas áreas de vendas e marketing da Toyota Peru até 2011 e posteriormente assumiu a área de Marketing e Vendas no Japão. Antes de ser indicado para o Brasil, foi presidente da Toyota Venezuela por dois anos.
A expectativa é que Chang dê continuidade ao trabalho iniciado por Kondo, especialmente no tocante à participação da Toyota no mercado. Sob o comando do atual presidente, a divisão brasileira inaugurou a fábrica de motores de Porto Feliz (SP), ampliou a unidade de São Bernardo do Campo (SP) e viu a participação de mercado subir de 4,3% em 2014 para 8,8% em 2015.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
À espera do Toyota Yaris Cross, Sedan deixará de ser produzido em novembro
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Projeção: um 'Toyota Jimny' poderia levar os fãs de 4x4 à loucura
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida