Especial mercado - O que os brasileiros estão comprando
Num cenário de retração, quem perdeu menos espaço?
O mercado brasileiro vive um momento de retração, com o acumulado de veículos novos até novembro (1.787.362) em queda de quase 21% sobre o mesmo período de 2015.
Neste cenário, com todos os segmentos em baixa, quem perdeu menos? E quem está em “maus lençóis”? Confira agora a situação de alguns deles nos onze primeiros meses de 2016.
SUVs/crossovers
Qualquer brasileiro minimamente informado sobre o que acontece em nosso mercado sabe bem: o momento é dos SUVs/crossovers. Todas as grandes montadoras já têm ou estão prestes a lançar modelos no segmento mais promissor da atualidade.
Entre janeiro e novembro, os consumidores compraram 265.931 unidades, o que representa 14,9% de tudo o que as marcas venderam no período (1.787.362). Num cenário em que o mercado registrou retração de quase 21% sobre 2015, os SUVs/crossovers perderam apenas 4,33%.
A Honda, por exemplo, viu o HR-V assumir a liderança de vendas na marca no país em pouco menos de dois anos. Lançado no 1º trimestre do ano passado, o modelo já emplacou 102.601 unidades desde então, pouco menos do que as 116.854 unidades somadas do Fit (67.677) e do Civic (49.177), seus outros dois modelos mais importantes por aqui.
Com fábrica inaugurada em Goiana (PE), a Jeep conquistou uma participação de mercado jamais imaginada antes do lançamento do Renegade, no primeiro semestre de 2015. Com 86.777 unidades, o modelo deixou claro para a marca norte-americana o potencial do segmento no país.
O mais recente resultado desta ofensiva da Jeep veio com o lançamento do Compass. Já em seu primeiro mês de mercado – começou a ser vendido no último dia 5 de novembro -, o modelo emplacou 2.539 unidades e, de cara, já passou a figurar entre os 20 mais vendidos no ranking geral.
Até mesmo a Peugeot, que não vive um bom momento comercial no país, viu o 2008 se transformar em seu campeão de vendas neste ano, com 9.607 unidades – alta de quase 80% na comparação com os onze primeiros meses do ano passado.
SUVs / Crossovers |
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POS. |
MODELO |
CATEGORIA |
2016 |
2015 |
% Variação |
1º |
HONDA HR-V |
CLASSE I |
51446 |
44618 |
15,30% |
2º |
JEEP RENEGADE |
CLASSE I |
47590 |
32232 |
47,65% |
3º |
FORD ECOSPORT |
CLASSE I |
25839 |
31427 |
-17,78% |
4º |
RENAULT DUSTER |
CLASSE I |
22931 |
31464 |
-27,12% |
5º |
HYUNDAI TUCSON |
CLASSE I |
11035 |
10280 |
7,34% |
6º |
TOYOTA HILUX SW4 |
CLASSE III |
10502 |
8255 |
27,22% |
7º |
HYUNDAI IX35 |
CLASSE II |
9734 |
13583 |
-28,34% |
8º |
PEUGEOT 2008 |
CLASSE I |
9607 |
5368 |
78,97% |
9º |
NISSAN KICKS |
CLASSE I |
8056 |
0 |
- |
10º |
CHEVROLET TRACKER |
CLASSE I |
7758 |
9568 |
-18,92% |
11º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
CLASSE II |
4427 |
7408 |
-40,24% |
12º |
MITSUBISHI ASX |
CLASSE II |
4373 |
9017 |
-51,50% |
13º |
KIA SPORTAGE |
CLASSE II |
4001 |
6126 |
-34,69% |
14º |
AUDI Q3 / RSQ3 |
CLASSE I PREMIUM |
3767 |
5323 |
-29,23% |
15º |
LAND ROVER DISCOVERY SPORT |
CLASSE I PREMIUM |
3117 |
2016 |
54,61% |
16º |
BMW X1 |
CLASSE I PREMIUM |
3090 |
2582 |
19,67% |
17º |
MERCEDES-BENZ GLA |
CLASSE I PREMIUM |
2937 |
4261 |
-31,07% |
18º |
JEEP COMPASS |
CLASSE II |
2891 |
260 |
1011,92% |
19º |
MITSUBISHI PAJERO |
CLASSE III |
2361 |
4875 |
-51,57% |
20º |
VOLVO XC60 |
CLASSE I PREMIUM |
1915 |
2331 |
-17,85% |
21º |
LIFAN X60 |
CLASSE I |
1860 |
2730 |
-31,87% |
22º |
LAND ROVER EVOQUE |
CLASSE I PREMIUM |
1800 |
3669 |
-50,94% |
23º |
HONDA CR-V |
CLASSE II |
1783 |
1701 |
4,82% |
24º |
CHEVROLET TRAIL BLAZER |
CLASSE III |
1531 |
1618 |
-5,38% |
25º |
SUZUKI JIMNY |
CLASSE I |
1365 |
2056 |
-33,61% |
26º |
TROLLER T4 |
CLASSE I |
1300 |
1869 |
-30,44% |
27º |
HYUNDAI SANTA FE |
CLASSE III |
1156 |
2437 |
-52,56% |
28º |
CHEVROLET CAPTIVA |
CLASSE II |
1076 |
1145 |
-6,03% |
29º |
TOYOTA RAV4 |
CLASSE II |
1046 |
4884 |
-78,58% |
30º |
VW TIGUAN |
CLASSE I PREMIUM |
922 |
1755 |
-47,46% |
31º |
SUZUKI S-CROSS |
CLASSE I |
906 |
595 |
52,27% |
32º |
SUZUKI GVITARA |
CLASSE II |
759 |
1953 |
-61,14% |
33º |
JAC T5 |
CLASSE I |
747 |
0 |
- |
34º |
KIA SORENTO |
CLASSE III |
724 |
1817 |
-60,15% |
35º |
LAND ROVER RANGE ROVER |
CLASSE II PREMIUM |
721 |
1000 |
-27,90% |
36º |
DODGE JOURNEY |
CLASSE II |
662 |
1801 |
-63,24% |
37º |
SUBARU FORESTER |
CLASSE II |
653 |
1052 |
-37,93% |
38º |
FIAT FREEMONT |
CLASSE II |
651 |
1365 |
-52,31% |
39º |
BMW X4 |
CLASSE I PREMIUM |
637 |
773 |
-17,59% |
40º |
MERCEDES-BENZ GLE |
CLASSE II PREMIUM |
588 |
0 |
- |
41º |
MERCEDES-BENZ GLC |
CLASSE I PREMIUM |
530 |
0 |
- |
42º |
BMW X5 |
CLASSE II PREMIUM |
508 |
759 |
-33,07% |
43º |
BMW X3 |
CLASSE I PREMIUM |
481 |
658 |
-26,90% |
44º |
LAND ROVER DISCOVERY 4 |
CLASSE II PREMIUM |
472 |
978 |
-51,74% |
45º |
JAC T6 |
CLASSE II |
422 |
996 |
-57,63% |
46º |
JEEP GRAND CHEROKEE |
CLASSE III |
419 |
1690 |
-75,21% |
47º |
VOLVO XC90 |
CLASSE II PREMIUM |
399 |
104 |
283,65% |
48º |
BMW X6 |
CLASSE II PREMIUM |
376 |
440 |
-14,55% |
49º |
AUDI Q5 / SQ5 |
CLASSE II PREMIUM |
373 |
497 |
-24,95% |
50º |
KIA SOUL |
CLASSE I |
340 |
477 |
-28,72% |
51º |
MINI COOPER SCYMAN / COUNTRYMAN |
CLASSE I PREMIUM |
332 |
316 |
5,06% |
52º |
SUBARU XV |
CLASSE II |
326 |
1 |
32500,00% |
53º |
CHERY TIGGO |
CLASSE I |
324 |
1057 |
-69,35% |
54º |
PORSCHE CAYENNE |
CLASSE II PREMIUM |
305 |
173 |
76,30% |
55º |
PORSCHE MACAN |
CLASSE II PREMIUM |
301 |
314 |
-4,14% |
56º |
JEEP CHEROKEE |
CLASSE II |
269 |
257 |
4,67% |
57º |
LEXUS NX200t |
CLASSE I PREMIUM |
248 |
186 |
33,33% |
58º |
FORD EDGE |
CLASSE I PREMIUM |
218 |
1007 |
-78,35% |
59º |
AUDI Q7 |
CLASSE II PREMIUM |
157 |
80 |
96,25% |
60º |
PEUGEOT 3008 |
CLASSE II |
150 |
478 |
-68,62% |
61º |
JAGUAR F-PACE |
CLASSE II PREMIUM |
144 |
0 |
- |
62º |
JEEP WRANGLER |
CLASSE II |
131 |
260 |
-49,62% |
63º |
SUBARU OUTBACK |
CLASSE II |
120 |
0 |
- |
64º |
VW TOUAREG |
CLASSE II PREMIUM |
109 |
174 |
-37,36% |
65º |
CITROËN DS5 |
CLASSE I PREMIUM |
69 |
175 |
-60,57% |
66º |
DODGE DURANGO |
CLASSE III |
33 |
97 |
-65,98% |
67º |
KIA MOHAVE |
CLASSE III |
33 |
23 |
43,48% |
68º |
LEXUS RX350 |
CLASSE II PREMIUM |
33 |
26 |
26,92% |
69º |
MERCEDES-BENZ CLASSE GL |
CLASSE II PREMIUM |
14 |
0 |
- |
70º |
LAND ROVER DEFENDER |
CLASSE II |
8 |
3 |
166,67% |
71º |
MERCEDES-BENZ CLASSE M |
CLASSE II PREMIUM |
8 |
476 |
-98,32% |
72º |
SSANGYONG ACTYON |
CLASSE II |
4 |
2 |
100,00% |
73º |
SSANGYONG KORANDO |
CLASSE II |
4 |
59 |
-93,22% |
74º |
SSANGYONG KYRON |
CLASSE III |
2 |
65 |
-96,92% |
75º |
SSANGYONG REXTON |
CLASSE III |
2 |
23 |
-91,30% |
76º |
MERCEDES-BENZ GLK |
CLASSE I PREMIUM |
2 |
516 |
-99,61% |
77º |
FORD EXPLORER |
CLASSE III |
1 |
6 |
-83,33% |
78º |
SUZUKI SX4 |
CLASSE I |
0 |
93 |
-100,00% |
79º |
LAND ROVER FREELANDER |
CLASSE I PREMIUM |
0 |
277 |
-100,00% |
80º |
MERCEDES-BENZ CLASSE G |
CLASSE II PREMIUM |
0 |
0 |
- |
265931 |
277957 |
-4,33% |
Picapes
A queda nas vendas de picapes, de 14,3%, só não foi maior por conta dos dois modelos mais recentes do segmento. Juntas, Fiat Toro (36.001) e Renault Duster Oroch (12.939) responderam por mais de 20% de tudo o que foi vendido até novembro (238.069).
Líderes no ano passado, tanto Fiat Strada quanto VW Saveiro amargaram quedas superiores a 41% - a segunda foi ainda mais prejudicada, em função da paralisação das fábricas da marca alemã por algumas semanas.
Com nova geração lançada durante o ano, a Toyota Hilux foi a única entre as líderes a avançar no período (+4,5%), abrindo boa vantagem sobre a Chevrolet S10, cujas vendas caíram mais do que a média do segmento.
Picapes Médias / Grandes |
|||||
POS. |
MODELO |
CATEGORIA |
2016 |
2015 |
% Variação |
1º |
FIAT STRADA |
PEQUENAS |
54474 |
93115 |
-41,50% |
2º |
FIAT TORO |
MÉDIAS/GRANDES |
36001 |
0 |
- |
3º |
VW SAVEIRO |
PEQUENAS |
31688 |
53756 |
-41,05% |
4º |
TOYOTA HILUX |
MÉDIAS/GRANDES |
30747 |
29421 |
4,51% |
5º |
CHEVROLET S10 |
MÉDIAS/GRANDES |
23850 |
30246 |
-21,15% |
6º |
FORD RANGER |
MÉDIAS/GRANDES |
14119 |
15618 |
-9,60% |
7º |
RENAULT OROCH |
MÉDIAS/GRANDES |
12939 |
1782 |
626,09% |
8º |
CHEVROLET MONTANA |
PEQUENAS |
12765 |
22552 |
-43,40% |
9º |
MITSUBISHI L200 |
MÉDIAS/GRANDES |
8860 |
13373 |
-33,75% |
10º |
VW AMAROK |
MÉDIAS/GRANDES |
8302 |
11142 |
-25,49% |
11º |
NISSAN FRONTIER |
MÉDIAS/GRANDES |
3249 |
5293 |
-38,62% |
12º |
LIFAN FOISON |
MÉDIAS/GRANDES |
505 |
837 |
-39,67% |
13º |
RAM 2500 |
MÉDIAS/GRANDES |
427 |
24 |
1679,17% |
14º |
RELY PICK-UP |
MÉDIAS/GRANDES |
77 |
279 |
-72,40% |
15º |
EFFA START PICK UP |
MÉDIAS/GRANDES |
21 |
81 |
-74,07% |
16º |
AGRALE MARRUÁ |
MÉDIAS/GRANDES |
15 |
20 |
-25,00% |
17º |
HAFEI RUIYI |
MÉDIAS/GRANDES |
14 |
87 |
-83,91% |
18º |
MAHINDRA HW KCD4 |
MÉDIAS/GRANDES |
8 |
15 |
-46,67% |
19º |
MAHINDRA HW KCS32 |
MÉDIAS/GRANDES |
2 |
52 |
-96,15% |
20º |
HAFEI MINI |
PEQUENAS |
2 |
27 |
-92,59% |
21º |
CHEVROLET SILVERADO |
MÉDIAS/GRANDES |
1 |
2 |
-50,00% |
22º |
DFM MINITRUCK |
MÉDIAS/GRANDES |
1 |
1 |
0,00% |
23º |
FORD F150 / F250 |
MÉDIAS/GRANDES |
1 |
9 |
-88,89% |
24º |
MAHINDRA |
MÉDIAS/GRANDES |
1 |
15 |
-93,33% |
25º |
EFFA PLUTUS |
MÉDIAS/GRANDES |
0 |
4 |
-100,00% |
26º |
MAHINDRA HW KCS34 |
MÉDIAS/GRANDES |
0 |
7 |
-100,00% |
27º |
SSANGYONG ACTYON SPORTS |
MÉDIAS/GRANDES |
0 |
47 |
-100,00% |
28º |
TOYOTA TACOMA |
MÉDIAS/GRANDES |
0 |
1 |
-100,00% |
|
|
|
238069 |
277806 |
-14,30% |
Sedãs médios
Novas gerações, reestilizações, promoções. Muita coisa tem acontecido entre os sedãs médios, mas aparentemente nada parece capaz de abalar a sólida liderança do Corolla. Mesmo com todos os modelos do segmento em queda, o Toyota vendeu mais do que a soma dos oito rivais mais próximos.
A retração do segmento, de quase 22%, foi fortemente influenciada pelo mau desempenho de dois modelos. O Honda Civic, cuja nova geração só chegou às concessionárias no segundo semestre, perdeu quase 40% das vendas neste ano de transição.
Já o Nissan Sentra, terceiro colocado no ano passado e reestilizado também no segundo semestre, não manteve o mesmo fôlego e sofreu uma retração de quase 50% sobre 2015. Nenhum modelo, aliás, teve ganhos nos últimos doze meses.
Sedãs Médios |
||||
POS. |
MODELO |
2016 |
2015 |
% Variação |
1º |
TOYOTA COROLLA |
58729 |
60917 |
-3,59% |
2º |
HONDA CIVIC |
17936 |
29162 |
-38,50% |
3º |
CHEVROLET CRUZE |
10503 |
10881 |
-3,47% |
4º |
VW JETTA |
8066 |
8498 |
-5,08% |
5º |
NISSAN SENTRA |
6005 |
11536 |
-47,95% |
6º |
FORD FOCUS FASTBACK |
5046 |
8780 |
-42,53% |
7º |
RENAULT FLUENCE |
3926 |
6738 |
-41,73% |
8º |
CITROËN C4 LOUNGE |
3580 |
5263 |
-31,98% |
9º |
MITSUBISHI LANCER |
2494 |
3291 |
-24,22% |
10º |
KIA CERATO |
1526 |
1622 |
-5,92% |
11º |
FIAT LINEA |
1435 |
4090 |
-64,91% |
12º |
PEUGEOT 408 |
872 |
1295 |
-32,66% |
13º |
HYUNDAI ELANTRA |
820 |
2514 |
-67,38% |
15º |
GEELY EC7 |
145 |
344 |
-57,85% |
16º |
JAC J5 |
88 |
247 |
-64,37% |
|
|
121171 |
155178 |
-21,91% |
Hatches pequenos/compactos
No segmento mais sensível ao bolso dos brasileiros, onde crises econômicas e restrições de crédito impactam diretamente nas vendas, a retração até novembro de 2016 ultrapassou os 22%. Na prática, mais de 200 mil hatches de entrada e compactos deixaram de sair das concessionárias na comparação com os onze primeiros meses de 2015.
Neste cenário, apenas quatro modelos num universo de vinte e nove apresentaram números positivos. E dois deles são justamente os mais vendidos. Caminhando para o segundo ano consecutivo na liderança do mercado, o Chevrolet Onix avançou expressivos 21,7%, enquanto o Hyundai HB20% conquistou 10,3% mais consumidores.
A diferença dos dois para os demais adversários é cada vez significativa: o Ford Ka, terceiro, emplacou cerca de 40 mil unidades a menos do que o segundo colocado. Para se ter uma idéia da mudança de cenário entre os modelos mais baratos, os campeões de vendas até 2014, VW Gol e Fiat Palio, ambos em quedas superiores a 30%, venderam juntos pouco mais do que o vice-líder HB20.
Hatches populares / compactos |
|||||
POS. |
MODELO |
CATEGORIA |
2016 |
2015 |
% Variação |
1º |
CHEVROLET ONIX |
POPULARES |
134931 |
110844 |
21,73% |
2º |
HYUNDAI HB20 |
POPULARES |
109393 |
99195 |
10,28% |
3º |
FORD KA |
POPULARES |
69289 |
83422 |
-16,94% |
4º |
FIAT PALIO |
POPULARES |
57729 |
109454 |
-47,26% |
5º |
RENAULT SANDERO |
POPULARES |
56881 |
69834 |
-18,55% |
6º |
VW GOL |
POPULARES |
52714 |
76251 |
-30,87% |
7º |
VW FOX / CROSSFOX |
POPULARES |
39837 |
73780 |
-46,01% |
8º |
VW UP! |
POPULARES |
34968 |
49393 |
-29,20% |
9º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
POPULARES |
34321 |
32009 |
7,22% |
10º |
FIAT UNO |
POPULARES |
31930 |
73174 |
-56,36% |
11º |
HONDA FIT |
COMPACTOS |
25201 |
39017 |
-35,41% |
12º |
FIAT MOBI |
POPULARES |
24183 |
0 |
- |
13º |
NISSAN MARCH |
POPULARES |
16852 |
21102 |
-20,14% |
14º |
FORD NEW FIESTA |
COMPACTOS |
15218 |
37631 |
-59,56% |
15º |
RENAULT CLIO |
POPULARES |
10826 |
13980 |
-22,56% |
16º |
CITROËN C3 |
COMPACTOS |
10606 |
15553 |
-31,81% |
17º |
PEUGEOT 208 |
COMPACTOS |
9807 |
12345 |
-20,56% |
18º |
FIAT PUNTO |
COMPACTOS |
7347 |
15083 |
-51,29% |
19º |
KIA PICANTO |
POPULARES |
1755 |
1675 |
4,78% |
20º |
FIAT 500 |
COMPACTOS |
1037 |
2048 |
-49,37% |
21º |
CHERY CELER |
COMPACTOS |
796 |
1892 |
-57,93% |
22º |
CHERY QQ |
POPULARES |
382 |
1379 |
-72,30% |
23º |
JAC J3 |
COMPACTOS |
269 |
880 |
-69,43% |
24º |
JAC J2 |
POPULARES |
208 |
970 |
-78,56% |
25º |
GEELY GC2 |
POPULARES |
196 |
267 |
-26,59% |
26º |
CHEVROLET CELTA |
POPULARES |
69 |
17798 |
-99,61% |
27º |
VW POLO |
COMPACTOS |
11 |
1434 |
-99,23% |
28º |
CHERY FACE |
POPULARES |
1 |
280 |
-99,64% |
29º |
PEUGEOT 207 |
POPULARES |
1 |
169 |
-99,41% |
|
|
|
746758 |
960859 |
-22,28% |
Hatches médios
Este talvez tenha sido o segmento mais afetado pela “onda SUV”. Somados, todos os hatches médios disponíveis no mercado não tem conseguido emplacar mais do que duas mil unidades mensais – para se ter uma ideia, isso é menos da metade do que o Toyota Corolla vende a cada trinta dias.
Somados, os seis modelos venderam menos, por exemplo, do que o Renault Duster (22.931), que não tem em 2016 um de seus melhores anos. Dos três líderes, nenhum perdeu menos do que 37% de seus emplacamentos nos últimos doze meses.
A chegada da nova geração do Cruze Hatch e do reforço da versão 1.0 TSi na linha Golf podem dar uma sobrevida ao segmento. “Pero no mucho”, ao que parece.
Hatches Médios |
||||
POS. |
MODELO |
2016 |
2015 |
% Variação |
1º |
FORD FOCUS |
6372 |
11999 |
-46,90% |
2º |
VW GOLF |
5526 |
8791 |
-37,14% |
3º |
CHEVROLET CRUZE HATCH |
3360 |
8407 |
-60,03% |
4º |
PEUGEOT 308 |
2134 |
3141 |
-32,06% |
5º |
HYUNDAI i30 |
1923 |
2344 |
-17,96% |
6º |
FIAT BRAVO |
1877 |
2668 |
-29,65% |
|
|
21192 |
37350 |
-43,26% |
Station wagons
Aqui temos um cenário de franca decadência. Com apenas seis opções reais no mercado – a VW Parati já foi descontinuada, mas ainda emplacou poucas unidades desde janeiro -, as vendas de stations recuaram quase 45% em relação ao já fraco ano de 2015.
E a situação só não foi pior graças às vendas diretas, maiores responsáveis pelos números das líderes Fiat Weekend e VW Space Fox / Space Cross,. Somadas, as duas representam quase 90% de todo o segmento. Apenas a VW Golf Variant, que sequer chegou a mil unidades, cresceu no período (+17%).
Stations |
||||
POS. |
MODELO |
2016 |
2015 |
% Variação |
1º |
FIAT WEEKEND |
6342 |
10012 |
-36,66% |
2º |
VW SPACE FOX / SPACE CROSS |
2380 |
6532 |
-63,56% |
3º |
VW GOLF VARIANT |
924 |
791 |
16,81% |
4º |
VOLVO V60 |
117 |
145 |
-19,31% |
5º |
AUDI A4 |
64 |
157 |
-59,24% |
6º |
AUDI A6 ALLROAD |
16 |
0 |
- |
7º |
VW PARATI |
7 |
8 |
-12,50% |
|
|
9850 |
17645 |
-44,18% |
Fonte: Fenabrave
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