O mercado brasileiro vive um momento de retração, com o acumulado de veículos novos até novembro (1.787.362) em queda de quase 21% sobre o mesmo período de 2015.
Neste cenário, com todos os segmentos em baixa, quem perdeu menos? E quem está em “maus lençóis”? Confira agora a situação de alguns deles nos onze primeiros meses de 2016.
Qualquer brasileiro minimamente informado sobre o que acontece em nosso mercado sabe bem: o momento é dos SUVs/crossovers. Todas as grandes montadoras já têm ou estão prestes a lançar modelos no segmento mais promissor da atualidade.
Entre janeiro e novembro, os consumidores compraram 265.931 unidades, o que representa 14,9% de tudo o que as marcas venderam no período (1.787.362). Num cenário em que o mercado registrou retração de quase 21% sobre 2015, os SUVs/crossovers perderam apenas 4,33%.
A Honda, por exemplo, viu o HR-V assumir a liderança de vendas na marca no país em pouco menos de dois anos. Lançado no 1º trimestre do ano passado, o modelo já emplacou 102.601 unidades desde então, pouco menos do que as 116.854 unidades somadas do Fit (67.677) e do Civic (49.177), seus outros dois modelos mais importantes por aqui.
Com fábrica inaugurada em Goiana (PE), a Jeep conquistou uma participação de mercado jamais imaginada antes do lançamento do Renegade, no primeiro semestre de 2015. Com 86.777 unidades, o modelo deixou claro para a marca norte-americana o potencial do segmento no país.
O mais recente resultado desta ofensiva da Jeep veio com o lançamento do Compass. Já em seu primeiro mês de mercado – começou a ser vendido no último dia 5 de novembro -, o modelo emplacou 2.539 unidades e, de cara, já passou a figurar entre os 20 mais vendidos no ranking geral.
Até mesmo a Peugeot, que não vive um bom momento comercial no país, viu o 2008 se transformar em seu campeão de vendas neste ano, com 9.607 unidades – alta de quase 80% na comparação com os onze primeiros meses do ano passado.
SUVs / Crossovers |
|||||
POS. |
MODELO |
CATEGORIA |
2016 |
2015 |
% Variação |
1º |
HONDA HR-V |
CLASSE I |
51446 |
44618 |
15,30% |
2º |
JEEP RENEGADE |
CLASSE I |
47590 |
32232 |
47,65% |
3º |
FORD ECOSPORT |
CLASSE I |
25839 |
31427 |
-17,78% |
4º |
RENAULT DUSTER |
CLASSE I |
22931 |
31464 |
-27,12% |
5º |
HYUNDAI TUCSON |
CLASSE I |
11035 |
10280 |
7,34% |
6º |
TOYOTA HILUX SW4 |
CLASSE III |
10502 |
8255 |
27,22% |
7º |
HYUNDAI IX35 |
CLASSE II |
9734 |
13583 |
-28,34% |
8º |
PEUGEOT 2008 |
CLASSE I |
9607 |
5368 |
78,97% |
9º |
NISSAN KICKS |
CLASSE I |
8056 |
0 |
- |
10º |
CHEVROLET TRACKER |
CLASSE I |
7758 |
9568 |
-18,92% |
11º |
MITSUBISHI OUTLANDER |
CLASSE II |
4427 |
7408 |
-40,24% |
12º |
MITSUBISHI ASX |
CLASSE II |
4373 |
9017 |
-51,50% |
13º |
KIA SPORTAGE |
CLASSE II |
4001 |
6126 |
-34,69% |
14º |
AUDI Q3 / RSQ3 |
CLASSE I PREMIUM |
3767 |
5323 |
-29,23% |
15º |
LAND ROVER DISCOVERY SPORT |
CLASSE I PREMIUM |
3117 |
2016 |
54,61% |
16º |
BMW X1 |
CLASSE I PREMIUM |
3090 |
2582 |
19,67% |
17º |
MERCEDES-BENZ GLA |
CLASSE I PREMIUM |
2937 |
4261 |
-31,07% |
18º |
JEEP COMPASS |
CLASSE II |
2891 |
260 |
1011,92% |
19º |
MITSUBISHI PAJERO |
CLASSE III |
2361 |
4875 |
-51,57% |
20º |
VOLVO XC60 |
CLASSE I PREMIUM |
1915 |
2331 |
-17,85% |
21º |
LIFAN X60 |
CLASSE I |
1860 |
2730 |
-31,87% |
22º |
LAND ROVER EVOQUE |
CLASSE I PREMIUM |
1800 |
3669 |
-50,94% |
23º |
HONDA CR-V |
CLASSE II |
1783 |
1701 |
4,82% |
24º |
CHEVROLET TRAIL BLAZER |
CLASSE III |
1531 |
1618 |
-5,38% |
25º |
SUZUKI JIMNY |
CLASSE I |
1365 |
2056 |
-33,61% |
26º |
TROLLER T4 |
CLASSE I |
1300 |
1869 |
-30,44% |
27º |
HYUNDAI SANTA FE |
CLASSE III |
1156 |
2437 |
-52,56% |
28º |
CHEVROLET CAPTIVA |
CLASSE II |
1076 |
1145 |
-6,03% |
29º |
TOYOTA RAV4 |
CLASSE II |
1046 |
4884 |
-78,58% |
30º |
VW TIGUAN |
CLASSE I PREMIUM |
922 |
1755 |
-47,46% |
31º |
SUZUKI S-CROSS |
CLASSE I |
906 |
595 |
52,27% |
32º |
SUZUKI GVITARA |
CLASSE II |
759 |
1953 |
-61,14% |
33º |
JAC T5 |
CLASSE I |
747 |
0 |
- |
34º |
KIA SORENTO |
CLASSE III |
724 |
1817 |
-60,15% |
35º |
LAND ROVER RANGE ROVER |
CLASSE II PREMIUM |
721 |
1000 |
-27,90% |
36º |
DODGE JOURNEY |
CLASSE II |
662 |
1801 |
-63,24% |
37º |
SUBARU FORESTER |
CLASSE II |
653 |
1052 |
-37,93% |
38º |
FIAT FREEMONT |
CLASSE II |
651 |
1365 |
-52,31% |
39º |
BMW X4 |
CLASSE I PREMIUM |
637 |
773 |
-17,59% |
40º |
MERCEDES-BENZ GLE |
CLASSE II PREMIUM |
588 |
0 |
- |
41º |
MERCEDES-BENZ GLC |
CLASSE I PREMIUM |
530 |
0 |
- |
42º |
BMW X5 |
CLASSE II PREMIUM |
508 |
759 |
-33,07% |
43º |
BMW X3 |
CLASSE I PREMIUM |
481 |
658 |
-26,90% |
44º |
LAND ROVER DISCOVERY 4 |
CLASSE II PREMIUM |
472 |
978 |
-51,74% |
45º |
JAC T6 |
CLASSE II |
422 |
996 |
-57,63% |
46º |
JEEP GRAND CHEROKEE |
CLASSE III |
419 |
1690 |
-75,21% |
47º |
VOLVO XC90 |
CLASSE II PREMIUM |
399 |
104 |
283,65% |
48º |
BMW X6 |
CLASSE II PREMIUM |
376 |
440 |
-14,55% |
49º |
AUDI Q5 / SQ5 |
CLASSE II PREMIUM |
373 |
497 |
-24,95% |
50º |
KIA SOUL |
CLASSE I |
340 |
477 |
-28,72% |
51º |
MINI COOPER SCYMAN / COUNTRYMAN |
CLASSE I PREMIUM |
332 |
316 |
5,06% |
52º |
SUBARU XV |
CLASSE II |
326 |
1 |
32500,00% |
53º |
CHERY TIGGO |
CLASSE I |
324 |
1057 |
-69,35% |
54º |
PORSCHE CAYENNE |
CLASSE II PREMIUM |
305 |
173 |
76,30% |
55º |
PORSCHE MACAN |
CLASSE II PREMIUM |
301 |
314 |
-4,14% |
56º |
JEEP CHEROKEE |
CLASSE II |
269 |
257 |
4,67% |
57º |
LEXUS NX200t |
CLASSE I PREMIUM |
248 |
186 |
33,33% |
58º |
FORD EDGE |
CLASSE I PREMIUM |
218 |
1007 |
-78,35% |
59º |
AUDI Q7 |
CLASSE II PREMIUM |
157 |
80 |
96,25% |
60º |
PEUGEOT 3008 |
CLASSE II |
150 |
478 |
-68,62% |
61º |
JAGUAR F-PACE |
CLASSE II PREMIUM |
144 |
0 |
- |
62º |
JEEP WRANGLER |
CLASSE II |
131 |
260 |
-49,62% |
63º |
SUBARU OUTBACK |
CLASSE II |
120 |
0 |
- |
64º |
VW TOUAREG |
CLASSE II PREMIUM |
109 |
174 |
-37,36% |
65º |
CITROËN DS5 |
CLASSE I PREMIUM |
69 |
175 |
-60,57% |
66º |
DODGE DURANGO |
CLASSE III |
33 |
97 |
-65,98% |
67º |
KIA MOHAVE |
CLASSE III |
33 |
23 |
43,48% |
68º |
LEXUS RX350 |
CLASSE II PREMIUM |
33 |
26 |
26,92% |
69º |
MERCEDES-BENZ CLASSE GL |
CLASSE II PREMIUM |
14 |
0 |
- |
70º |
LAND ROVER DEFENDER |
CLASSE II |
8 |
3 |
166,67% |
71º |
MERCEDES-BENZ CLASSE M |
CLASSE II PREMIUM |
8 |
476 |
-98,32% |
72º |
SSANGYONG ACTYON |
CLASSE II |
4 |
2 |
100,00% |
73º |
SSANGYONG KORANDO |
CLASSE II |
4 |
59 |
-93,22% |
74º |
SSANGYONG KYRON |
CLASSE III |
2 |
65 |
-96,92% |
75º |
SSANGYONG REXTON |
CLASSE III |
2 |
23 |
-91,30% |
76º |
MERCEDES-BENZ GLK |
CLASSE I PREMIUM |
2 |
516 |
-99,61% |
77º |
FORD EXPLORER |
CLASSE III |
1 |
6 |
-83,33% |
78º |
SUZUKI SX4 |
CLASSE I |
0 |
93 |
-100,00% |
79º |
LAND ROVER FREELANDER |
CLASSE I PREMIUM |
0 |
277 |
-100,00% |
80º |
MERCEDES-BENZ CLASSE G |
CLASSE II PREMIUM |
0 |
0 |
- |
265931 |
277957 |
-4,33% |
A queda nas vendas de picapes, de 14,3%, só não foi maior por conta dos dois modelos mais recentes do segmento. Juntas, Fiat Toro (36.001) e Renault Duster Oroch (12.939) responderam por mais de 20% de tudo o que foi vendido até novembro (238.069).
Líderes no ano passado, tanto Fiat Strada quanto VW Saveiro amargaram quedas superiores a 41% - a segunda foi ainda mais prejudicada, em função da paralisação das fábricas da marca alemã por algumas semanas.
Com nova geração lançada durante o ano, a Toyota Hilux foi a única entre as líderes a avançar no período (+4,5%), abrindo boa vantagem sobre a Chevrolet S10, cujas vendas caíram mais do que a média do segmento.
Picapes Médias / Grandes |
|||||
POS. |
MODELO |
CATEGORIA |
2016 |
2015 |
% Variação |
1º |
FIAT STRADA |
PEQUENAS |
54474 |
93115 |
-41,50% |
2º |
FIAT TORO |
MÉDIAS/GRANDES |
36001 |
0 |
- |
3º |
VW SAVEIRO |
PEQUENAS |
31688 |
53756 |
-41,05% |
4º |
TOYOTA HILUX |
MÉDIAS/GRANDES |
30747 |
29421 |
4,51% |
5º |
CHEVROLET S10 |
MÉDIAS/GRANDES |
23850 |
30246 |
-21,15% |
6º |
FORD RANGER |
MÉDIAS/GRANDES |
14119 |
15618 |
-9,60% |
7º |
RENAULT OROCH |
MÉDIAS/GRANDES |
12939 |
1782 |
626,09% |
8º |
CHEVROLET MONTANA |
PEQUENAS |
12765 |
22552 |
-43,40% |
9º |
MITSUBISHI L200 |
MÉDIAS/GRANDES |
8860 |
13373 |
-33,75% |
10º |
VW AMAROK |
MÉDIAS/GRANDES |
8302 |
11142 |
-25,49% |
11º |
NISSAN FRONTIER |
MÉDIAS/GRANDES |
3249 |
5293 |
-38,62% |
12º |
LIFAN FOISON |
MÉDIAS/GRANDES |
505 |
837 |
-39,67% |
13º |
RAM 2500 |
MÉDIAS/GRANDES |
427 |
24 |
1679,17% |
14º |
RELY PICK-UP |
MÉDIAS/GRANDES |
77 |
279 |
-72,40% |
15º |
EFFA START PICK UP |
MÉDIAS/GRANDES |
21 |
81 |
-74,07% |
16º |
AGRALE MARRUÁ |
MÉDIAS/GRANDES |
15 |
20 |
-25,00% |
17º |
HAFEI RUIYI |
MÉDIAS/GRANDES |
14 |
87 |
-83,91% |
18º |
MAHINDRA HW KCD4 |
MÉDIAS/GRANDES |
8 |
15 |
-46,67% |
19º |
MAHINDRA HW KCS32 |
MÉDIAS/GRANDES |
2 |
52 |
-96,15% |
20º |
HAFEI MINI |
PEQUENAS |
2 |
27 |
-92,59% |
21º |
CHEVROLET SILVERADO |
MÉDIAS/GRANDES |
1 |
2 |
-50,00% |
22º |
DFM MINITRUCK |
MÉDIAS/GRANDES |
1 |
1 |
0,00% |
23º |
FORD F150 / F250 |
MÉDIAS/GRANDES |
1 |
9 |
-88,89% |
24º |
MAHINDRA |
MÉDIAS/GRANDES |
1 |
15 |
-93,33% |
25º |
EFFA PLUTUS |
MÉDIAS/GRANDES |
0 |
4 |
-100,00% |
26º |
MAHINDRA HW KCS34 |
MÉDIAS/GRANDES |
0 |
7 |
-100,00% |
27º |
SSANGYONG ACTYON SPORTS |
MÉDIAS/GRANDES |
0 |
47 |
-100,00% |
28º |
TOYOTA TACOMA |
MÉDIAS/GRANDES |
0 |
1 |
-100,00% |
|
|
|
238069 |
277806 |
-14,30% |
Novas gerações, reestilizações, promoções. Muita coisa tem acontecido entre os sedãs médios, mas aparentemente nada parece capaz de abalar a sólida liderança do Corolla. Mesmo com todos os modelos do segmento em queda, o Toyota vendeu mais do que a soma dos oito rivais mais próximos.
A retração do segmento, de quase 22%, foi fortemente influenciada pelo mau desempenho de dois modelos. O Honda Civic, cuja nova geração só chegou às concessionárias no segundo semestre, perdeu quase 40% das vendas neste ano de transição.
Já o Nissan Sentra, terceiro colocado no ano passado e reestilizado também no segundo semestre, não manteve o mesmo fôlego e sofreu uma retração de quase 50% sobre 2015. Nenhum modelo, aliás, teve ganhos nos últimos doze meses.
Sedãs Médios |
||||
POS. |
MODELO |
2016 |
2015 |
% Variação |
1º |
TOYOTA COROLLA |
58729 |
60917 |
-3,59% |
2º |
HONDA CIVIC |
17936 |
29162 |
-38,50% |
3º |
CHEVROLET CRUZE |
10503 |
10881 |
-3,47% |
4º |
VW JETTA |
8066 |
8498 |
-5,08% |
5º |
NISSAN SENTRA |
6005 |
11536 |
-47,95% |
6º |
FORD FOCUS FASTBACK |
5046 |
8780 |
-42,53% |
7º |
RENAULT FLUENCE |
3926 |
6738 |
-41,73% |
8º |
CITROËN C4 LOUNGE |
3580 |
5263 |
-31,98% |
9º |
MITSUBISHI LANCER |
2494 |
3291 |
-24,22% |
10º |
KIA CERATO |
1526 |
1622 |
-5,92% |
11º |
FIAT LINEA |
1435 |
4090 |
-64,91% |
12º |
PEUGEOT 408 |
872 |
1295 |
-32,66% |
13º |
HYUNDAI ELANTRA |
820 |
2514 |
-67,38% |
15º |
GEELY EC7 |
145 |
344 |
-57,85% |
16º |
JAC J5 |
88 |
247 |
-64,37% |
|
|
121171 |
155178 |
-21,91% |
No segmento mais sensível ao bolso dos brasileiros, onde crises econômicas e restrições de crédito impactam diretamente nas vendas, a retração até novembro de 2016 ultrapassou os 22%. Na prática, mais de 200 mil hatches de entrada e compactos deixaram de sair das concessionárias na comparação com os onze primeiros meses de 2015.
Neste cenário, apenas quatro modelos num universo de vinte e nove apresentaram números positivos. E dois deles são justamente os mais vendidos. Caminhando para o segundo ano consecutivo na liderança do mercado, o Chevrolet Onix avançou expressivos 21,7%, enquanto o Hyundai HB20% conquistou 10,3% mais consumidores.
A diferença dos dois para os demais adversários é cada vez significativa: o Ford Ka, terceiro, emplacou cerca de 40 mil unidades a menos do que o segundo colocado. Para se ter uma idéia da mudança de cenário entre os modelos mais baratos, os campeões de vendas até 2014, VW Gol e Fiat Palio, ambos em quedas superiores a 30%, venderam juntos pouco mais do que o vice-líder HB20.
Hatches populares / compactos |
|||||
POS. |
MODELO |
CATEGORIA |
2016 |
2015 |
% Variação |
1º |
CHEVROLET ONIX |
POPULARES |
134931 |
110844 |
21,73% |
2º |
HYUNDAI HB20 |
POPULARES |
109393 |
99195 |
10,28% |
3º |
FORD KA |
POPULARES |
69289 |
83422 |
-16,94% |
4º |
FIAT PALIO |
POPULARES |
57729 |
109454 |
-47,26% |
5º |
RENAULT SANDERO |
POPULARES |
56881 |
69834 |
-18,55% |
6º |
VW GOL |
POPULARES |
52714 |
76251 |
-30,87% |
7º |
VW FOX / CROSSFOX |
POPULARES |
39837 |
73780 |
-46,01% |
8º |
VW UP! |
POPULARES |
34968 |
49393 |
-29,20% |
9º |
TOYOTA ETIOS HATCH |
POPULARES |
34321 |
32009 |
7,22% |
10º |
FIAT UNO |
POPULARES |
31930 |
73174 |
-56,36% |
11º |
HONDA FIT |
COMPACTOS |
25201 |
39017 |
-35,41% |
12º |
FIAT MOBI |
POPULARES |
24183 |
0 |
- |
13º |
NISSAN MARCH |
POPULARES |
16852 |
21102 |
-20,14% |
14º |
FORD NEW FIESTA |
COMPACTOS |
15218 |
37631 |
-59,56% |
15º |
RENAULT CLIO |
POPULARES |
10826 |
13980 |
-22,56% |
16º |
CITROËN C3 |
COMPACTOS |
10606 |
15553 |
-31,81% |
17º |
PEUGEOT 208 |
COMPACTOS |
9807 |
12345 |
-20,56% |
18º |
FIAT PUNTO |
COMPACTOS |
7347 |
15083 |
-51,29% |
19º |
KIA PICANTO |
POPULARES |
1755 |
1675 |
4,78% |
20º |
FIAT 500 |
COMPACTOS |
1037 |
2048 |
-49,37% |
21º |
CHERY CELER |
COMPACTOS |
796 |
1892 |
-57,93% |
22º |
CHERY QQ |
POPULARES |
382 |
1379 |
-72,30% |
23º |
JAC J3 |
COMPACTOS |
269 |
880 |
-69,43% |
24º |
JAC J2 |
POPULARES |
208 |
970 |
-78,56% |
25º |
GEELY GC2 |
POPULARES |
196 |
267 |
-26,59% |
26º |
CHEVROLET CELTA |
POPULARES |
69 |
17798 |
-99,61% |
27º |
VW POLO |
COMPACTOS |
11 |
1434 |
-99,23% |
28º |
CHERY FACE |
POPULARES |
1 |
280 |
-99,64% |
29º |
PEUGEOT 207 |
POPULARES |
1 |
169 |
-99,41% |
|
|
|
746758 |
960859 |
-22,28% |
Este talvez tenha sido o segmento mais afetado pela “onda SUV”. Somados, todos os hatches médios disponíveis no mercado não tem conseguido emplacar mais do que duas mil unidades mensais – para se ter uma ideia, isso é menos da metade do que o Toyota Corolla vende a cada trinta dias.
Somados, os seis modelos venderam menos, por exemplo, do que o Renault Duster (22.931), que não tem em 2016 um de seus melhores anos. Dos três líderes, nenhum perdeu menos do que 37% de seus emplacamentos nos últimos doze meses.
A chegada da nova geração do Cruze Hatch e do reforço da versão 1.0 TSi na linha Golf podem dar uma sobrevida ao segmento. “Pero no mucho”, ao que parece.
Hatches Médios |
||||
POS. |
MODELO |
2016 |
2015 |
% Variação |
1º |
FORD FOCUS |
6372 |
11999 |
-46,90% |
2º |
VW GOLF |
5526 |
8791 |
-37,14% |
3º |
CHEVROLET CRUZE HATCH |
3360 |
8407 |
-60,03% |
4º |
PEUGEOT 308 |
2134 |
3141 |
-32,06% |
5º |
HYUNDAI i30 |
1923 |
2344 |
-17,96% |
6º |
FIAT BRAVO |
1877 |
2668 |
-29,65% |
|
|
21192 |
37350 |
-43,26% |
Aqui temos um cenário de franca decadência. Com apenas seis opções reais no mercado – a VW Parati já foi descontinuada, mas ainda emplacou poucas unidades desde janeiro -, as vendas de stations recuaram quase 45% em relação ao já fraco ano de 2015.
E a situação só não foi pior graças às vendas diretas, maiores responsáveis pelos números das líderes Fiat Weekend e VW Space Fox / Space Cross,. Somadas, as duas representam quase 90% de todo o segmento. Apenas a VW Golf Variant, que sequer chegou a mil unidades, cresceu no período (+17%).
Stations |
||||
POS. |
MODELO |
2016 |
2015 |
% Variação |
1º |
FIAT WEEKEND |
6342 |
10012 |
-36,66% |
2º |
VW SPACE FOX / SPACE CROSS |
2380 |
6532 |
-63,56% |
3º |
VW GOLF VARIANT |
924 |
791 |
16,81% |
4º |
VOLVO V60 |
117 |
145 |
-19,31% |
5º |
AUDI A4 |
64 |
157 |
-59,24% |
6º |
AUDI A6 ALLROAD |
16 |
0 |
- |
7º |
VW PARATI |
7 |
8 |
-12,50% |
|
|
9850 |
17645 |
-44,18% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Hyundai HB20 começa a ser exportado para a Argentina após 12 anos
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida