Uma das atrações da Kia no Salão do Automóvel, em novembro, o SUV Niro acaba de entrar para o Guinness, livro dos recordes. O modelo recebeu o título de carro híbrido com menor consumo de combustível num trajeto que percorreu os Estados Unidos de costa a costa (do Pacífico ao Atlântico).
Completamente original e sem sofrer nenhuma modificação (condição obrigatória para a certificação do Guinness), um exemplar do Niro EX foi conduzido por Wayne Gerdes e seu co-piloto Robert Extrem. Juntos, eles percorreram 5.979 quilômetros de Los Angeles a Nova York gastando apenas 183,5 litros de gasolina, ou 4,1 tanques. O novo recorde de consumo médio alcançado pela dupla é de 32,5 km/l (76,6 mpg).
"Estamos extremamente satisfeitos com o desempenho recorde do Niro", disse Orth Hedrick, vice-presidente de planejamento de produtos da Kia. "Propusemo-nos a construir um veículo que seja útil, pareça atraente e tenha ampla autonomia, e o título Guinness World Record confirma a nossa realização."
O mais novo crossover urbano da Kia aposta na economia de combustível, boa dirigibilidade e oferta de equipamentos, além do design moderno e ao mesmo tempo discreto. Feito sobre a mesma plataforma do Hyundai Ioniq, ele está equipado com o novo propulsor 1.6 GDi a gasolina de ciclo Atkinson e 105 cv, associado a um motor elétrico de 43 cv.
A apresentação durante o Salão foi a primeira mostra do modelo na América Latina, mas ainda não há previsão de vendas por aqui. Na Europa, o crossover é vendido desde meados do ano e nos Estados Unidos as entregas começam no primeiro trimestre de 2017.
Fotos: Donizetti Castilho/divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Hyundai HB20 começa a ser exportado para a Argentina após 12 anos
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida