Gigante de tecnologia dos Estados Unidos, a Google anuncia nesta semana o lançamento de uma empresa dedicada exclusivamente aos automóveis autônomos. Batizada de Waymo (way forward in mobility, ou caminho aberto para a mobilidade), a nova divisão é o embrião de um ambicioso projeto que visa colocar no mercado nos próximos anos não necessariamente um carro autônomo específico, mas sim a tecnologia em si. Seja aplicada a carros, ônibus ou outros veículos.
O projeto, vale lembrar, já vem sendo tocado desde 2009 e até então estava sob a responsabilidade da divisão de inovação Lab X. Com o lançamento da Waymo, o Google não só renova os planos em relação ao lançamento como também nomeia John Krafcik (ex-Hyundai) para capitanear a ação.
Embora a companhia não tenha entrado em detalhes, a ideia é firmar parcerias tanto com fabricantes da indústria automotiva tradicional quanto outras empresas de mobilidade e tecnologia.
"Enxergamos nossa tecnologia sendo útil não só no transporte pessoal, mas também em transporte compartilhado, logística e transporte público", disse Krafcik. "A longo prazo, a tecnologia autônoma poderia ter utilidade em formas ainda inimagináveis, de modo a criar novos tipos de produtos, empregos e serviços", completou.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida