Novas gerações foram lançadas, modelos foram reestilizados, mas algo parece intocável: a liderança do Corolla entre os sedãs médios. Mesmo com retração de quase 13% sobre 2015, o Toyota fechou novembro com 4.970 emplacamentos, mais do que a soma dos três rivais mais próximos.
Principal adversário do Corolla, o novo Civic (2.534) manteve a segunda colocação. Embora em alta de 44% no período, o Honda registrou pelo terceiro mês consecutivo um viés de baixa desde o seu lançamento em setembro, quando emplacou 2.820 unidades.
Ameaçado pelo VW Jetta (838) em outubro, o Cruze aproveitou uma retração de mais de 30% do rival para garantir uma confortável posição no pódio, embora distante dos líderes. O Chevrolet, aliás, foi o campeão de crescimento sobre 2015, praticamente dobrando o resultado de então.
Auxiliado pelas vendas diretas – mais de 90% de suas unidades foram comercializadas nesta modalidade – o Renault Fluence (447) avançou 51% sobre outubro e voltou a figurar no top 5.
Separados por apenas sete unidades, Ford Focus Fastback (381) e Nissan Sentra (374) vieram em seguida, com o mexicano perdendo quase metade dos compradores em um ano. Em situação oposta, o Mitsubishi Lancer (296), oitavo, cresceu acima de 40%.
Absolutamente esquecido pelo mercado, o Fiat Linea, 13º, fechou o mês com modestíssimas 32 unidades. Este foi o pior resultado do modelo desde setembro de 2008 (33), um mês antes do início das vendas oficiais do modelo no país.
Sedãs Médios |
|||||||||
POS. |
MODELO |
NOV/16 |
OUT/16 |
NOV/15 |
% NOV 16 |
% OUT 16 |
% NOV 15 |
VARIAÇÃO NOV/OUT |
VARIAÇÃO 2016/2015 |
1º |
TOYOTA COROLLA |
4970 |
5119 |
5693 |
42,43% |
40,69% |
47,04% |
-2,91% |
-12,70% |
2º |
HONDA CIVIC |
2534 |
2696 |
1756 |
21,63% |
21,43% |
14,51% |
-6,01% |
44,31% |
3º |
CHEVROLET CRUZE |
1415 |
1475 |
723 |
12,08% |
11,73% |
5,97% |
-4,07% |
95,71% |
4º |
VW JETTA |
838 |
1204 |
528 |
7,15% |
9,57% |
4,36% |
-30,40% |
58,71% |
5º |
RENAULT FLUENCE |
447 |
296 |
706 |
3,82% |
2,35% |
5,83% |
51,01% |
-36,69% |
6º |
FORD FOCUS FASTBACK |
381 |
538 |
547 |
3,25% |
4,28% |
4,52% |
-29,18% |
-30,35% |
7º |
NISSAN SENTRA |
374 |
363 |
695 |
3,19% |
2,89% |
5,74% |
3,03% |
-46,19% |
8º |
MITSUBISHI LANCER |
296 |
333 |
211 |
2,53% |
2,65% |
1,74% |
-11,11% |
40,28% |
9º |
CITROËN C4 LOUNGE |
251 |
247 |
456 |
2,14% |
1,96% |
3,77% |
1,62% |
-44,96% |
10º |
KIA CERATO |
68 |
118 |
180 |
0,58% |
0,94% |
1,49% |
-42,37% |
-62,22% |
11º |
HYUNDAI ELANTRA |
57 |
33 |
204 |
0,49% |
0,26% |
1,69% |
72,73% |
-72,06% |
12º |
PEUGEOT 408 |
41 |
26 |
87 |
0,35% |
0,21% |
0,72% |
57,69% |
-52,87% |
13º |
FIAT LINEA |
32 |
116 |
223 |
0,27% |
0,92% |
1,84% |
-72,41% |
-85,65% |
14º |
GEELY EC7 |
9 |
10 |
79 |
0,08% |
0,08% |
0,65% |
-10,00% |
-88,61% |
15º |
JAC J5 |
1 |
5 |
14 |
0,01% |
0,04% |
0,12% |
-80,00% |
-92,86% |
|
|
11714 |
12579 |
12102 |
100,00% |
100,00% |
100,00% |
-6,88% |
-3,21% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Hyundai HB20 começa a ser exportado para a Argentina após 12 anos
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida