O conceituado instituto independente norte-americano IIHS revelou nesta semana a lista dos carros mais seguros testados durante o ano de 2016, ou seja, aqueles que receberam o cobiçado prêmio Top Safety Pick+.
É importante considerar que neste ano houve mudança no critério de avaliação, que ficou mais rigoroso ao exigir no mínimo a classificação "aceitável" no teste de eficiência dos faróis e "avançado" ou "superior" para o sistema de frenagem de emergência, além de "bom" para os testes de colisão a seguir:
Caso aprovado nos quesitos acima, o veículo está credenciado a receber o Top Safety Pick+. Os testes foram feitos com modelos vendidos no mercado norte-americano, muitos deles também ofertados por aqui, como Audi A4, Hyundai Elantra e Santa Fe, os Subaru Forestes, Legacy e Outback, Toyota Prius e os Volvo XC60, XC90 e V60.
Vencedores do prêmio Top Safety Pick+
Também existe o Top Safety Pick padrão, concedido àqueles que não ficaram abaixo do exigido nos itens frenagem de emergência e/ou eficiência dos faróis. Neste pontuaram bem muitos outros modelos. Entre os vendidos no Brasil estão BMW X1 (exportado daqui para os EUA) e Série 2, Ford Fusion, Nissan Sentra e Kia Sportage. Todos eles importados. Há modelos premiados nos EUA, como Honda Civic e Toyota Corolla, que são fabricados aqui e têm menos itens de segurança que os de seus irmãos premiados. Por isso, os modelos brasileiros talvez não merecessem os mesmos títulos, mas a referência não deixa de ser positiva.
Vencedores do prêmio Top Safety Pick
Fonte: IIHS
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida