A tecnologia dos faróis está progredindo incrivelmente rápido ultimamente, com os fabricantes encontrando métodos sofisticados de iluminar os caminhos com LEDs e lasers. Um novo software chamado de Digital Light, da Mercedes-Benz, pode transformar o ato de dirigir à noite ainda mais seguro. Não só ao não ofuscar os passageiros, mas também permitindo projetar sinais, informações e mensagens nas ruas. A empresa já está testando a tecnologia nas estradas desde novembro e planeja colocá-la em produção em pouco tempo.
O Digital Light usa um chip HD para os faróis com mais de um milhão de microespelhos controláveis em cada lado do veículo. Além disso, o software processa as informações dos radares e câmeras que a Mercedes-Benz já usa. Ao combinar estes sistemas, o Digital Light pode identificar outros motoristas e abaixar os fachos de luz de modo que eles não afetem a visão de outras pessoas.
Faróis adaptativos já são capazes de evitar o ofuscamento de motoristas e de outras pessoas já existem. Mas o Digital Light vai um pouco além. O grande número de fontes de luz permite que a tecnologia da Mercedes-Benz mostre mensagens no asfalto. Por exemplo, ao chegar a uma interseção à noite, o sistema pode projetar uma placa de pare no piso, para lembrar aos motoristas eventualmente na perpendicular de quem é a preferencial. Ele também pode projetar uma faixa zebrada, para dizer a pedestres que você está dando prioridade à passagem deles.
O Digital Light pode se tornar um grande auxiliar para os motoristas europeus quando começar a ser vendido. Nos EUA, curiosamente, as leis impedem que inovações deste tipo cheguem às ruas. Até o sistema de faróis adaptativos da Audi, que já está à venda, não pode ser vendido por lá porque os padrões de iluminação devem ser rigorosamente seguidos. Além disso, é preciso que os motoristas sejam capazes de selecionar entre farol alto ou baixo. Aparentemente, a legislação nos EUA vai mudar. A Audi já conseguiu autorização para vender faróis de laser por lá.
Por aqui, isso não deverá ser problema. O que é realmente importante é que a segurança, seja de pedestres, seja dos motoristas, seja reforçada por novas tecnologias. Como a do Digital Lights.
Fonte: Mercedes-Benz/divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-AMG GT43 Coupé é um dos 4 cilindros mais caros já feitos
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Mercedes-Benz CLA elétrico bate recorde do Porsche Taycan
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Teste Mercedes-AMG GLB 35: rápido, discreto e refinado