O CESVI Brasil, Centro de Experimentação e Segurança Viária, divulgou nesta semana um levantamento dos carros mais seguros à venda no Brasil. Trata-se da primeira atualização do índice desde que foi criado em 2008.
A análise classificou os veículos mais vendidos em 2015, de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Inicialmente, foram estudadas 293 versões, provenientes de 58 veículos de 14 montadoras, base que representa cerca de 90% dos veículos novos comercializados no ano passado.
Pelo critério, os veículos que tiverem a nota de menor número (entre 10 e 60), são os melhores colocados em termos de segurança. Também são classificados de 1 a 5 estrelas, no qual quanto maior o número, melhor é a posição do carro no ranking.
No quesito Segurança Ativa são avaliados itens como freios (ABS), assistência à frenagem (BAS); distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e de tração (TCS). Já em Segurança Passiva são avaliados 18, entre os quais, barras de proteção lateral, Isofix, encosto de cabeça para todos os ocupantes e número de airbags, entre outros.
Novidade no estudo, a categoria Assistência à Condução contempla 16 itens como alerta de saída de faixa, desembaçador traseiro e limitador de velocidade, entre outros. Também nova, a categoria Assistência à Segurança avalia cinco itens: alerta de desativação de airbag (visível), de uso de cinto de segurança para motorista, para passageiro dianteiro, para todos os ocupantes e detector de fadiga.
Com a atualização, o índice também passou a incluir o grupo Proteção ao Pedestre, onde são considerados componentes que têm como objetivo minimizar danos pedestres em caso de acidentes, como capô ativo, barras de proteção (posicionadas na região dianteira dos veículos, evitam agravamento de danos à pessoa atropelada) e airbag para pedestres.
Veja o ranking dos carros mais seguros no Brasil de acordo com o Cesvi:
|
Montadora
|
Versões
|
Estrelas
|
Nota
|
1
|
Ford
|
Focus Hatch Titanium Plus 2.0 AT
|
4
|
22
|
2
|
Jeep
|
Renegade Limited Edition
|
4
|
23
|
3
|
Ford
|
Ranger Limited 3.2 Diesel 4x4 AT
|
4
|
25
|
4
|
Jeep
|
Renegade 1.8
|
4
|
25
|
5
|
Jeep
|
Renegade Longitude
|
4
|
25
|
6
|
Jeep
|
Renegade Sport
|
4
|
25
|
7
|
Jeep
|
Renegade Sport 75 anos
|
4
|
25
|
8
|
Jeep
|
Renegade Trailhawk
|
4
|
27
|
9
|
Ford
|
Focus Hatch SE Plus 1.6
|
4
|
27
|
10
|
Ford
|
Focus Hatch SE Plus 2.0 AT
|
4
|
27
|
11
|
Ford
|
Ranger XLT 3.2 Diesel 4x4 AT
|
4
|
28
|
12
|
Volkswagen
|
Golf GTI 2.0 TSI
|
4
|
28
|
13
|
Honda
|
Civic Touring
|
4
|
29
|
14
|
Ford
|
Ranger Limited Edition 2.5 Flex – MT
|
4
|
29
|
15
|
Ford
|
Ranger XLS 2.2 Diesel 4x4 - MT
|
4
|
29
|
16
|
Honda
|
Civic EX
|
4
|
29
|
17
|
Honda
|
Civic EXL
|
4
|
29
|
18
|
Honda
|
Civic Sport
|
4
|
29
|
19
|
Ford
|
Ecosport Free Style Plus 1.6 AT
|
4
|
29
|
20
|
Ford
|
Ecosport Titanium 2.0 AT
|
4
|
29
|
Veja o ranking completo e a tabela que permite comparar todos os modelos avaliados no site do CESVI - www.cesvibrasil.com.br.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Hyundai HB20 começa a ser exportado para a Argentina após 12 anos
Nova AUDI não competirá pelos mesmos clientes da Audi; marca explica
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Audi desistiu de fazer carros divertidos porque SUVs dão mais dinheiro
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida