A Fiat apresenta hoje (3) o novo motor Tigershark 2.4 para a picape Toro. Sem turbo ou injeção direta de gasolina, ele chega, quando abastecido com etanol, aos 186 cv e 24,9 kgfm de torque aos 4.000 rpm, com 91% desta força disponível aos 2.000 rpm. Com gasolina, são 174 cv e 23,5 kgfm. Importado do México, como o 2.0 do Jeep Compass, ele chega ligado apenas ao câmbio automático de nove velocidades e tração dianteira. A relação de marchas foi feita para as seis primeiras serem de desempenho, com velocidade máxima de 200 km/h na sexta, e as demais para privilegiar o consumo. Segundo a Fiat, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,9 segundos. Segundo o Inmetro, a Toro 2.4 registra consumo, com etanol, de 5,9 km/l na cidade e 7,4 km/l na estrada. Com gasolina, os números são 8,6 e 10,8 km/l, respectivamente. Isso dá ao modelo nota A em sua categoria e C no geral.
Exclusivo da versão Freedom, o novo motor traz ainda outras inovações para a categoria, como o sistema start-stop, alternador pilotado, que aproveita as desacelerações para carregar a bateria, e botão Sport no painel, que muda as respostas de motor e câmbio para melhor aceleração e desempenho. Entre os itens de série, as borboletas para as trocas de marcha no volante. O sistema de partida a frio aposenta o tanque auxiliar e adota o aquecimento de combustível na flauta.
A Fiat Toro Freedom 2.4 Flex AT9 chega por R$ 98.730, mesmo preço da configuração 2.0 turbodiesel com câmbio manual de seis marchas. A expectativa é que o novo motor responda a 20% do mix da picape, tirando espaço dos 70% do 1.8, que deve cair para 50%, enquanto a turbodiesel mantém seus 30%. CARPLACE participa do evento de lançamento e traz as impressões ao dirigir em breve. Fotos: divulgação
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