Quando você sai de casa para comprar um carro, já sabe exatamente o que deseja? Em caso afirmativo, parabéns, são cada vez mais raros casos como o seu. É tanta oferta hoje em dia que a maioria das pessoas que nos pergunta sobre qual carro escolher está pensando apenas no que o dinheiro delas pode comprar - não importa qual a categoria do veículo. Por conta disso, resolvemos fazer um comparativo diferente: reunimos três carros completamente diversos em sua concepção, mas com preços semelhantes. SUV, sedã ou picape? Qual a melhor escolha para quem está disposto a gastar cerca de R$ 90 mil num carro novo?
Claro que, diferentemente de um comparativo entre veículos da mesma categoria, aqui é impossível apontar qual o melhor. Afinal, eles têm armas completamente diversas para conquistar o consumidor. Então, optamos por apontar os pontos positivos e negativos de cada um, considerando suas características e custos de pós-venda. Para tanto, levamos os três modelos para a pista de testes e consultamos os valores do seguro* e da manutenção até os 50 mil km**.
* Valor médio de três cotações com o seguinte perfil: homem, 35 anos, casado, morador da zona sul de São Paulo, garagem fechada em casa e no trabalho. ** Valor somado das cinco primeiras revisões (a cada 10 mil km).
Nissan Kicks SL 1.6
Preço carro testado: R$ 93.840
Seguro: R$ 3.347
Revisões até 50 mil km: R$ 2.415
O crossover da Nissan mal chegou e já se tornou o modelo mais vendido da marca no país. O motivo é claro: ele é o Nissan mais emocional dos últimos tempos, agregando o aspecto "vontade de ter" à racionalidade inerente aos modelos da empresa. É bonito, bem acabado e tem uma excelente suspensão, que concilia maciez e estabilidade como nenhuma outra no segmento. O motor 1.6 apenas dá conta do recado, mas ao menos o câmbio CVT simula trocas em altas rotações para dar um tempero à condução.
Compre se você...Quer um carro estiloso: com linhas modernas e cheias de recortes, o Kicks desperta atenção nas ruas. Os faróis e lanternas saltados da carroceria dão um toque de personalidade. Já o teto colorido (opcional) garante um charme extra ao visual, especialmente na combinação de cinza com laranja do carro avaliado.
Gosta de conforto: apesar de partir da plataforma da dupla March/Versa, o Kicks roda mais macio que os irmãos, absorvendo muito bem os impactos. O fato de ter altura do solo elevada (20 cm) também ajuda a superar obstáculos urbanos como valetas e quebra-molas. Já a direção elétrica é leve nas manobras e bem calibrada em velocidade. Por dentro, os bancos têm espuma com tecnologia da NASA, o que parece conversa de vendedor, mas na verdade eles são bastante cômodos, mesmo depois de horas ao volante. Por fim, a transmissão variável CVT trabalha de forma progressiva, deixando a condução suave.
Quer visão privilegiada: a posição de dirigir é bastante elevada, mesmo deixando o banco do motorista no ajuste mínimo de altura. Garante ampla visibilidade, com boa sensação de domínio do trânsito. Além disso, o tamanho compacto o torna um coringa para o dia-a-dia em grandes cidades.
Deseja um carro bem recheado: disponível por enquanto somente na versão topo de linha SL, o Kicks vem equipado de série com ar digital, central multimídia com tela de 7", sistema de auxílio ao estacionamento (quatro câmeras), bancos de couro, rodas aro 17", chave presencial com partida por botão e ainda um cluster parcialmente digital que mostra diversas informações sobre o carro. Pena ficar devendo um simples "piloto automático".
Não compre se você...Quer um carro grande: o Kicks soa imponente com seu estilo "jipinho", mas na verdade ele é menor do que aparenta nas fotos (menos de 4,30 m de comprimento). Espaço interno e porta-malas (432 litros) dão conta de uma família pequena, mas pelo mesmo dinheiro você encontra opções maiores e mais espaçosas no mercado.
Procura desempenho: o motor 1.6 de 114 cv é eficiente, movendo bem o Kicks e garantindo baixo consumo graças ao baixo peso do modelo (1.142 litros). Mas ele não chega perto do Cruze e também fica para trás do principal rival, o Honda HR-V, nas acelerações e retomadas. Por R$ 89,9 mil, bem que merecia um turbo...
Chevrolet Cruze LTZ 1.4 Turbo
Preço carro testado: R$ 96.990
Seguro: R$ 3.696
Revisões até 50 mil km: R$ 2.268
A nova geração do médio da Chevrolet tem como atração o motor 1.4 turbo oferecido em todas as versões, sempre ligado ao câmbio automático de seis marchas. Também ganhou design mais atraente e maior espaço interno, além de novos equipamentos. Calibrado para o conforto, roda macio e silencioso, lembrando os tempos do Vectra. Sem a mesma fama de "inquebrável" dos rivais Corolla e Civic, aposta na boa relação custo-benefício, já trazendo um pacote de itens bem completo desde a versão de entrada.
Compre se você...Quer um carro rápido: o motor 1.4 turbo fez maravilhas pelo desempenho do Cruze. Se a potência de 153 cv não se destaca em relação aos 2.0 aspirados dos rivais, o torque de generosos 24,5 kgfm garante acelerações e retomadas vigorosas. E o propulsor nem parece turbo, com uma entrega de força bastante linear em toda a gama de rotações.
Deseja conforto: em relação ao antigo Cruze, o novo ficou mais macio e leve de direção, além de bem mais silencioso tanto em termos mecânicos quanto em ruídos de rodagem. O nível de conforto oferecido pelo GM é ponto forte mesmo diante dos rivais Corolla e Civic.
Precisa de espaço: o Cruze passou dos 4,66 m de comprimento e igualou os 2,70 m do Corolla em entre-eixos, crescimento que fica evidente no interior. A cabine é ampla para quatro adultos e uma criança, com grande espaço para as pernas no banco traseiro. Já o porta-malas poderia ser maior (440 litros), mas compensa pelo compartimento ser livre de reentrâncias - nem mesmo as caixas de roda traseira interferem no espaço.
Quer um carro completão: todo Cruze já vem com ar digital, direção elétrica, central multimídia, bancos de couro, rodas aro 17" e o sistema de monitoramento/concierge OnStar. Esta versão LTZ adiciona airbags laterais, luzes de posição em LED, sensores de chuva e luz, computador de bordo com tela colorida, chave presencial com partida por botão, central MyLink de 8" com GPS e Apple CarPlay/Android Auto, retrovisor eletrocrômico e partida remota. Como opcional, pode receber ainda assistente de pontos cegos, estacionamento automático, banco do motorista com regulagens elétricas, farol alto automático e alerta de colisão frontal. Mas o pacote com estes itens custa R$ 10.460 extras.
Não compre se você...Espera esportividade: apesar do motor turbo garantir desempenho convincente, o Cruze a pegada do Cruze não é andar forte. Prova disso é que a suspensão deixa a carroceria flutuar em altas velocidades e a direção fica leve demais na estrada. Também não há borboletas para trocas de marcha no volante, que diversos concorrentes oferecem.
Quer acabamento sofisticado: o novo Cruze desceu um degrau na qualidade de materiais e montagem, na comparação com o modelo anterior. O quadro de instrumentos ficou mais simples e há excesso de plástico rígido no interior, alguns com vãos grandes entre uma peça e outra.
Fiat Toro 1.8 Freedom
Preço carro testado: R$ 92.787
Seguro: R$ 4.870
Revisões até 50 mil km: R$ 3.168
Derivada da plataforma do Jeep Renegade, a Toro é considerada por muitos um divisor de águas dentro da Fiat brasileira. É o primeiro carro da marca a sair da nova fábrica da FCA em Pernambuco, compartilhando muitos componentes e a qualidade de montagem com o Renegade. Tem o porte de uma S10 dos anos 1990, se encaixando entre as picapes compactas e as médias, que agora estão mais para grandes. Usa estrutura monobloco e suspensões independentes nas quatro rodas, que lhe garantem dirigibilidade superior às médias feitas sobre chassi e com eixo rígido na traseira.
Compre se você...Quer um carro imponente: Kicks e Cruze ficam pequenos perto da Toro, com seus quase 5 metros de comprimento por 1,84 m de largura. Em altura, a picape da Fiat mede 20 cm a mais que o sedã da Chevrolet, o que se reflete numa posição de dirigir bastante elevada. Nos trânsito, você enxerga a maioria dos outros veículos de cima, e são poucos os que ousam te dar uma fechada. Na estrada, ela também se impõe e roda como carro grande.
Vai usar a caçamba: parece óbvio, mas muita gente compra picape sem sequer precisar do espaço para cargas. Bom, neste caso seria um desperdício de 683 litros e 650 kg de capacidade. Uma sacada da Fiat foi oferecer como acessório uma espécie de "sacolão" impermeável para servir de porta-malas, atendendo ao uso familiar. Outra boa ideia do projeto é a tampa traseira dividida em duas folhas, com abertura lateral. Leve de abrir e fechar, ainda facilita o acesso à caçamba.
Não tem paciência de desviar de buracos: a suspensão parruda e a elevada altura do solo (20,6 cm no eixo dianteiro e 25,1 cm no eixo traseiro) garantem vida mansa nos obstáculos urbanos, ou até mesmo na terra - embora exista uma versão 4x4 mais indicada para isso. Também os para-choques altos não encontram problema em entradas de garagem e quebra-molas - mal que assola o Cruze, por exemplo.
Deseja versatilidade: o fato de ter uma cabine para cinco pessoas e mais a caçamba dá à Toro mais possibilidades de utilização que um SUV ou sedã. Como, por exemplo, levar bicicletas, pranchas, objetos sujos ou molhados sem se preocupar se vai caber dentro do carro ou se vai judiar do estofamento.
Não compre se você...Espera desempenho: o motor 1.8 16V até recebeu um coletor de admissão variável para entregar maior torque em baixas rotações, mas a Toro é pesadona, com seus 1.619 kg - cerca de 300 kg a mais que o Cruze. Além disso, a picape com esse propulsor só é vendida com câmbio automático, o que garante o conforto, mas prejudica o desempenho. Ou seja, a Toro 1.8 foi feita para rodar sem pressa. Não compromete na cidade, mas na estrada perde o pique nos aclives.
Não quer um carro "gastão": uma picape deste tamanho com câmbio automático e motor flex não poderia resultar em economia. E de fato a Toro 1.8 não passa dos 5,8 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com etanol - bem mais que o levinho Kicks e o turbinado Cruze. Mas não é só: a picape da Fiat também pesa mais no bolso na hora de fazer o seguro e na manutenção, em relação ao SUV e ao sedã aqui avaliados.
Por Daniel MessederFotos: Rafael MunhozAgradecimento: Hipermercado Extra de São Caetano do Sul
Fichas Técnicas:
Nissan Kicks SL
Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, 1.598 cm³, comando duplo varável na admissão, flex; Potência: 114 cv a 5.600 rpm; Torque: 15,5 kgfm a 4.000 rpm; Transmissão: automática tipo CVT com simulação de marcha; Direção: elétrica; Suspensão: independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira; Freios: discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS, EBD; Rodas: liga-leve aro 17, com pneus 205/55 R17; Peso: 1.142 kg; Capacidades: porta-malas 432 litros, tanque 41 litros; Dimensões: comprimento 4.295 mm, largura 1.760 mm, altura 1.590 mm, entre-eixos 2.610 mm
Fiat Toro Freedom
Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.747 cm3, coletor de admissão variável, flex; Potência: 135/139 cv a 5.750 rpm; Torque: 18,8/19,3 kgfm a 3.750 rpm; Transmissão: automática de seis marchas, tração dianteira; Suspensão: independente McPherson na dianteira e multilink na traseira; Freios: discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e EBD, Rodas: aço aro 16″ com pneus 215/65 R16; Peso em ordem de marcha: 1.619 kg; Capacidades: caçamba 820 litros, carga útil 650 kg, tanque 60 litros; Dimensões: comprimento 4.915 mm, largura 1.844 mm, altura 1.680 mm, entre-eixos 2.990 mm
Chevrolet Cruze LTZ
Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.395 cm³, turbo, injeção direta, flex; Potência:150/153 cv a 5.600/5.200 rpm; Torque: 24/24,5 kgfm a 2.100/2.000 rpm; Transmissão:câmbio automático de seis marchas, tração dianteira; Direção: elétrica; Suspensão: independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira; Freios: discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS; Peso: 1.312 kg; Capacidades: porta-malas 440 litros, tanque 52 litros; Dimensões: comprimento 4.665 mm, largura 1.807 mm, altura 1.484 mm, entre-eixos 2.700 mm
Medições CARPLACE
Aceleração
Cruze LT
Kicks SL
Toro Freedom
0 a 60 km/h
4,0 s
5,2 s
5,9 s
0 a 80 km/h
6,0 s
8,0 s
9,9 s
0 a 100 km/h
8,5 s
11,6 s
14,6 s
Retomada
40 a 100 km/h em S
6,3 s
8,8 s
11,1 s
80 a 120 km/h em S
5,9 s
8,9 s
11,6 s
Frenagem
100 km/h a 0
39,5 m
41,9 m
39,4 m
80 km/h a 0
24,9 m
26,1 m
25,4 m
60 km/h a 0
14,2 m
14,2 m
15,1 m
Consumo
Ciclo cidade
8,1 km/l
7,8 km/l
5,8 km/l
Ciclo estrada
11,6 km/l
11,0 km/l
9,4 km/l
Galeria de fotos:
Galeria: SUV, sedã ou picape? Kicks, Cruze e Toro respondem a dúvida dos R$ 90 mil