SUV, sedã ou picape? Kicks, Cruze e Toro respondem a dúvida dos R$ 90 mil
SUV, sedã ou picape? Kicks, Cruze e Toro respondem a dúvida dos R$ 90 mil
Quando você sai de casa para comprar um carro, já sabe exatamente o que deseja? Em caso afirmativo, parabéns, são cada vez mais raros casos como o seu. É tanta oferta hoje em dia que a maioria das pessoas que nos pergunta sobre qual carro escolher está pensando apenas no que o dinheiro delas pode comprar - não importa qual a categoria do veículo. Por conta disso, resolvemos fazer um comparativo diferente: reunimos três carros completamente diversos em sua concepção, mas com preços semelhantes. SUV, sedã ou picape? Qual a melhor escolha para quem está disposto a gastar cerca de R$ 90 mil num carro novo?
Nissan Kicks SL 1.6
Preço carro testado: R$ 93.840 Seguro: R$ 3.347 Revisões até 50 mil km: R$ 2.415 O crossover da Nissan mal chegou e já se tornou o modelo mais vendido da marca no país. O motivo é claro: ele é o Nissan mais emocional dos últimos tempos, agregando o aspecto "vontade de ter" à racionalidade inerente aos modelos da empresa. É bonito, bem acabado e tem uma excelente suspensão, que concilia maciez e estabilidade como nenhuma outra no segmento. O motor 1.6 apenas dá conta do recado, mas ao menos o câmbio CVT simula trocas em altas rotações para dar um tempero à condução. Compre se você... Quer um carro estiloso: com linhas modernas e cheias de recortes, o Kicks desperta atenção nas ruas. Os faróis e lanternas saltados da carroceria dão um toque de personalidade. Já o teto colorido (opcional) garante um charme extra ao visual, especialmente na combinação de cinza com laranja do carro avaliado.Chevrolet Cruze LTZ 1.4 Turbo
Preço carro testado: R$ 96.990 Seguro: R$ 3.696 Revisões até 50 mil km: R$ 2.268 A nova geração do médio da Chevrolet tem como atração o motor 1.4 turbo oferecido em todas as versões, sempre ligado ao câmbio automático de seis marchas. Também ganhou design mais atraente e maior espaço interno, além de novos equipamentos. Calibrado para o conforto, roda macio e silencioso, lembrando os tempos do Vectra. Sem a mesma fama de "inquebrável" dos rivais Corolla e Civic, aposta na boa relação custo-benefício, já trazendo um pacote de itens bem completo desde a versão de entrada.Fiat Toro 1.8 Freedom
Preço carro testado: R$ 92.787 Seguro: R$ 4.870 Revisões até 50 mil km: R$ 3.168 Derivada da plataforma do Jeep Renegade, a Toro é considerada por muitos um divisor de águas dentro da Fiat brasileira. É o primeiro carro da marca a sair da nova fábrica da FCA em Pernambuco, compartilhando muitos componentes e a qualidade de montagem com o Renegade. Tem o porte de uma S10 dos anos 1990, se encaixando entre as picapes compactas e as médias, que agora estão mais para grandes. Usa estrutura monobloco e suspensões independentes nas quatro rodas, que lhe garantem dirigibilidade superior às médias feitas sobre chassi e com eixo rígido na traseira.Fichas Técnicas:
Nissan Kicks SL
Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, 1.598 cm³, comando duplo varável na admissão, flex; Potência: 114 cv a 5.600 rpm; Torque: 15,5 kgfm a 4.000 rpm; Transmissão: automática tipo CVT com simulação de marcha; Direção: elétrica; Suspensão: independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira; Freios: discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS, EBD; Rodas: liga-leve aro 17, com pneus 205/55 R17; Peso: 1.142 kg; Capacidades: porta-malas 432 litros, tanque 41 litros; Dimensões: comprimento 4.295 mm, largura 1.760 mm, altura 1.590 mm, entre-eixos 2.610 mmFiat Toro Freedom
Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.747 cm3, coletor de admissão variável, flex; Potência: 135/139 cv a 5.750 rpm; Torque: 18,8/19,3 kgfm a 3.750 rpm; Transmissão: automática de seis marchas, tração dianteira; Suspensão: independente McPherson na dianteira e multilink na traseira; Freios: discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e EBD, Rodas: aço aro 16″ com pneus 215/65 R16; Peso em ordem de marcha: 1.619 kg; Capacidades: caçamba 820 litros, carga útil 650 kg, tanque 60 litros; Dimensões: comprimento 4.915 mm, largura 1.844 mm, altura 1.680 mm, entre-eixos 2.990 mmChevrolet Cruze LTZ
Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.395 cm³, turbo, injeção direta, flex; Potência:150/153 cv a 5.600/5.200 rpm; Torque: 24/24,5 kgfm a 2.100/2.000 rpm; Transmissão:câmbio automático de seis marchas, tração dianteira; Direção: elétrica; Suspensão: independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira; Freios: discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS; Peso: 1.312 kg; Capacidades: porta-malas 440 litros, tanque 52 litros; Dimensões: comprimento 4.665 mm, largura 1.807 mm, altura 1.484 mm, entre-eixos 2.700 mmMedições CARPLACE
Aceleração | Cruze LT | Kicks SL | Toro Freedom | ||
0 a 60 km/h | 4,0 s | 5,2 s | 5,9 s | ||
0 a 80 km/h | 6,0 s | 8,0 s | 9,9 s | ||
0 a 100 km/h | 8,5 s | 11,6 s | 14,6 s | ||
Retomada | |||||
40 a 100 km/h em S | 6,3 s | 8,8 s | 11,1 s | ||
80 a 120 km/h em S | 5,9 s | 8,9 s | 11,6 s | ||
Frenagem | |||||
100 km/h a 0 | 39,5 m | 41,9 m | 39,4 m | ||
80 km/h a 0 | 24,9 m | 26,1 m | 25,4 m | ||
60 km/h a 0 | 14,2 m | 14,2 m | 15,1 m | ||
Consumo | |||||
Ciclo cidade | 8,1 km/l | 7,8 km/l | 5,8 km/l | ||
Ciclo estrada | 11,6 km/l | 11,0 km/l | 9,4 km/l |
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