Avaliação: Nissan Versa SL 1.6 16V
Avaliação: Nissan Versa SL 1.6 16V
Avaliamos durante uma semana o Nissan Versa na versão top de linha, a SL, equipada com motor 1.6 16v flex. Durante o período de testes foi possível confirmar as impressões bem como as qualidades do sedã compacto que tem como os principais oponentes o Chevrolet Cobalt, Renault Logan e Fiat Siena. Confira a avaliação.
Visual
O Nissan Versa adota um design bem peculiar que não é exatamente uma unanimidade mas não chega a ser feio. Ele tem comprimento de 4,47 metros, quase o tamanho de um sedã médio, porém com largura de 1,69m, ou seja, está dentro da média dos compactos.
A frente tem estilo agradável com a grande grade cromada se destacando e faróis arrendondados invadindo um pouco os para-lamas, característica da nova identidade global da Nissan. Na lateral tem estilo moderno com vincos e terceira janela com desenho invertido.
Na parte traseira as lanternas de tamanho médio invadem a lateral, que juntamente com a queda abrupta do teto, confere um aspecto não muito agradável à traseira, sendo este o ponto fraco do sedã em nossa opinião.
Acabamento interno e equipamentos
O interior do Versa adota acabamento na cor preta tanto nas portas, quanto nos bancos e painel. De uma forma geral o aspecto é simples e não transmite luxo, o que nem é exatamente a proposta do carro. As peças possuem encaixes corretos e os materiais de boa qualidade, embora o painel adote plásticos rígidos, mas que não se refletiram em ruídos internos.
Os bancos acomodam bem e são confortáveis. O espaço no banco traseiro surpreende mesmo com os bancos dianteiros totalmente recuados. Os interruptores dos vidros elétricos e destravamento central ficam na porta e não possuem iluminação, o que incomoda um pouco a noite tornando o destravamento uma tarefa complicada.
Os comandos dos retrovisores elétricos ficam à esquerda do volante em uma posição escondida e de visualização difícil no escuro. O painel de instrumentos tem ótima iluminação nesta versão SL, o que contribui para leitura e não cansa à noite. As informações de temperatura do motor e nível de combustível aparecem em barras de fácil visualização além disso em visor central, assim como as informações do computador de bordo. Falta a indicação de temperatura externa.
O console abriga o sistema de som que, embora não tenha entrada USB e Bluetooth, oferece som de boa qualidade. Ele possui destravamento à distância mas os vidros não possuem função um toque para subida e descida (apenas o do motorista para descida) e nem temporizador (tempo extra que possibilita fechar os vidros após desligar o motor) mesmo na versão top, algo que já está se tornando comum até em alguns carros médios.
Dirigindo o Nissan Versa
O banco com regulagem de altura acomoda muito bem o motorista e o volante tem regulagem apenas de altura e não de profundidade, mas que mesmo assim permite encontrar boa posição para dirigir.
Ao dar a partida nota-se o funcionamento suave do motor 1.6 16v de 111 cv com etanol. O isolamento acústico está dentro da média e no uso até 3.000 rpm está bem adequado. O sedã tem saídas rápidas e o propulsor empurra o modelo sem esforço. Levando em conta o peso de apenas 1.069 kg, a relação peso/potência é bem favorável.
Dirigir o Versa na cidade é tarefa fácil, auxiliada pela direção elétrica extremamente leve e de boa precisão, além da leveza da alavanca de câmbio que conta com engates fáceis e justos e da embreagem de acionamento suave e com bom curso do pedal.
A suspensão tem ajuste no meio termo entre conforto e firmeza que para dirigir tranquilamente é ideal. Quem aprecia uma condução mais nervosa vai perceber que a carroceria rola um pouco em curvas, mas não vai incomodar a grande maioria dos motoristas.
Na estrada, o Versa apresenta boa desenvoltura para um propulsor 1.6 com boas acelerações e retomadas. A estabilidade é boa, porém como dissemos, em curvas acentuadas a carroceria rola um pouco. Incomoda um pouco a direção que permanece demasiadamente leve mesmo acima de 100 km/h, não passando tanta firmeza quanto seria desejável. Passando dos 100 km/h o nível de ruído dentro da cabine avança pela cabina, mas não chega a desabonar.
Consumo
Nos primeiros dias, rodamos com o Versa predominantemente na cidade, com trânsito pesado e trajetos curtos. Nesta situação, as três primeiras marchas eram utilizadas em 90% do tempo, o que resultou em um consumo de apenas 6,5 km/litro utilizando etanol. Porém, como o Versa tem a fama de ser um carro econômico, principalmente entre os proprietários, nos esforçamos com um estilo de condução muito mais comedido, mesmo dentro da cidade, tentando sempre colocar a maior marcha possível. Com vias mais livres, e em corredores expressos com velocidade média de 60 km/h, chegamos a surpreendente marca de 14,0 km/litro também com etanol. Com o Versa, ficou ainda mais nítido que o estilo de condução e o tipo de trajeto faz toda a diferença para se obter um bom consumo. Na estrada, com velocidade média de 120 km/litro, apuramos a média de 11,5 km/litro utilizando etanol.
Conclusões
Em nossa opinião, o Versa tem atributos para enfrentar muito bem a concorrência no segmento, apesar de não ser luxuoso e não possuir alguns detalhes que poderiam melhorar um pouco a vida a bordo. Ao dirigir o modelo principalmente na cidade ele mostra suas qualidades graças a eficiência do conjunto mecânico aliado a suavidade dos comandos, baixo consumo, qualidade de construção e bom custo-benefício.
Pontos positivos:
- Direção elétrica
- Conjunto mecânico
- Desempenho
- Consumo
- Custo x benefício
Pontos negativos:
- Acabamento simples
- Design
Galeria de Fotos: Nissan Versa SL
Ficha Técnica
NISSAN VERSA 2012 | |||
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS | |||
1.6S | 1.6SV | 1.6SL | |
Carroceria | |||
Arquitetura | Sedan , 4 portas, 5 lugares, tração dianteira | ||
Coeficiente Aerodinâmico (cx) | 0.318 | ||
Motor | |||
Tipo | 1.6L, 16 válvulas, CVVTCS*, bicombustível (etanol/gasolina), 4 cilindros e acelerador eletrônico | ||
Cilindrada | 1,598 cm³ | ||
Potência | 111 cv @ 5.600 rpm (álcool / gasolina) | ||
Torque | 15,1 kgfm @ 4.000 rpm (álcool / gasolina) | ||
Taxa de Compressão | 9,8:1 | ||
Diâmetro de curso | 78 x 83,6 mm | ||
Sistema de injeção | Eletrônica Multiponto Seqüencial | ||
Transmissão | |||
Tipo | Manual 5 marchas | ||
Relações de marchas | |||
1ª | 3.727 | ||
2ª | 2.047 | ||
3ª | 1.392 | ||
4ª | 1.029 | ||
5ª | 0.820 | ||
ré | 3.545 | ||
Diferencial | 4.070 | ||
Performance | |||
Velocidade máxima | 189 Km/h | ||
Aceleração 0 - 100 km/h | 11,1 s (gasolina) / 10,7 s (etanol) | ||
Consumo Urbano (ABNT) | 13,6 km/l (gasolina) / 8,9 km/l (etanol) | ||
Consumo Estrada (ABNT) | 18,8 km/l (gasolina) / 13,0 km/l (etanol) | ||
Suspensão | |||
Suspensão dianteira | Independente tipo McPherson com barra estabilizadora | ||
Suspensão traseira | Eixo de torção com barra estabilizadora e molas helicoidais | ||
Freios/ Rodas/ Pneus | |||
Dianteiros | Discos ventilados com 260 mm de diâmetro | ||
Traseiros | Tambor com 203 mm de diâmetro | ||
Rodas | Aço, 15" | Liga leve, 15" | |
Pneus | 185/65 R15 | 185/65 R15 | |
Bitolas dianteiras | 1.480 mm | ||
Bitolas traseiras | 1.485 mm | ||
Dimensões | |||
Comprimento | 4.455 mm | ||
Largura | 1.695 mm | ||
Altura | 1.514 mm | ||
Distância entre-eixos | 2.600 mm | ||
Espaço para cabeça | 1.011 mm (frente) / 930 mm (atrás) | ||
Espaço para ombros | 1.312 mm (frente) / 1.318 mm (atrás) | ||
Espaço para joelhos | 572 mm (atrás) | ||
Espaço para quadris | 1.222 mm (frente) / 1.173 mm (atrás) | ||
Espaço para pernas | 1.063 mm (frente) / 940 mm (atrás) | ||
Capacidades | |||
Porta-malas | 460 litros | ||
Tanque de combustível | 41 litros | ||
Tanque auxiliar de partida a frio | 0,5 litro | ||
Peso em ordem de marcha | 1.052 Kg | 1.068 Kg | 1.069 Kg |
Direção | |||
Tipo | Elétrica com assistência variável | ||
Diâmetro de giro | 10,6 m | ||
INFORMAÇÕES ADICIONAIS | |||
Intervalos de revisão | 10 mil km | ||
Garantia | 3 anos, sem limite de quilometragem |
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS | ||||
1.6 S | 1.6 SV | 1.6 SL | ||
Arquitetura | Sedan , 4 portas, 5 lugares, tração dianteira | |||
Motorização | Motor | 1.6L, 16 válvulas, CVVTCS*, bicombustível (etanol/gasolina), 4 cilindros e acelerador eletrônico | ||
Cilindrada | 1,598 cm³ | |||
Potência máxima | 111cv @ 5600 rpm (etanol / gasolina) | |||
Torque máximo | 15,1kgfm @ 4.000 rpm (etanol / gasolina) | |||
Sistema de injeção | Eletrônica Multiponto Seqüencial | |||
Transmissão | Manual 5 marchas | |||
Direção | Elétrica com assistência variável | |||
Suspensão | Suspensão dianteira | Independente tipo McPherson com barra estabilizadora | ||
Suspensão traseira | Eixo de torção com barra estabilizadora e molas helicoidais | |||
Freios | Freio | Discos ventilados dianteiros com 260 mm de diâmetro e tambor na traseira com 203 mm de diâmetro | ||
Dimensões e capacidades | Comprimento | 4.455 mm | ||
Largura | 1.695 mm | |||
Altura | 1.514 mm | |||
Distância entre-eixos | 2.600 mm | |||
Porta-malas (VDA) | 460 litros | |||
Tanque de combustível principal | 41 litros | |||
Peso em Ordem de Marcha | 1.052 Kg | 1.068 Kg | 1.069 Kg |
1.6 S | 1.6 SV | 1.6 SL | |
Câmbio | |||
Câmbio Manual de 5 marchas | ● | ● | ● |
Conforto e Conveniência | |||
Abertura interna do porta-malas | - | ● | ● |
Acabamento dos bancos em tecido | ● | ● | ● |
Ar quente com 4 velocidades e recirculação de ar | ● | ● | ● |
Ar-condicionado | ○ | ● | ● |
Banco do motorista com regulagem de altura | ● | ● | ● |
Banco traseiro bipartido 60/40 | - | ● | ● |
Computador de bordo | ● | ● | ● |
Console central inteiriço com porta objetos e 3 porta copos (2 dianteiros e 1 traseiro) | ● | - | - |
Console central inteiriço com porta objetos e 4 porta copos (2 dianteiros e 2 traseiros) | - | ● | ● |
Conta-giros | ● | ● | ● |
Desembaçador do vidro traseiro com temporizador | ● | ● | ● |
Direção elétrica progressiva | ● | ● | ● |
Iluminação interna central | ● | ● | ● |
Pára-sol com espelhos de cortesia para motorista e passageiro | ● | ● | ● |
Porta malas com iluminação | - | ● | ● |
Portas dianteiras com porta objetos e suporte para garrafa | ● | ● | ● |
Retrovisores externos com regulagem elétrica | - | ● | ● |
Spots de leitura para motorista e passageiro dianteiro | - | ● | ● |
Tampa de combustível com abertura interna | ● | ● | ● |
Tomada de 12V integrada ao console central | ● | ● | ● |
Travas elétricas das portas e porta-malas com acionamento por controle remoto | ● | ● | ● |
Vidros dianteiros elétricos com função "one touch" para abrir o vidro do motorista | ● | - | - |
Vidros dianteiros e traseiros elétricos com função "one touch" para abrir o vidro do motorista | - | ● | ● |
Volante de três raios com regulagem de altura | ● | ● | ● |
Aparência | |||
Calotas integrais | ● | ● | - |
Faróis de neblina | - | - | ● |
Grade frontal com acabamento cromado | ● | ● | ● |
Maçanetas externas com acabamento cromado | - | ● | ● |
Maçanetas internas com acabamento cromado | - | - | ● |
Painel de Instrumentos "Fine Vision" | - | - | ● |
Retrovisores externos na cor da carroceria | - | ● | ● |
Revestimento das portas em tecido | - | ● | ● |
Rodas de aço de 15” e pneus 185/65 R15 | ● | ● | - |
Rodas de liga leve de 15” e pneus 185/65 R15 | - | - | ● |
Segurança | |||
Airbags frontais para motorista e passageiro | ● | ● | ● |
Alarme de advertência sonoro para chave no contato e lanternas acesas | ● | ● | ● |
Alarme perimétrico com acionamento por controle remoto | ● | ● | ● |
Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura (2) | ● | ● | ● |
Apoios de cabeça traseiros (2) | ● | ● | ● |
Bloqueio de ignição através de imobilizador do motor | ● | ● | ● |
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de carga | ● | ● | ● |
Cintos de segurança traseiros de 3 pontos retráteis | 2x | 3x | 3x |
Freios ABS com Controle Eletrônico de Frenagem (EBD) e Assistência de Frenagem (BA) | - | - | ● |
Limpador de pára-brisa com 3 velocidades (com controle intermitente) | ● | ● | - |
Limpador de pára-brisa com 9 velocidades (com controle intermitente ajustável) | - | - | ● |
Pontos de ancoragem para cadeiras infantis (ISOFIX) | - | ● | ● |
Travamento automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento | ● | ● | ● |
Sistema de áudio | |||
Preparação para áudio com antena e 2 alto-falantes | ● | - | - |
Rádio CD Player com função MP3, entrada auxiliar, conexão para iPod e 4 alto-falantes | - | ● | ● |
Galeria: Avaliação: Nissan Versa SL 1.6 16V
Envie seu flagra!
flagra@motor1.com
JUNTE-SE À CONVERSA
(
)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Versa e Sentra crescem até 72% e salvam vendas da Nissan nos EUA
Crédito pode salvar mercado de automóveis em 2025
Honda quer expulsar a Renault da fusão com a Nissan, diz relatório
Primeira Ferrari particular de Michael Schumacher vai a leilão
Honda passa na frente da Mitsubishi e planeja ter SUV da Nissan
Ram Rampage 2025 ganha ADAS mais completo e preços sobem até R$ 6.000
Fusão Honda-Nissan: agências vêem ação como positiva, mas arriscada