Avaliação: Volvo XC60 T5 Dynamic 2012
Avaliação: Volvo XC60 T5 Dynamic 2012
Um crossover que agrega duas características raras no segmento: agressividade e luxo. Assim podemos classificar o Volvo XC60 T5 Dynamic 2012, modelo avaliado pelo CARPLACE. Confira todos os detalhes deste modelo sueco.
Visual
O Volvo XC60 T5 é um crossover com dimensões avantajadas que agrada tanto o público masculino quanto o feminino. Na dianteira, tem a característica grade da marca com conjunto óptico com faróis de xênon direcionais e a tradicional e marcante luz de LED para rodagem diurna na parte central. Os vincos no capô sugerem robustez.
O desenho da lateral é um dos destaques do modelo por conta de sua linha de cintura ascendente e "musculosa" com sobressaltos na região dos para-lamas traseiros. Por falar em traseira, uma das assinaturas de estilo do XC60 são as lanternas compostas por LEDs com desenho que segue o "músculo" da lateral. O efeito, principalmente durante à noite é muito interessante.
O visual esportivo é completado pelas belas rodas de alumínio de 18 polegadas com seis raios e acabamento parcial com pintura preta.
Acabamento interno, itens de conforto e segurança
O interior do Volvo XC60 Dynamic enche os olhos e chama muito a atenção. Com revestimento dos bancos e das laterais das portas em couro creme, o espaço interno, que já é muito bom, parece ficar ainda maior. Outro item que contribui para esta impressão é o imenso teto solar panorâmico, o qual possui área vísivel para todos os os ocupantes.
Destaque também para o sistema de áudio de alta performance. Ao todo são oito alto-falantes que entregam uma qualidade de som invejável, tanto para os tons mais agudos como as boas batidas dos mais graves. O seu controle é feito por meio da tela colorida de 5 polegadas, pequena para o porte do carro, mas com excelente resolução de imagem. Também é possível ouvir músicas diretamente do pen-drive ou celular via conexão USB, ou ainda, pelo audio streaming do Bluetooth.
Assim como os demais modelos da Volvo, o XC60 traz em seu console central um teclado numérico integrado, no qual pode ser discado o telefone para o qual deseja ligar com o celular conectado via bluetooth. Com o tempo, e mais intimidade com o carro, é possível navegar pela agenda do telefone através dos botões no console e/ou no volante. A qualidade das ligações nos testes que realizamos foi perfeito.
Como nem tudo são flores, principalmente pelo valor do carro, faz falta o sistema de navegação GPS integrado ao painel. Este item é oferecido somente na versão top de linha.
O sistema de ar-condicionado é digital, dual zone, e possui sistema interno de qualidade de ar multi-ativo (IAQS). Para atender os passageiros do banco de trás, o XC60 dispõe de saídas de ar na coluna "B", solução interessante e bem diferente do que é oferecido no mercado.
Como todo Volvo, a lista de itens de série é longa. O XC60 T5 Dynamic sai de fábrica equipado com airbags frontais e laterais, cortinas infláveis e pré-tensores dos cintos de segurança, sistema de proteção contra impactos laterais, sistema de frenagem automática City Safety, sistema ISOFIX de fixação de cadeiras infantis, encosto de cabeça com sistema de proteção contra lesões na coluna cervical (efeito chicote) além dos freios ABS e EBA. Esta versão traz ainda vidros laterais e frontal laminados (bem mais espessos) e vidros elétricos com sistema antiesmagamento.
Mecânica
O Volvo XC60 T5 Dynamic, como o próprio nome já indica, traz debaixo do capô o motor 2.0 T5 Turbo que entrega 240 cavalos de potência 32 kgfm de torque. Em conjunto trabalha o câmbio automático Powershift de seis velocidades. Estrategicamente, esta versão possui apenas tração dianteira. Como grande parte dos consumidores de um carro como este não o utiliza efetivamente em condições off-road, foi uma jogada acertada da Volvo que permite oferecer um modelo mais completo com preço mais atrativo.
Ao volante do Volvo XC60 T5 Dynamic
O Volvo XC60 é um daqueles carros que você fica "inventando" lugares para ir. Ao sentar atrás do volante, todos os comandos estão à mão. O desenho do painel é sóbrio e elegante, sem firulas, assim como os demais modelos da marca. Destaque para o console central com efeito "flutuante". O volante possui ajuste de altura e profundidade, que em conjunto com os ajustes elétricos do banco do motorista, permite encontrar a posição ideal para dirigir com facilidade. O modelo também traz ajuste lombar, mas este é feito de modo manual.
Rodar na cidade com o XC60 é uma tarefa realizada com conforto e silêncio à bordo. A suspensão é firme, mas filtra perfeitamente as imperfeições do típico asfalto brasileiro, sempre cheio de ondulações e irregularidades de todos os tipos. O XC60 oferece respostas ágeis e comando da direção muito direto, o que o torna bastante divertido no dia-a-dia.
Na estrada, é possível esquecer que se está dirigindo um carro grande. Com este motor T5, o motorista tem que ficar atento para não exceder a velocidade máxima permitida na rodovia. Podemos dizer que esta é a tarefa mais difícil ao dirigir o XC60 na estrada. De acordo com a marca, o Volvo XC60 T5 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 8 segundos. Para não sofrer com a tentação, o jeito é ativar o controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automático), colocar uma boa música e apreciar a viagem.
Como todo crossover, a suspensão mais elevada (são 23 centímetros de distância do solo) obriga que as curvas sejam feitas de forma mais comedida, no entanto, mesmo entrando forte a inclinação da carroceria é mínima e passa longe qualquer tipo de preocupação. Este comportamento que lembra o de um carro menor é fruto do eficiente controle dinâmico de estabilidade e tração (DSTC) e do Dynamic Chassi.
Para quem gosta de cambiar, o câmbio também permite que as trocas sejam feitas de modo sequencial através da alavanca, mas seria muito mais interessante se existissem as borboletas no volante.
Consumo
Rodar com um carro equipado com motor turbo é muito agradável, mas exige uma adaptação para não pesar no bolso. Nos primeiros dias, dirigindo sem a preocupação com o combustível, o consumo dentro da cidade ficou na casa dos 5,0 km/litro. Pesado, mas algo esperado para o tamanho do carro. No entanto, ao adotar um estilo de condução mais racional e trocando as marchas de modo manualmente, conseguimos chegar a bons 7,0 km/litro na cidade.
Na estrada, a vontade de pisar forte é grande, mas para respeitar os limites de velocidade, a condução mais tranquila aproveitando bem as faixas de rotação do motor pode trazer bons resultados, como o consumo na casa dos 10,5 km/litro. Considerando o porte e potência do XC60, são dados bem aceitáveis.
E tem mais
Depois de todos os itens "tradicionais" de segurança e do sistema City Safety, o Volvo XC60 ainda conta com os sistemas On Call e SOS. Localizados no teto próximos ao retrovisor, o botão On Call serve para, em caso de pane mecânica, acionar via satélite a assistência da Volvo. Ao ser acionado, o "carro" entra em contato com a central de atendimento, que ao mesmo tempo que conversa com o motorista por meio do viva voz, localiza a posição exata por GPS para envio da assistência. Já o sistema SOS tem como objetivo a ajuda em casos mais sérios onde o socorre médico é necessário. Pode ser acionado tanto pelo botão, como automaticamente em caso de colisão com disparo dos airbags. Recentemente vimos alguns acidentes onde as vítimas ficaram vários dias sem ser localizadas após o veículo cair em uma ribanceira. Com este sistema, mesmo que as vítimas estejam inconscientes, o socorro é acionado com a localização exata.
Considerações
O Volvo XC60 T5 Dynamic é um carro que chama muito a atenção por onde passa. Apesar de ser um crossover, tem desempenho com vocação esportiva. Aliado a isso, também oferece um padrão de recursos de segurança invejável. A ausência da tração 4x4 não é um problema desta versão, uma vez que o perfil de consumidor deste carro no máximo o colocará em estradas de terra. O consumo pode ser um ponto negativo, mas com um estilo mais comedido, pode-se obter bons números. É o tipo de carro comportado e seguro para deixar os filhos na escola, mas que logo em seguida pode se transformar num cisne negro nas ruas.
Preço: R$ 154.900
Galeria de Fotos: Volvo XC60 T5 2012
Ficha Técnica Volvo XC60 T5 Dynamic
|
|
Motor
|
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, turbo,
16V, gasolina
|
Cilindrada (Cm³)
|
1.999
|
Potência (CV)
|
240 a 5.500 rpm
|
Torque (Kgfm)
|
32,6 entre 1.800 e 4.500 rpm
|
Câmbio
|
Automático sequencial de seis marchas
|
Comprimento (m)
|
4,62
|
Largura (m)
|
1,89
|
Altura (m)
|
1,71
|
Entre-Eixo (m)
|
2,77
|
Peso (Kg)
|
1,713
|
Porta-Mala (l)
|
490
|
Suspensão
|
Independente, do tipo McPherson no eixo dianteiro
e semi-independente, com eixo de torção no traseiro
|
Freios
|
Discos ventilados na dianteira e na traseira, com ABS
|
Tanque (l)
|
70
|
|
Galeria: Avaliação: Volvo XC60 T5 Dynamic 2012
Envie seu flagra!
flagra@motor1.com
JUNTE-SE À CONVERSA
(
)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Primeiras impressões Volvo EX90: SUV elétrico de um futuro que já chegou
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Volvo: carros elétricos não sacrificarão estilo em nome de eficiência