Após as chegadas das novas Yamaha R1, Ducati Panigale 1299 e Kawasaki ZX-10, a Honda prepara a próxima geração da CBR 1000RR Fireblade. De acordo com os britânicos do Motorcycle News, fontes japonesas revelam que a superesportiva vai ganhar potência e perder peso, além de receber novas suspensões, eletrônica e design.
De acordo com um informante, "as alterações na nova moto serão muito significativas para torná-la mais competitiva em relação às rivais". Estima-se que o emagrecimento da Fireblade fique em torno de 8 kg, o que "vai ajudar a contornar as curvas com mais facilidade", diz a fonte.
Ao mesmo tempo, o motor 4-cilindros terá sua potência elevada para cerca de 180 cv, adotando um novo sistema de indução de ar, novo cabeçote, nova injeção e um trabalho intenso na redução de atrito. A CBR 1000RR também deverá incorporar uma eletrônica mais moderna, recebendo novos controle de tração, ABS com função curvas e diferentes modos de pilotagem, além do sistema anti-
wheelie.
Outra novidade deverá ficar por conta da suspensão semi-ativa da Öhlins, semelhante à da Panigale 1299 S, para ajuste continuo em relação ao tipo de piso percorrido. Por fim, a Fireblade terá um novo design. A inspiração deverá vir da pequena CBR 250RR, recém-apresentada, que mostra o caminho a ser seguido pelas próximas CBR.
Projeções: MCN