O novo Chevrolet Onix, o carro mais vendido do Brasil, chega à linha 2017 trazendo novidades que vão além do visual. Partindo inicialmente da versão LT, chega bem recheado e ganha modificações importantes no conjunto mecânico. Também estreia a inédita versão Activ, de visual com apelo aventureiro, suspensão levemente elevada e acabamento interno diferenciado.
Novo Onix 2017
Para manter o modelo no topo das vendas, a Chevrolet deu uma bela repaginada no visual do Onix. Incorporando a nova identidade da marca, o hatch ganha nova dianteira formada por uma grade superior fina e a inferior maior, muito semelhante ao Cruze. Os faróis também são novos, assim como o capô e para-choque. Ao vivo, transmite a sensação de a dianteira ficou mais parruda. Na traseira, as novidades são para-choque e lanternas redesenhadas.
Em termos de conforto, uma das principais novidades é a adoção da direção elétrica em todas as configurações. De série, desde a versão de entrada estão itens como o OnStar com pacote Safe (Diagnóstico, App/Web e Segurança), ar-condicionado, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos tipo um toque, painel com velocímetro digital, bússola e alerta de mudança de marcha, sistema de áudio com Bluetooth e entrada USB, chave tipo canivete com controle remoto das travas e vidros elétricos, faróis com máscara negra, banco do motorista e cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, porta-revista no dorso do assento do carona, limpador e desembaçador traseiro, espelho nas sombreiras, sistemas antifurto, aviso sonoro para não afivelamento do cinto de segurança, câmbio de seis marchas, rodas aro 14 com novas calotas, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica de frenagem) e airbag duplo.
A versão LT pode vir com acabamento interno em dois tons (preto e cinza), sistema multimídia MyLink de segunda geração, volante com comandos de áudio e telefone, luz de cortesia no porta-luvas, abertura do porta-malas por controle remoto, retrovisor interno com botões de acesso ao OnStar e o pacote Protect do OnStar (Diagnóstico, App/Web, Segurança e Emergência).
Quando equipado com o propulsor 1.4 ECO, o modelo LT soma coluna de direção com regulagem de altura, sensor de estacionamento traseiro com auxílio gráfico, adesivo da coluna B e rodas aro 15 com novas calotas. A transmissão automática de seis velocidades, controlador de velocidade de cruzeiro e volante com revestimento premium estão disponíveis a partir desta configuração.
A versão LTZ adiciona detalhes internos e externos cromados, computador de bordo com cinco funções (consumo médio, velocidade média, autonomia, temperatura externa e cronômetro), vidros traseiros elétricos com a função um toque, bancos com revestimento premium e tecido de alto relevo, retrovisores externos com ajuste elétrico, farol com superfície interna cromada e LED, faróis de neblina, rodas de alumínio e OnStar com o pacote Exclusive (Diagnóstico, App/Web, Segurança, Emergência, Concierge e Navegação).
Modificações mecânicas
Mesmo sem adotar uma nova família de motores, como os esperados 3-cilindros, a engenharia da GM trabalhou na otimização e atualização dos propulsores atuais. A série de modificações, visando a melhoria de consumo, formam o que a Chevrolet batizou de Sistema Eco e abrangem além dos motores, a transmissão, suspensão, freio, aerodinâmica e até o uso de materiais mais nobres para redução de peso.
Agora, os motores 1.0 e 1.4 são batizados como SPE/4 ECO. Segundo o engenheiro responsável pelo projeto do motor, por fora ele até parece o mesmo, "mas quando se olha por dentro, podemos chama-lo de uma nova geração". As modificações foram extensas e começam pelo conjunto de pistões, bielas e anéis que foram redesenhados e ficaram mais leve. Até o tipo de óleo lubrificante foi alterado, passando para o sintético 0W20. O módulo eletrônico ficou 40% mais rápido e potente, há novos sistemas de arrefecimento e de gerenciamento de energia elétrica do veículo com monitoramento continuo da bateria e utilização otimizada do alternador, além da adoção de um alternador de alto rendimento.
Outras evoluções importantes são as transmissões de nova geração. Agora, o câmbio manual passa a ter seis marchas enquanto a transmissão automática, também de seis velocidades, é de terceira geração. Visando auxiliar no consumo de combustível, o carro ganha um alerta de mudança de marcha no quadro de instrumento.
A engenharia da GM também trabalhou na redução do peso e aumento da rigidez estrutural do Onix. Mais de 100 componentes foram retrabalhados, aumentando a aplicação de aço de alta resistência em painéis e reforços. Segundo a montadora, o carro ficou 32 kg mais leve. Todas as alterações, que incluem ainda o uso dos pneus verdes (de baixa resistência ao rolamento), resultaram em até 18% de redução no consumo de combustível e recebesse nota máxima de eficiência energética do Inmetro e o selo verde do Conpet, isso tanto em versões 1.0 ECO quanto 1.4 ECO.
Segundo dados do Inmetro, o novo Onix 1.4 ECO MT6, por exemplo, roda com um litro de gasolina, 14,9 km na estrada e 12,5 na cidade. Com etanol, os números são 10,2 km/l e 8,6 km/l, respectivamente.
Novo Prisma 2017
O Prisma renovado chega inicialmente apenas com o motor 1.4. No conjunto mecânico, o sedã recebe as mesmas evoluções, o que inclui ainda freios mais eficientes e de baixo arrasto, direção elétrica progressiva, pneus verdes que contribuíram para um resultado ainda melhor do que o hatch, alcançando até 22% de redução no consumo de combustível e recebesse nota máxima de eficiência energética do Inmetro e o selo verde do Conpet. Assim, o Novo Prisma 1.4 ECO MT6 roda com um litro de gasolina 15,4 km na estrada e 12,8 na cidade. Com etanol, os números são 10,7 km/l e 8,8 km/l, respectivamente.
Outra novidade está na recalibração da suspensão, que recebeu novos cubo de roda e barra estabilizadora e ficou 10 mm mais baixa.