Atual líder de vendas do mercado, a Fiat comemora 40 anos de atividades no Brasil neste sábado (9). Neste período, a marca já produziu mais de 15 milhões de veículos e lançou mais de 50 modelos, sendo os mais recentes a picape Toro e o compacto Mobi.
Maior fábrica de veículos da América Latina e planta da FCA com maior capacidade de produção no mundo, o complexo da Fiat em Betim (MG) marcou o início das operações da marca no país. Foi inaugurada em 1976 com o Fiat 147, um modelo inicialmente rejeitado, mas que chegaria a liderança de vendas anos depois.
Com alguns contratempos na fase inicial, a história da marca passa por modelos como o Fiat Uno, que definitivamente colocou a Fiat entre as quatro grandes do país, e o Palio (primeiro carro com motor 1.0 e opção por airbags e freios ABS), que ajudou a marca a alcançar a liderança de mercado pela primeira vez em 2001.
Pioneira em diversas ocasiões na indústria automotiva nacional, a marca foi a primeira a produzir um carro com motor transversal (147), motor à álcool (147), computador de bordo (Uno 1.5R), motor 1.0 litro (Uno Mille), ar condicionado automático (Tempra), turbocompressor de série (Uno Turbo), airbag para o motorista (Tipo), embreagem automática (Palio Citymatic), airbags laterais (Marea), câmbio de seis marchas (Siena e Palio Weekend), direção elétrica (Stilo) e start-stop (Uno).
Picapes
No segmento de picapes, inovou com o lançamento da City, a primeira derivada de um automóvel no país. Depois disso, ofereceu a primeira cabine estendida/dupla em uma picape pequena (Strada), além da exclusiva opção de três portas.
Betim
Com capacidade atual para produzir 800 mil veículos por ano, foi a primeira fábrica de automóveis a se instalar fora de São Paulo. Das linhas de montagem, já saíram quase 15 milhões de veículos, sendo que mais de três milhões foram exportados para cerca de 30 países. O carro líder de produção foi o Uno, com mais de 3,7 milhões de unidades vendidas.
Fotos: Fiat (divulgação)
Galeria: Veja quais foram as principais inovações da Fiat em 40 anos de Brasil