Em em vez de chamar um táxi, Uber ou alugar um carro de forma convencional, você pode ter um veículo a disposição por algumas horas para realizar tarefas cotidianas ou viajar no fim de semana pagando apenas pelo tempo utilizado. Chamado de "Maven", este é o novo programa de compartilhamento de veículos que a GM está lançando no Brasil.
Conhecida como car-sharing, a modalidade consiste em uma frota de veículos da marca que pode ser alugada por hora e começou a funcionar em março como um programa piloto para empregados da unidade da GM em São Caetano do Sul.
Piloto
Com 800 inscritos, o programa tem 220 usuários ativos, que alugam os carros em períodos curtos para tarefas do dia-a-dia e também para fins de semana. Inicialmente, estão disponíveis para compartilhamento 7 unidades do Cruze, todas equipadas com o MyLink, onde o usuário pode baixar um programa no celular para reservar, travar e destravar a porta do carro.
Os usuários pagam R$ 35 pela hora de uso, que inclui seguro, combustível e demais serviços de assistência. "Sai mais barato que uma corrida de táxi até o aeroporto", diz Samuel Russel, considerando o valor/hora cobrado. O tempo de uso acima de 6 horas é cobrado como uma diária: R$ 210. No futuro, outros modelos da marca poderão ser compartilhados, com valor/hora mais em conta.
O Brasil é o segundo país a adotar o Maven, lançado em janeiro deste ano nos Estados Unidos: "Não estamos assistindo só de longe ao debate sobre mobilidade; estamos sendo atores", diz o vice-presidente da GM, Marcos Munhoz.
A plataforma possui como benefício trabalhar conectada ao sistema On-Star, lançado recentemente pela marca por aqui. Dessa forma, no período em que compartilha o carro, o usuário tem acesso a todas as facilidades oferecidas pelo serviço, como ajuda no processo de recuperação em caso de roubo do veículo, notificar automaticamente a assistência em caso de acidentes por meio de uma central de atendimento e de informações 24 horas.
Próximos passos
Nesse tipo de compartilhamento, os usuários tem que retirar e devolver o carro no mesmo local, uma vaga específica na entrada da fábrica de São Caetano. Com o mesmo formato, o próximo passo será oferecer 10 carros para o serviço em um condomínio localizado em São Paulo até o fim de 2016.
Ainda sem definir prazos, a marca diz que haverá expansão para outras modalidades, como aquela em que o usuário não precisará pegar e retirar o veículo no mesmo local, podendo fazer isso em pontos pré-determinados espalhados pela cidade, a exemplo do que acontece com as bicicletas nos grandes centros.
De acordo com Samuel Russel, diretor dos programas OnStar e Maven da GM, será necessário realizar parcerias com as prefeituras e redes de estacionamentos para obter vagas específicas para os carros compartilhados.
Na fase mais avançada do compartilhamento, poderá ser adotado o sistema que já existe na Europa, onde o usuário retira e entrega o veículo em qualquer ponto da cidade. Para isso seria necessário haver uma demanda de usuários bastante elevada e viabilidade das áreas para adotar o procedimento, completou Russel.
Por Julio Cesar, de São Caetano do Sul (SP)Fotos: GM (Divulgação)
Galeria: GM lança serviço que permite "alugar carro por hora" no Brasil