Novo Toyota Prius 2016 é lançado por R$ 119.950 ainda mais tecnológico
Novo Toyota Prius 2016 é lançado por R$ 119.950 ainda mais tecnológico
A Toyota lança no Brasil o novo Prius 2016, o veículo de maior sucesso global com a tecnologia híbrida. Primeiro a ser construído sobre a nova plataforma TNGA, com visual completamente reformulado e inúmeros avanços aerodinâmicos e tecnológicos, o híbrido japonês chega às lojas a partir de 8 de junho com o preço de R$ 119.950.
O primeiro ponto que chama a atenção sem dúvida é o visual. As linhas renovadas do modelo tem forte traços triangulares, dianteira com o novo padrão de design da Toyota e lateral com a coluna C em preto para dar a sensação de um teto flutuante. Assim como a geração anterior, a traseira continua sendo o ponto de maior ousadia do modelo com uma espécie de aerofólio que se integra com os vincos laterais e as lanternas em estilo bumerangue.
As dimensões do novo Prius também foram alteradas. Agora, o veículo está 60 mm mais comprido (4.540 mm), 15 mm mais largo (1.760 mm) e 20 mm mais baixo (1.490 mm). Por dentro, o espaço na cabine também aumentou 15 mm no comprimento (2.210 mm) e 20 mm na largura (1.490mm). O porta-malas comporta 412 litros e sua abertura ganhou 84 mm em sua largura. Além da questão visual, as modificações no estilo também impactaram diretamente no coeficiente aerodinâmico (Cx) que foi reduzido de 0,25 para 0,24, otimizando ainda mais a performance e eficiência.
O conjunto híbrido do novo Prius também foi atualizado. Chamado de Hybrid Synergy Drive, combina um motor a gasolina de 1.8 litro VVT-i de ciclo Atkinson que entrega 98 cv de potência a 5.200 giros e 14,2 kgfm de torque a 3.600 rpm e outro elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm de torque. Priorizando o baixo consumo de combustível, a potência combinada é de 123 cv. Segundo a Toyota, este conjunto o permite acelerar de 0 a 100 km/h em 11 segundos.
O grande destaque fica por conta da eficiência energética. Com o conjunto híbrido atualizado e mais leve além da melhora aerodinâmica, a Toyota conseguiu melhorar significativamente o consumo. Na cidade, os números aferidos pelo Inmetro indicam que o carro ficou 24% mais econômico do que o anterior, passando de 15,2 para 18,9 km/l de gasolina. Na estrada também houve avanço de 19%, passando dos 14,3 para 17,0 km/l nesta nova geração. Essa marca coloca o novo Prius como o carro mais eficiente do País, segundo o próprio Inmetro.
Em relação aos itens de série, o Prius chega bem recheado e em versão única. Entre os principais estão o ar-condicionado dual zone com comando S-Flow, carregador de celular sem fio (compatível para aparelhos que suportam essa tecnologia), sistema de navegação GPS integrado, head-up display colorido, TV digital, Smart Entry System (abertura das portas dianteiras por aproximação), sistema de ignição do motor por botão, banco do motorista com regulagens elétricas de altura e distância e lombar, revestimento em couro e material sintético nos bancos, aquecimento dos bancos dianteiros, vidros elétricos nas quatro portas com função “um toque” e sistema antiesmagamento, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, travas elétricas, descansa braços traseiro (16 mm mais largo em comparação com a geração anterior) com porta-copos, retrovisores externos elétricos, retráteis e com indicadores de direção, retrovisor interno eletrocrômico, volante em couro com comandos integrados do áudio e do computador de bordo, controle de velocidade de cruzeiro, aviso sonoro de faróis ligados, entre outros.
Na segurança, o modelo japonês dispõe de sete airbags (duplo frontal, duplo lateral, dois de cortina e um de joelho para o condutor), alerta sonoro para uso do cinto de segurança nos assentos dianteiros, três apoios de cabeça com regulagem de altura para os passageiros do banco traseiro, cintos de segurança de três pontos e pré-tensionadores para todos os ocupantes, câmera de ré projetada na tela de LCD com alerta sonoro, sistema de alarme com acionamento à distância e travas de segurança para crianças nas portas traseiras, faróis de neblina em LED dianteiros, luz de neblina traseira em LED, controle de estabilidade (VSC), sistema de freios ABS e sistema auxiliar de frenagem EBD nas quatro rodas.
CARPLACE participa do test-drive de lançamento nesta terça-feira (7) e trará as impressões iniciais ao dirigir e todos os detalhes da tecnologia híbrida do modelo em breve.
Por Fábio Trindade, de Brasília (DF)
Viagem a convite da Toyota do Brasil
Fotos: Toyota Prius 2016
Galeria: Novo Toyota Prius 2016 é lançado por R$ 119.950 ainda mais tecnológico
Envie seu flagra!
flagra@motor1.com
JUNTE-SE À CONVERSA
(
)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Lojas Toyota já receberam o Corolla 2025; veja como é ao vivo
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Toyota do Brasil fará picape rival da Fiat Toro até 2027
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Toyota Hilux Rangga SUV leva 7 e é mais barato que o SW4