Flagra! Novos Prisma e Onix 2017 revelam mudanças na frente e traseira
Flagra! Novos Prisma e Onix 2017 revelam mudanças na frente e traseira
Parece até que foi combinado: na noite desta quarta-feira (1), tanto o novo Prisma quanto o novo Onix cruzaram o caminho da reportagem do CARPLACE - um deles inclusive na rua da nossa redação! Com lançamento previsto para junho (Onix, pois ainda não está definido se o Prisma será apresentado ao mesmo tempo), a linha de compactos da Chevrolet vai ganhar a nova identidade visual da marca na linha 2017.
Apesar da camuflagem zebrada (estágio final de desenvolvimento do carro), a proximidade dos flagras revela onde e como serão as mudanças visuais. Na frente, o destaque ficará por conta da nova grade com a parte superior bem mais fina, acabando com aquele ressalto que existe na base do capô do modelo atual. Além disso, os faróis vão se integrar ao desenho da grade, resultando num estilo similar ao do novo Cruze. O para-choque também vai mudar, passando a ter o conjunto dos faróis de neblina separados da grade inferior, além de ganhar recortes nas pontas para dar maior agressividade ao conjunto.
Na parte traseira, o Prisma terá mais novidades que o Onix. No sedã, a tampa traseira trará um novo vinco atravessando a peça, além de o spoiler integrado à tampa (feito de aço na própria forma da tampa) ficar um pouco mais saliente. Reparando nas fotos com mais atenção, também parece que as lanternas vão ganhar uma pontinha puxada para baixo nas quinas externas, além de trazerem novas lentes. No Onix, aparentemente as lanternas não mudarão de formato, apenas terão um rearranjo de luzes e nova lente.
Em termos de trem de força, ainda não será desta vez que a GM adotará motores 3-cilindros na gama 1.0. Segundo uma fonte ligada à marca, a Chevrolet vai mostrar que "não existe só um caminho para se obter eficiência energética", ou seja, que dá para melhorar o consumo do carro mesmo mantendo o atual motor 1.0 4-cilindros. Para tanto, os novos Onix e Prisma passarão por um regime, ficando mais leves, e também receberão direção com assistência elétrica (que não rouba potência do motor e, consequentemente, reduz o consumo em relação à hidráulica). Assim, tanto hatch quanto sedã também deverão ter corrigida uma falha dos modelos atuais, que é o volante pesado nas manobras.
Os motores 1.0 e 1.4 deverão passar por algumas alterações no sentido de redução de atrito, também visando redução de consumo. Nas versões 1.4, comenta-se que o atual câmbio manual de cinco marchas poderá dar lugar a um de seis velocidades - se igualando à versão automática, que já conta com seis relações.
Por fim, a GM vai aproveitar a reestilização para empregar um pouco mais de requinte em seus compactos, dando uma mudada no acabamento interno e passando a oferecer itens como a central multimídia MyLink de segunda geração (com Apple CarPlay e Android Auto) e o sistema de concierge e monitoramento OnStar.
Para não perder o apelo do preço no caso do Onix, a marca manterá uma versão com o estilo atual e simplificada em acabamento e equipamentos, para ser o carro de entrada da marca no lugar dos antigos Celta e Classic - conforme CARPLACE antecipou com exclusividade.
Fotos: Daniel Messeder/CARPLACE
Reprodução proibida sem autorização prévia
Galeria: Flagra! Novos Prisma e Onix 2017 revelam mudanças na frente e traseira
Envie seu flagra!
flagra@motor1.com
JUNTE-SE À CONVERSA
(
)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Cruze sai de linha e tem adeus com título da Stock Car
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Onix 2025: com motor do Tracker, modelo superaria Polo e HB20
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Chevrolet Tracker e Montana ficam mais potentes na linha 2025
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Novo Celta 2025 é uma mentira: veja o carro que levantou o boato