Volta Rápida: MINI Cooper S Cabrio abre as possibilidades de diversão
Volta Rápida: MINI Cooper S Cabrio abre as possibilidades de diversão
O que é?
A nova geração do Cooper S Cabrio chega ao mercado nacional em versão única, trazendo conjunto mecânico que empolga na primeira acelerada, pacote de equipamentos recheado e boa dinâmica para um carro conversível. Assim como o hatch, o S Cabrio traz importantes aprimoramentos em relação à geração anterior. A base de toda a evolução está na nova plataforma ULK, que tornou o modelo 98 mm maior no comprimento (3,85 metros), 44 mm na largura (1,72 m) e 1 mm na altura (1,41 m). Somado ao aumento de 28 mm no entre-eixos (2,495 m), passa a entregar mais conforto para os ocupantes, até mesmo para quem vai atrás, com os 36 mm adicionais para os joelhos. No porta-malas há espaço apenas para bagagens leves, pois são apenas 160 litros de capacidade.Como anda?
Se tem uma coisa que curto são os carros que entregam um sabor bem definido ao volante. E o MINI Cooper é um deles. Tanto na versão hatch quanto nesta conversível, a pegada de condução inspirada nos karts se faz presente o tempo todo. A direção elétrica afiada responde rapidamente aos pedidos do volante, que tem boa pegada. A posição de dirigir é esportiva, baixa e com bancos que, além de confortáveis, seguram bem o corpo já prevendo curvas mais provocativas. Não há pontos de controvérsia na qualidade dos materiais e montagem do acabamento. A ergonomia também é bacana, com a sensação de que todos os comandos estão em seus lugares corretos. Pelo preço, porém, faz falta os ajustes elétricos dos bancos. Outro ponto negativo é a visibilidade traseira reduzida por conta da “janela” de plástico. É o dilema do conversível: visão reduzida com a capota fechada, mas total com ela aberta. O roteiro do test-drive incluiu trecho urbano limitado, mas foram praticamente 200 km em rodovia. Na cidade, é até um pleonasmo dizer que o carrinho é ágil, se move com tranquilidade entre as brechas do trânsito e chama a atenção por onde passa, principalmente na cor Verde Caribbean Aqua - exatamente como você vê nas fotos. Na estrada, é preciso ter muito sangue frio para dirigir dentro dos limites legais. Qualquer reta é um convite para uma pisada com gosto no acelerador, que responde imediatamente te empurrando contra o banco. A troca de faixas é feita como se fosse brincadeira, dada a agilidade do carro, enquanto as curvas são devoradas com tranquilidade. Basta apontar e ir, simples assim. Na velocidade máxima permitida, o ruído do vento nos lembra que o teto é uma capota de tecido, mas não é algo que incomode. Também agrada a rigidez e torções da carroceria, que embora não seja a mesma da versão com teto, mostra que trabalho da engenharia foi bem feito, com os reforços localizados nas partes dianteira, traseira e embaixo da carroceria. Também são interessantes os modos de condução: Green, Mid ou Sport. Aprecio isso porque é possível variar a pegada do carro de acordo com seu humor ou situação. No dia que está mais tranquilo ou você sabe que o bicho vai pegar no trânsito, já coloca no modo Green para baixar a bola do carro e rodar de modo mais econômico. O segundo modo, o Mid, é o intermediário, que já faz o carro andar quase com agilidade máxima para um dia de vias mais abertas e vazias. Já o terceiro, o Sport, é para aquele dia ou momento que se quer deitar os cabelos, literalmente. Nesta opção, o carro muda o seu temperamento e fica mais arisco, na qual faz mais sentido o uso das borboletas no volante. Também são alterados padrões dos controles dinâmicos de estabilidade e tração, e da suspensão adaptativa. Pesando 1.295 kg, exatos 120 kg a mais que a versão com carroceria fechada, o Cooper S Cabrio tem a diversão garantida pela relação peso/potência de 6,7 kg/cv. Isso permite atingir os 100 km/h em apenas 7,1 segundos, enquanto a velocidade máxima declarada é de 228 km/h.Quanto custa?
Antes de torcer o nariz e começar a tecer uma lista de carros possíveis com preço semelhante, seja um sedã médio premium ou um hatch alemão, é preciso entender a essência do MINI Cabrio. É o tipo de carro com grande apelo emocional e criado para quem quer curtir um estilo exclusivo a céu aberto. A marca sabe muito bem disso, tanto que a expectativa é fechar o ano com somente 70 unidades vendidas - e chegar a 130 em 2017.Fotos: MINI Cooper S Cabrio 2017
Galeria: Volta Rápida: MINI Cooper S Cabrio abre as possibilidades de diversão
Envie seu flagra!
flagra@motor1.com
JUNTE-SE À CONVERSA
(
)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Primeiras impressões: Mini Countryman JCW 2025 é SUV de famílias aceleradas
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Por que os britânicos estão obcecados em converter clássicos em elétricos?
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Novo MINI John Cooper Works Countryman 2025 chega ao Brasil por R$ 379.990
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Mini apresenta novos John Cooper Works com 231 cv no 2.0 turbo