A Fiat escolheu o Uno linha 2017 para estrear a nova família global de motores Firefly da FCA, com versões 1.0 de 3-cilindros e 1.3 de 4-cilindros. Além disso, o hatch recebe ligeiras mudanças visuais e novos equipamentos de conforto e segurança, como direção elétrica (de série em todas as versões) e controle de estabilidade (de série nas 1.3 Dualogic e opcional nas demais).
Muito aguardada na linha Fiat, a nova gama de motores traz cabeçote de duas válvulas por cilindro (pela primeira vez num 1.0 tricilíndrico no país), favorecendo o torque em baixas rotações e o baixo consumo de combustível. O 1.0 6V gera 72/77 cv de potência e 10,4/10,9 kgfm com gasolina/etanol - o maior torque entre os 1.0 aspirados nacionais. Já o 1.3 8V entrega 101/109 cv e 13,7/14,2 kgfm, sendo oferecido tanto com câmbio manual de cinco marchas quanto com o automatizado Dualogic.
Uma curiosidade da família Firefly é a construção modular, sendo que os motores de 3 e 4 cilindros têm a mesma dimensão de pistão e cilindro - ou seja, o 1.3 nada mais é que o 1.0 com um cilindro extra. Isso permite que diversos componentes sejam compartilhados, facilitando tanto a produção quanto a manutenção, pois uma mesma peça pode servir aos dois motores. Construtivamente, possuem bloco de alumínio e comando por corrente. A taxa de compressão elevada, 13,2:1, é a mesma para os dois propulsores.
A linha Uno 2017 estreia em seis versões, trazendo de série desde a básica itens como ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas e computador de bordo. Entre os acessórios, destaque para uma nova central multimídia com tela de 6,2 polegadas. Os preços são os seguintes:
Attractive 1.0: R$ 41.840
Way 1.0: R$ 42.970
Way 1.3: R$ 47.640
Sporting 1.3: R$ 49.390
Way 1.3 Dualogic: R$ 51.990
Sporting 1.3 Dualogic: R$ 53.690
Para elevar o status do Uno e se distanciar do Mobi, a Fiat promoveu uma série de tecnologias ao compacto. A direção elétrica, por exemplo, vem com a função City, que torna o volante ainda 50% mais leve para manobras de baixa velocidade. Já o sistema de controle de estabilidade é acompanhado das funções de controle de tração, assistência de partida em rampa e partida assistida (basta uma virada de chave). As versões 1.3 trazem de série o sistema start/stop, inclusive nos modelos equipados com câmbio Dualogic.
Em termos visuais, o Uno 2017 se diferencia pela nova grade e para-choque dianteiro, além de novas rodas de liga para as versões Way e Sporting (esta também com novo desenho para as faixas externas). Por dentro, o quadro de instrumentos recebeu novo grafismo.
CARPLACE participa do lançamento do Uno 2017 nesta quinta e sexta-feira (16 e 17), e trará mais informações e as primeiras impressões ao dirigir do modelo em breve.
Por Daniel Messeder, de Betim (MG)Fotos: autorViagem a convite da FCA
Galeria: Fiat Uno 2017 estreia novos motores Firefly, direção elétrica e ESP - veja preços