Volta Rápida: Novo Jeep Compass aponta bússola da marca para cima
Volta Rápida: Novo Jeep Compass aponta bússola da marca para cima
O que é?
Fruto do projeto 551, o novo Compass foi desenvolvido a partir da plataforma do Renegade. Na verdade ele se aproxima mais da Toro, por conta do porte superior. Suas dimensões ficam entre o irmão menor e a prima, com 4,416 metros de comprimento por 1,819 m de largura e 1,650 m de altura, com 2,636 m de distância entre-eixos. Pensado como alternativa mais familiar ao Renegade, oferece maior espaço interno e porta-malas de 410 litros - menor que o de um sedã médio, mas com boa vantagem sobre os 260 litros do caçula da Jeep. Por fora, é clara sua ligação com os modelos tops da Jeep. Tanto que, nos corredores da FCA, o Compass de segunda geração ficou conhecido como "baby Grand", em referência ao estilo inspirado no Grand Cherokee. De fato, ele ostenta linhas mais convencionais e retilíneas se comparado ao Renegade, sem deixar de fazer uma referência ao Compass anterior pelas caixas de roda "quadradas".Como anda?
Antes mesmo do lançamento oficial, tivemos a oportunidade de um contato breve com o Compass Trailhawk na pista do Haras Tuiuti, no interior paulista, onde pudemos rodar com o novo SUV no asfalto lisinho e também em estradinhas de terra. Na ocasião, também rodamos com um Renegade a diesel, o que nos permitiu perceber claramente as diferenças entre eles.Quanto custa?
A Jeep pretende atacar em duas frentes com o novo Compass: nas versões flex, a ideia é combater o líder do segmento Hyundai ix35, antiquado, e o recém-chegado novo Kia Sportage, que vem conquistando boas vendas graças ao design inspirado. Já as versões a diesel não terão rivais em termos de motorização, mas por conta do preço o modelo acabará batendo de frente com os alemães Audi Q3, BMW X1 e Mercedes GLA - todos montados no Brasil. Para quem esperava valor inicial na faixa dos R$ 110 mil, a versão Sport Flex (foto acima) tabelada a R$ 99.990 foi uma boa surpresa. A grande aposta da marca, porém, está na versão intermediária Longitude Flex, de R$ 106.990, que adiciona ar-condicionado de duas zonas, chave presencial com partida por botão, rodas de liga aro 18" e multimídia de 8,4", entre outros itens. Mesmo na Longitude, porém, os cinco airbags extras (dois laterais dianteiros, dois de cortina e um para os joelhos do motorista) são vendidos como opcional no pacote Safety. Já o pacote Premium, também pago à parte, traz bancos de couro, sistema de som da Beats, sensor de chuva e acendimento automático dos faróis, além do retrovisor interno eletrocrômico. Para ter todos os "mimos" do Compass sem a necessidade de motor a diesel e tração 4x4, a Jeep oferece a versão Limited 2.0 Flex (acima), tabelada a R$ 124.990. Já as versões a diesel custam R$ 132.990 (Longitude) e R$ 149.990 (Trailhawk). O teto-solar será opcional livre em todos os modelos (exceto o de entrada), pelo fato de ser um carro com certa demanda para blindagem - no que a janela para o céu se torna um entrave.Ficha Técnica: Jeep Compass Trailhawk
Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.956 cm3, turbo e intercooler, diesel; Potência: 170 cv cv a 3.750 rpm; Torque: 35,7 kgfm a 1.750 rpm; Transmissão: automática de nove marchas, sendo a primeira reduzida, tração 4×4 automática; Suspensão: independente McPherson na dianteira e na traseira; Freios: discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS e EBD, Rodas: alumínio aro 17" com pneus 215/60 R17; Peso em ordem de marcha: 1.717 kg; Capacidades: porta-malas 410 litros, tanque 60 litros; Dimensões: comprimento 4.416 mm, largura 1.819 mm, altura 1.650 mm, entre-eixos 2.636 mmGaleria de fotos:
Galeria: Volta Rápida: Novo Jeep Compass aponta bússola da marca para cima
Envie seu flagra!
flagra@motor1.com
JUNTE-SE À CONVERSA
(
)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Compass 2026: Stellantis confirma US$ 2,1 bilhões para produção
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Equinox 2025: como se compara a Territory, Compass e Corolla Cross?
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Teste Jeep Commander Blackhawk: solução para os problemas tem preço
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Jeep faz Black Friday com até R$ 18.000 de bônus para Renegade e Commander