Após a divulgação de teasers, flagras e imagens de catálogo, a Mitsubishi finalmente apresenta na Ásia a nova geração do Pajero Dakar. Localmente batizado de Pajero Sport (ou ainda Challenger, como na Austrália), o modelo se renova por completo acompanhando as mudanças sofridas pelos últimos lançamentos da marca. A arquitetura mecânica continua sendo compartilhada com a Triton, mas nesta linhagem o modelo se distancia como nunca da picape agregando exclusividades especialmente no visual.
Visualmente, o modelo traz como destaque o novo padrão já incorporado, por exemplo, pelo renovado Outlander. Inteiramente diferente da Triton, a dianteira conta com faróis espichados para as laterais e acompanhados por luzes diurnas de LED, formando um conjunto interligado com a grade através de filetes cromados. A traseira quebra a tradição das lanternas que invadem a tampa do porta-malas e aposta em um desenho mais comum, porém com filetes que se prolongam na vertical sobre as extremidades da carroceria com resultado final bem estranho.
A cabine segue o padrão da picape, mas com diversos elementos únicos. O console central, por exemplo, tem posicionamento elevado e abriga uma nova alavanca de câmbio, bem como os controles de tração e o freio de estacionamento eletrônico. São novos ainda o volante multifuncional de quatro raios, os apliquem prateados e os revestimentos em black piano. No geral, o interior passa impressão de maior requinte em relação à camionete.
A capacidade total é de até sete ocupantes e diversos recursos eletrônicos foram adotados para reforçar a segurança. A lista inclui sete airbags, sistema de monitoramento de pontos cegos, piloto automático adaptativo, sistema de frenagem de emergência capaz de parar o veículo a velocidades de até 10 km/h (ideal para evitar colisões em grandes centros urbanos) , câmeras com monitoramento em 360°, alerta de mudança de faixa, entre outros.
Sob o capô a principal opção de motor fica por conta do bloco 2.4 turbodiesel de 181 cavalos e 43,8 kgfm de torque. Segundo a Mitsubishi, o propulsor será oferecido em conjunto com uma transmissão automática de oito marchas, enquanto na picape há oferta de duas caixas, sendo uma de cinco e outra de seis velocidades (manual, neste último caso). O sistema de tração é uma versão evoluída do conhecido Super Select, agora com funções de assistência em descidas e subidas.
Galeria: Pajero Dakar 2016
Galeria: Mitsubishi revela novo Pajero Dakar 2016 com visual independente da Triton