Depois do Honda HR-V e do Jeep Renegade, agora chegou a vez do Peugeot 2008 entrar na briga contra o Ford EcoSport e o Renault Duster. Com lançamento para a imprensa marcado para a próxima semana, o 2008 já está exposto numa revenda na zona sul da capital paulista, conforme apurou nossa reportagem nesta sexta-feira (3).
De acordo com o atencioso vendedor, a ideia é já mostrar o carro aos clientes antes mesmo do lançamento oficial, para de repente fazer algum interessado nos rivais esperar pelo 2008. O modelo exposto é da versão Griffe 1.6 FlexStart automática, que depois de emplacado será o carro de test-drive da revenda. Ainda sem preço definido, o 2008 deverá custar de R$ 65 mil a R$ 85 mil - sendo esta Griffe estimada em R$ 78 mil.
Para quem já conhece o HR-V e o Renegade, o 2008 não parece um jipinho - e sim uma espécie de station wagon derivada do 208. O crossover é mais baixo e dinâmico que os concorrentes, tendo como atração o desenho esportivo e a posição de dirigir baixa, com aquele volantinho do 208 e o quadro de instrumentos elevado. Esta versão Griffe tem equipamentos como teto panorâmico de vidro, central multimídia com tela touch e GPS, ar digital de duas zonas, borboletas na direção para mudanças manuais de marcha e bancos parcialmente revestidos de couro - só para citar os itens mais evidentes.
A mecânica é a mesma do hatch 208: o motor 1.6 16V Flexstart de 122 cv é oferecido em combinação com câmbio manual de cinco marchas ou a antiga caixa automática de quatro velocidades. Já o 2008 top de linha promete ser o mais esportivo da categoria, já que trará sob o capô o propulsor 1.6 THP turbo flex (mesmo do Citroën C4 Lounge) de 173 cv, exclusivamente com câmbio manual de seis marchas - o THP automático ainda não será oferecido num primeiro momento. Exclusividade do 2008 THP será o sistema Grip Control, que permite variar o comportamento do carro de acordo com o tipo de piso a enfrentar.
Pelo que pudemos observar, o 2008 segue o mesmo (bom) padrão de montagem e acabamento do 208, modelo com o qual divide a linha de montagem em Porto Real (RJ). O espaço na parte da frente da cabine é semelhante ao do hatch, mas atrás é um pouco mais amplo - embora seja menor que o Renegade e o HR-V. O porta-malas tem 360 litros na versão europeia, valor que deve ser mantido por aqui. O estepe é da mesma medida das rodas originais (aro 16") e fica sob a forração do compartimento de bagagens.
Mesmo antes do lançamento, o 2008 já teve seus dados de consumo divulgados pelo Inmetro: com motor 1.6 THP, o crossover faz 7,1 km/l e 8,5 km/l com etanol e 10,7 km/l e 12,4 km/l com gasolina, cidade e estrada, respectivamente. Com o 1.6 16V FlexStart, a média é de 7,3 km/l e 8,2 km/l (6,8 km/l e 7,9 km/l câmbio automático) com etanol e 10,2 km/l e 11,6 km/l (9,4 km/l e 11,0 km/l câmbio automático) com gasolina, cidade e estrada, respectivamente.
CARPLACE participa do lançamento do 2008 na próxima semana e traz mais informações e impressões ao dirigir em seguida. Fique ligado!
Texto e fotos: Daniel Messeder
Galeria: Peugeot 2008
Galeria: Exclusivo: novo Peugeot 2008 já está nas lojas