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Avaliação exclusiva: já aceleramos a nova BMW F800R 2015

Avaliação exclusiva: já aceleramos a nova BMW F800R 2015

Avaliação exclusiva: já aceleramos a nova BMW F800R 2015
Alguns certamente vão estranhar o novo farol em formato de escudo, que mais parece de moto japonesa. A linha 800 da BMW, seja a naked F ou a trail GS, tem como característica os faróis duplos assimétricos, que recentemente receberam o apelido de "Cerveró" - em alusão ao economista Nestor Cerveró, citado nos casos de corrupção da Petrobrás, que sofre de uma deficiência que causa deformação nos olhos. Pode até ser que o visual tenha perdido um pouco de personalidade, mas o fato é que há muitas melhorias por trás do novo olhar da F800R 2015. CARPLACE MOTO já teve a primazia de avaliar a novidade e conta agora como ela anda.
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Apresentada globalmente no Salão de Milão, Itália, no ano passado, a linha 2015 da R chega ao mercado brasileiro montada em Manaus (AM), na fábrica da Dafra. O preço de tabela subiu para R$ 37.900 (R$ 1 mil a mais que antes), e por enquanto não é encontrada com descontos - a versão antiga era vendida por até R$ 32 mil nos últimos meses de vida. O modelo avaliado por nós, emprestado pela rede Eurobike, é da cor mais bacana da nova linha, azul e branca - bem ao estilo BMW. Há também uma preta e uma preta com branco, todas pelo mesmo valor.
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Mas porque um farol tipo escudo? Bem, ele veio da irmã maior R 1200 R, também renovada ano passado, na tentativa de a BMW criar uma nova identidade visual para sua linha naked - o mais importante é que ele ilumina bem à noite! Para acompanhar, a 800R ganhou novas carenagens para o tanque (melhorando o encaixe das pernas), grafismos inéditos, rodas com novo desenho (mantendo o aro 17") e um novo suporte para o escape - que continua um tanto desajeitado para o porte da moto. A BMW perdeu a chance de trocar a lanterna traseira por uma peça com LED's, como a que equipava a antiga R 1200 GS e era adaptada pelos donos de F800R. O tanque de 15 litros permanece na parte inferior da moto (com bocal na parte traseira), para baixar o centro de gravidade.
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Ao montar, notamos que a posição de pilotagem mudou: o novo conjunto óptico levou o painel mais para a frente (lembrando a S1000 R), o banco tem novo formato e está mais baixo (790 mm), enquanto as pedaleiras desceram 1 cm e foram 1 cm para a frente - deixando o piloto com as costas menos inclinadas. Damos a partida e reparamos que o ronco do motor bicilíndrico (798 cc) está mais abafado, mas não menos empolgante - ainda é bravo e borbulhante o suficiente. Modificações no propulsor elevaram a potência para 90 cv a 8 mil rpm (3 cv extras), com o torque mantido em 8,8 kgfm a 5.800 rpm. O câmbio segue com seis marchas de engates precisos e fáceis, além da embreagem de peso moderado. Vantagem é que as duas primeiras marchas tiveram suas relações encurtadas, resolvendo uma chatice do modelo anterior. Explico: na antiga F800R, era preciso andar na primeira marcha em ruas de bairro, pois ela pipocava na segunda em baixa velocidade. Agora isso acabou, e dá para quase parar e reacelerar em segunda que ela responde sem falhas. Ou seja, a moto ficou mais esperta também naqueles desvios rápidos de trânsito, tão comuns em uso cotidiano. Nas saídas de semáforo, ela também precisa de menos acelerador para partir, especialmente em subidas.
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Rodando primeiro na cidade, a F800R logo se mostra mais confortável. Afora a nova posição de pilotagem, a naked trocou os garfos convencionais da suspensão dianteira por bangalas invertidas, que copiam melhor o solo (ainda que mantenham o curso de 125 mm). A aborção de impactos está mais eficiente, sem aquelas pancadas no guidão, e a estabilidade em alta velocidade também saiu favorecida. Junte isso às melhores respostas em baixa e temos uma moto mais agradável para uso urbano. Único problema nesta condição é que o motor continua esquentando rapidamente, e a ventoinha liga quase toda hora em trânsito pesado - jogando aquele bafão na sua perna esquerda.
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Acelere na estrada e este sintoma desaparece. Em compensação, sentimos pouca diferença de desempenho na comparação com o modelo anterior. Ela é divertida e bate nos 200 km/h de máxima, mas já não acompanha a nova concorrência das tricilíndricas, por exemplo. Em resumo, a 800R continua a animar mais em giros médios (aproveitando o bom valor de torque) do que em alta, regime no qual as vibrações incomodam um pouco - sendo sentidas nos punhos e também no assento. No entanto, a fácil pilotagem a torna uma boa opção para quem está vindo de uma moto menor, pois o acelerador não é estúpido e a tocada no geral é bem leve, ajudada pelo chassi de alumínio. Já o consumo segue razoavelmente bom para uma 800: média de 16 km/l durante a avaliação, chegando a 18 km/l viajando em ritmo moderado.
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Se na estrada aberta sentimos que poderia haver um pouco mais de motor (lembre-se que agora há rivais como Triumph Street Triple e Yamaha MT-09), ao pegarmos uma serrinha travada a 800R faz a festa. Ela é relativamente leve (202 kg), aceita bem as mudanças de direção, tem torque de sobra para as saídas de curva e freia muuuuito, meu amigo! Sim, os freios a disco duplo na frente (320 mm) e simples atrás (265 mm) com pinças da Brembo e ABS mostram funcionamento exemplar, sendo um dos pontos fortes da moto. Fora isso, a nova F800R entra nas curvas com ainda mais apetite do que antes. O amortecedor de direção parece deixar o guidão pesado, mas faz a diferença em curvas com piso ondulado, filtrando bem os impactos em conjunto com a nova suspensão invertida. Na prática, sentimos a frente mais presa ao chão e acompanhando melhor as imperfeições, o que dá confiança para logo retomar a aceleração após contornar a tangente. Para completar, os pneus Michelin (120/70 ZR17 na frente e 180/55 ZR17 atrás) mostram bom poder de agarre nas curvas e frenagens mais fortes.
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Outro fator que ajuda na segurança é o sensor de monitoramento dos pneus (também novidade), que exibe no painel a pressão dos Michelin em bar (seria melhor se fosse em PSI, mas já ajuda), além do controle de tração, que evita destracionadas do pneu traseiro. A nova F800R também ganhou itens como aquecedor de manopla, cavalete central (sem destoar do design da moto) e uma nova bolha acima do farol (que não balança como a antiga). Temos também um belo computador de bordo e o lap timer, para tirar os tempos de volta em circuito fechado. Pena o pacote de equipamentos brasileiro ter deixado de fora o controle eletrônico da suspensão (ESA), como o da S1000 R - item oferecido como opcional em alguns mercados.
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Computadas as novidades, a subida de R$ 1 mil no preço não nos parece descabida. Afinal, a moto está mais completa e evoluiu em pontos importantes, como a suspensão e o conforto de pilotagem. Fora isso, a F800R mantém o nível de acabamento elevado da BMW (o guidão de pintura cinza metálica dá gosto de ver) e a boa aptidão para levar garupa, sendo uma das melhores nakeds médias neste aspecto - a parte traseira do banco não é um mísero "triângulo" duro e há boas alças para segurar. No entanto, não dá para ignorar que a concorrência se mexeu desde 2009, quando esta BMW foi lançada, de modo que a versão 2015 deve ter uma vida um pouco mais complicada que o modelo anterior. O resultado deve pintar em breve nas vendas. Por Daniel Messeder Fotos Rafael Munhoz Agradecimento: Eurobike BMW Motorrad

Ficha técnica – BMW F800R

Motor: dois cilindros paralelos, quatro válvulas por cilindro, comando duplo no cabeçote (DOHC) e refrigeração líquida, injeção eletrônica, 798 cm³; Potência: 90 cv a 8.000 rpm; Torque: 8,8 kgfm a 5.800 rpm; Câmbio: seis marchas; Transmissão final: corrente; Partida: elétrica;Quadro: dupla trave superior em alumínio; Suspensão dianteira: garfo telescópico invertido de 43 mm de diâmetro com ajuste de pré-carga e retorno (125 mm de curso); Suspensão traseira:balança traseira de alumínio com amortecedor centralizado (125 mm de curso): Freio dianteiro:disco duplo flutuante de 320 mm com pinça de 2 pistões e ABS; Freio traseiro: disco simples de 265 mm com pinça flutuante de 1 pistão, com ABS; Pneus: 120/70-17 na frente e 180/55-17 atrás; Medidas: comprimento 2.145 mm, largura 905 mm, altura 1.160 mm, entre-eixos 1.526 mm, altura do assento 790 mm; Peso: em ordem de marcha 202 kg; Tanque: 15 litros

Galeria de fotos: BMW F800R 2015 

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