Que a Toro a diesel é legal a gente já imaginava antes mesmo de dirigi-la. Ainda mais na versão topo de linha, que utiliza um câmbio automático de última geração (nove marchas) aliado ao motor 2.0 turbo. A questão é que a maioria das vendas da picape está concentrada na versão, digamos, mais modesta: equipada com uma configuração inédita do motor 1.8 E.TorQ, de 139 cv e 19,3 kgfm, a Toro Flex estreia sob a pressão de mostrar que ela pode ser agradável de conduzir e não exagerar no consumo - algo que o primo Jeep Renegade fica devendo em sua versão 1.8 automática.
Confesso que fiquei um pouco cismado sobre a decisão da Fiat de só oferecer, ao menos de início, o motor 1.8 somente associado ao câmbio automático de seis marchas. Isso porque, em todos os testes com o Renegade com esse conjunto, sentimos falta de fôlego e registramos excesso de "sede". Mas a marca italiana diz ter investido no bom entendimento entre motor e câmbio, apostando que o cliente que gasta cerca de R$ 80 mil num carro deseja a comodidade de não precisar trocar de marcha. Além disso, serve como mais um diferencial em relação à concorrente mais próxima, a Renault Duster Oroch, que por enquanto só é vendida com câmbio manual.
Após algumas andanças no evento de lançamento, agora chegou a hora de passarmos mais tempo com a Toro Flex, rodar na cidade, pegar uma estrada e, claro, realizar nossas medições de desempenho e consumo. Para tanto recebemos uma Toro Freedom equipada com uma série de opcionais: rodas de liga aro 17", faróis de neblina, central multimídia UConnect de 5" com GPS, rack de teto, ar digital de duas zonas, capota marítima, sensores de chuva e iluminação, retrovisor eletrocrômico e alarme, entre outros itens, que elevam o preço básico de R$ 78.700 para R$ 88.322 - se optar pela pintura prata igual à das fotos, chegamos a R$ 89.790.
Antes de falarmos sobre desempenho, uma ressalva: logo no primeiro dia de avaliação, a chave da Toro teimou em não sair do contato. Pesquisamos na internet e descobrimos que o problema vem aparecendo em diversos Renegade e, inclusive, as concessionárias Jeep já estão cientes. Há até um "procedimento" que circula nos fóruns no qual o motorista deve primeiro puxar o freio de mão para depois colocar o câmbio em Parking e então tirar a chave. Funcionou algumas vezes com a gente, mas não é nada que a Fiat recomende oficialmente. Na rede Jeep, o procedimento é trocar o miolo. É capaz que a Fiat siga o mesmo caminho...
Sobre o motor, bem, o E-TorQ 1.8 16V é esforçado, mas não dá para fazer milagre levando uma picape que pesa, vazia, 1.619 kg. As saídas são morosas e as ultrapassagens requerem atenção, além de pé embaixo. Mas, verdade seja dita, é mais agradável dirigir a Toro 1.8 que o Renegade 1.8, na parte de sensações - e não de números. Isso porque, com o coletor de admissão variável e programação exclusiva do acelerador eletrônico, a picape já embala com meio curso do pedal, enquanto o Jeep precisa de maior pressão no pé direito.
Pisando tudo, no entanto, o Renegade faz valer sua menor massa e anda na frente. Abastecida com etanol, a Toro acelerou de 0 a 100 km/h 14,6 segundos em nossas medições, contra 13,8 s do primo. Nas retomadas, também foi de 0,4 s a 1,1 s mais lenta nas duas passagens que realizamos (veja tabela ao final da reportagem). Nas provas de consumo, o mesmo efeito: com médias de 5,8 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada, a picape consumiu 0,2 litro extras em relação ao Jeep nas duas condições. Ou seja, a Toro 1.8 é para quem não tem pressa e não se preocupa muito com economia de combustível - embora ela seja mais econômica do que as picapes flex feitas sobre chassi, como S10 e Ranger.
Não que o motor 1.8 seja totalmente inadequado à proposta. Acredito que uma versão 1.8 com câmbio manual, como existe no Renegade, cairia bem à picape, podendo também cortar alguns milhares de reais do preço básico. Já para fazer par com o câmbio automático, seria bem-vindo o motor 2.0 Tigershark que a FCA está testando no Brasil para equipar o futuro Jeep Compass, próximo produto a ser fabricado na planta de Goiana (PE).
Performance à parte, a Toro 1.8 é tão ou mais gostosa de guiar que a 2.0 diesel, pois a frente mais leve deixa a picape ainda mais ágil nas curvas. Além disso, ela esterça mais que a diesel e exige menos espaço para manobrar (12,2 m de raio de giro contra 12,9 m). A estabilidade segue como ponto forte, assim como a boa absorção de impactos do solo. Macia, a picape da Fiat praticamente ignora os buracos e quebra-molas da cidade. A direção elétrica também foi calibrada pensando no conforto, sendo bastante leve em manobras e em baixa velocidade - mais até do que em alguns carros de passeio -, sem ficar "boba" na estrada.
Em viagens, a Toro anda bem postada e a sexta marcha garante giro baixo em velocidade de cruzeiro: a 120 km/h, são apenas 2.500 rpm, com baixo ruído a bordo. O problema é quando surge um aclive, uma vez que a picape perde o pique e o câmbio reduz uma ou até duas marchas, fazendo o motor gritar e gastar mais. Ao menos, as trocas são suaves e não geram trancos nem mesmo em retomadas bruscas.
Ciente das limitações do conjunto mecânico, a Toro atende bem ao público familiar que ela pretende atingir - além dos jovens que desejam levar seus "brinquedos" na caçamba. Para levar mochilas ou pequenos objetos, porém, lembre-se de comprar a bolsa de nylon vendida como acessório para a caçamba, sob pena de ter de deixar seus pertences no banco traseiro. Coisas de picape.
Por Daniel MessederFotos: Fábio TrindadeAgradecimento: Kartódromo Dom Pedro
Ficha Técnica: Fiat Toro 1.8 Flex
Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 16 válvulas, 1.747 cm3, coletor de admissão variável, flex; Potência: 135/139 cv a 5.750 rpm; Torque: 18,8/19,3 kgfm a 3.750 rpm; Transmissão: automática de seis marchas, tração dianteira; Suspensão: independente McPherson na dianteira e multilink na traseira; Freios: discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS e EBD, Rodas: aço aro 16" com pneus 215/65 R16; Peso em ordem de marcha: 1.619 kg; Capacidades: caçamba 820 litros, carga útil 650 kg, tanque 60 litros; Dimensões: comprimento 4.915 mm, largura 1.844 mm, altura 1.680 mm, entre-eixos 2.990 mm
Medições CARPLACEAceleração
0 a 60 km/h: 5,9 s
0 a 80 km/h: 9,9 s
0 a 100 km/h: 14,6 s
Retomada
40 a 100 km/h em D: 11,1 s
80 a 120 km/h em D: 11,6 s
Frenagem
100 km/h a 0: 39,4 m
80 km/h a 0: 25,4 m
60 km/h a 0: 15,1 m
Consumo
Ciclo cidade: 5,8 km/l
Ciclo estrada: 9,4 km/l
Galeria de fotos: Fiat Toro Freedom 1.8 Flex AT
Galeria: Teste CARPLACE: Afinal, como anda (e quanto bebe) a Fiat Toro 1.8 Flex?