Volta Rápida: Bruta no tamanho, RAM 2500 é dócil e confortável
Volta Rápida: Bruta no tamanho, RAM 2500 é dócil e confortável
O que é?
Nova geração da super picape cultuada pelos "agroboys" (ganhou até a música "vem ni mim Dodge RAM"), a RAM 2500 está mais forte e confortável do que nunca. Com a nova suspensão traseira, que abandonou o rústico feixe de molas por molas helicoidais, ela agora absorve melhor os impactos do solo. Apesar da troca, a carga útil do modelo se mantém em suficientes 1.030 kg. Na caçamba o destaque fica por conta das RAM Box, caixas laterais com tampa e fechadura (pode ser destravada pelo chaveiro junto com as portas) capazes de levar até 132 litros cada uma - podem ser usadas para levar ferramentas, pequenas mochilas ou até mesmo peixe fresco no gelo, graças à uma tampinha plástica que pode ser retirada no fundo do compartimento para escoar água. Por dentro, a cabine nem parece de uma picape, trazendo acabamento e luxos típicos dos SUVs da FCA, como o Jeep Grand Cherokee. Há couro abundante nos bancos e forração de portas, além de um sistema de som Premium da Alpine com nove falantes (sendo dois na parte traseira do teto) e a central multimídia UConnect com tela touch de 8,4 polegadas que agrega GPS e câmera de ré. Características tipicamente americanas estão por toda a parte, como a alavanca de câmbio na coluna de direção, o imenso console central e o freio de estacionamento de pedal.Como anda?
Por conta da exigência da CNH categoria C, que a maioria dos jornalistas não possui, a FCA providenciou que o test-drive da imprensa fosse feito no ambiente fechado do Haras Tuiuti, no interior de São Paulo, com direito a algumas voltas na pista de asfalto, simulação de desvios e frenagem de emergência, além de um trecho de terra que, graças à chuva, se tornou bastante escorregadio. Apesar da aparência bruta, dirigir a RAM 2500 é moleza.Quanto custa?
Vinda do México, a RAM 2500 tem como vantagem estar livre do Imposto de Importação, o que permitiu à FCA trazer a versão de luxo Laramie bastante equipada pelo preço de R$ 249.900. Pode parecer muito, mas o fato é que, com a nova Toyota Hilux encostando nos R$ 200 mil na versão mais cara, até que a gradalhona norte-americana parece bem posicionada.Ficha Técnica: RAM 2500 Laramie
Motor: dianteiro, longitudinal, seis cilindros em linha, 24 válvulas, injeção common rail de alta pressão, turbo e intercooler. diesel ; Potência: 330 cv a 2.800 rpm; Torque: 104 kgfm a 1.600 rpm; Transmissão: câmbio automático de seis marchas, tração traseira (4x2), 4x4 ou 4x4 com reduzida; Direção: hidráulica; Suspensão: Independente 5-link com braço arrastado na dianteira e eixo rígido com molas helicoidais na traseira; Freios: discos ventilados nas quatro rodas, com ABS e ESP; Rodas: aro 18" com pneus 275/70 R18; Peso: 3.410 kg; Capacidades: caçamba 1.240 litros; carga útil 1.030 kg; tanque de combustível 117 litros; Dimensões: comprimento 6.030 mm; largura 2.009 mm; altura 1.974 mm; entre-eixos 3.797 mm; vão livre do solo: 188 mmGaleria de fotos:
Galeria: Volta Rápida: Bruta no tamanho, RAM 2500 é dócil e confortável
Envie seu flagra!
flagra@motor1.com
JUNTE-SE À CONVERSA
(
)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Senador dos EUA quer Jeep, Ram, Dodge e Chrysler fora da Stellantis
"China está anos à frente em veículos elétricos", diz ex-CEO da Stellantis
Itália ensaia aproximação com Stellantis após saída de Carlos Tavares
Análise: Carlos Ghosn é quem pode salvar a Stellantis
Todos queriam manter o Hemi V8, menos o ex-chefão da Stellantis
Teste BYD Song Plus Premium: visual renovado e potência turbinada
Stellantis começa a implementar mudanças após saída de Carlos Tavares