Motor 3-cilindros da Fiat estreia no Uno no fim do ano
Motor 3-cilindros da Fiat estreia no Uno no fim do ano
Uno Attractive 2015
A Fiat prepara para o fim do ano a estreia de seu novo motor 1.0 3-cilindros. A novidade virá sob o capô do Uno e fará parte de uma nova linha de propulsores que incluirá também um inédito 1.4 litro 4-cilindros, previsto para ser lançado quatro meses depois. A informação foi apurada pela reportagem do CARPLACE durante o evento de lançamento do Jeep Renegade, do Grupo FCA, com um informante ligado à marca.
Uno Attractive 2015
Questionado sobre a potência, a fonte se apressou em dizer: "Não pense em potência, pense em torque. Potência é consequência. Estamos trabalhando para entregar acima de 10 kgfm de torque em rotação moderada". A potência não deverá ficar abaixo dos 80 cv, mas também não deve chegar aos 85 cv do Ford Ka, pelo discurso do interlocutor. Para compensar o cilindro a menos, o novo motor terá quatro válvulas por cilindro (12V no total) e variador de fase. Novidade no segmento será a união do propulsor 1.0 ao sistema start-stop, que desliga o carro em paradas de semáforo e o religa ao acionarmos a embreagem - recurso já disponível no atual Uno Evolution 1.4. Com isso, o Uno 1.0 3-cilindros poderá surpreender pelo baixo consumo.
Novo Uno Evolution 2015
Para o novo 1.4 são esperadas tecnologias como as quatro válvulas por cilindro e o comando variável MultiAir, além do sistema Start-Stop. E pode vir mais: por se tratar de uma nova família global de motores, já se prevê o uso de injeção direta e turbocompressor para alguns mercados. Por aqui, o inédito 1.4 deverá equipar Uno, Palio, Punto e 500. Já o 1.0 3-cilindros vai começar pelo Uno, mas depois também deverá chegar ao Palio e provavelmente será o único propulsor oferecido no subcompacto que a Fiat lançará no fim de 2016, para o lugar do Palio Fire.
Por Daniel Messeder, do Rio de Janeiro (RJ)
Viagem a convite da Jeep
Galeria: Motor 3-cilindros da Fiat estreia no Uno no fim do ano
Envie seu flagra!
flagra@motor1.com
JUNTE-SE À CONVERSA
(
)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Espanhóis chamam Mobi de "o Fiat Panda que queremos"
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Fiat Grande Panda tem chegada às lojas adiada por problemas de software
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto