Volta rápida: Nissan Versa muda estilo e ganha motor 3-cilindros
Volta rápida: Nissan Versa muda estilo e ganha motor 3-cilindros
O que é?
Após o March, chegou a vez do Versa se tornar brasileiro. Afora o redesenho já comentado, o sedã passar a usar o novo motor 1.0 da Nissan (o Versa mexicano era equipado exclusivamente com o 1.6). Trata-se de um propulsor de três cilindros e 12 válvulas com comando de válvulas variável na admissão. A potência de 77 cv fica abaixo dos rivais Ka+ e HB20S (com 85 cv e 80 cv, respectivamente), mas o torque de 10 kgfm a 4 mil giros está na média do segmento. A Nissan destaca que o Versa 1.0 é o mais econômico da categoria pelos dados do Inmetro, com 12,6 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada, usando gasolina - a verificar em teste futuro.Como anda?
Começamos nosso test-drive pela região de Mogi das Cruzes (SP) com o Versa Unique. O couro dá um toque mais legal à cabine, bem como deixa a pegada do volante mais grossa. Temos o mesmo ar digital e a central multimídia do March (ambos bem fáceis de usar), além de um quadro de instrumentos mais caprichado, que a Nissan chama de "fine vision" - novamente só nos modelos 1.6. O acabamento é simples, mas honesto tanto na escolha de materiais (não há rebarbas nas peças plásticas) quanto na montagem. Ruim é que o volante continua a despencar quando liberamos a trava para ajustar sua altura, e também é estranha a posição da tomada 12V, quase no pé esquerdo do passageiro. Já o comando dos retrovisores elétricos poderia ser na porta, em vez de no lado esquerdo do painel. Em movimento, a suspensão parece ligeiramente mais macia, embora a Nissan diga que não mexeu em nada no acerto de molas e amortecedores (mesmo nesta versão com aros 16"). Mas o fato é que aquelas pancadas secas foram atenuadas nos buracos ou ao passar pelas famosas "tartarugas". Outra mudança percebida é na calibração da direção elétrica, que ficou mais firme em velocidade. Agora você sente mais resistência do volante nas curvas, o que melhorou o controle do carro. Para completar, aplausos para a Nissan por equipar todos os Versa com ótimos pneus Continental - 195/55 R16 no carro avaliado.Quanto custa?
Apesar de bem equipado quando comparado aos rivais, o Versa não tem mais aquela vantagem de preço que era seu chamariz de vendas na estreia em 2011. A versão de entrada 1.0, por exemplo, sai por R$ 41.990, contra R$ 40.790 do Ka+ - o HB20S começa em R$ 44.195. Já o Versa 1.0 S passa a R$ 44.990, com adição de sistema de som com comandos no volante e rodas de liga. Mas é melhor abrir mão das rodas de liga e levar o modelo 1.6 SV, que além do motor mais potente traz o painel mais bacana, as luzes na frente da cabine e a abertura interna do porta-malas, por R$ 46.490. O melhor custo-benefício da linha está neste carro.Ficha Técnica: Nissan Versa 1.0 S
Motor: dianteiro, transversal, três cilindros, 999 cm3, 12 válvulas, comando variável na admissão, flex; Potência: 77 cv a 6.200 rpm; Torque: 10,0 kgfm a 4.000 rpm; Transmissão: câmbio manual de cinco marchas, tração dianteira; Direção: hidráulica; Suspensão: independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira; Freios: discos na dianteira e tambores na traseira, com ABS; Rodas: aço estampado aro 15, com pneus 185/65 R15; Peso: 1.056 kg; Capacidades: porta-malas 460 litros, tanque 41 litros; Dimensões: comprimento 4.492 mm, largura 1.695 mm, altura 1.506 mm, entreeixos 2.600 mmFicha Técnica: Nissan Versa 1.6 Unique
Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros, 999 cm3, 16 válvulas, comando variável na admissão, flex; Potência: 111 cv a 6.200 rpm; Torque: 15,1 kgfm a 4.000 rpm; Transmissão: câmbio manual de cinco marchas, tração dianteira; Direção: hidráulica; Suspensão: independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira; Freios: discos na dianteira e tambores na traseira, com ABS; Rodas: alumínio aro 16, com pneus 195/55 R16; Peso: 1.088 kg; Capacidades: porta-malas 460 litros, tanque 41 litros; Dimensões: comprimento 4.492 mm, largura 1.695 mm, altura 1.506 mm, entreeixos 2.600 mmGaleria de fotos:
Galeria: Volta rápida: Nissan Versa muda estilo e ganha motor 3-cilindros
Envie seu flagra!
flagra@motor1.com
JUNTE-SE À CONVERSA
(
)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Assim como no Brasil, Kicks atual será vendido nos EUA com novo nome
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Nissan e Honda estariam iniciando negociações para fusão
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Nissan faz reformulação interna e contrata ex-Jeep para sair da crise
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Nissan Sentra 2025 tem 2º aumento de preço em dois meses