Agora é a vez da Hyundai lançar o novo HB20X 2016. Oferecido nas Style e Premium, a versão com traje aventureiro recebe a esperada mudança visual, ganha mais itens de série, novo câmbio e novos preços.
Assim como o hatch, o novo HB20X traz dianteira reformulada com nova grade hexagonal emoldurada por um friso cromado e acabamento filetado, substituindo a grelha tipo colmeia. O para para-choque também muda, trazendo acomodações dos faróis auxiliares de neblina mais refinadas, nova proteção plástica em tom alumínio e nova moldura que integra melhor a base do para-choque com as proteções laterais. Os faróis recebem novos elementos internos e LED na versão Premium. Na lateral, mudanças ficam por conta das novas rodas de liga leve de 16 polegadas com acabamento diamantado pelas barras no teto que agora trazem acabamento preto.
A traseira ganha traços mais arredondados. O para-choque traz novo desenho que elimina os vincos nas laterais e que abrigam as novas lanternas de neblina redondas. A proteção plástica, assim como na frente, também fica mais evidente e se completa com as molduras das caixas de roda. Apesar de manter o formato, as lanternas ganham novos elementos internos.
A altura livre solo agora é de 206 mm, o seja, cresceu 10 mm em comparação com o anterior como reflexo da adoção de rodas e pneus de 16 polegadas. Em relação ao hatch "normal", a diferença é de 41 mm. Além disso, a Hyundai diz que a posição de dirigir também ficou 10 mm mais alta.
O conjunto mecânico traz os novos câmbios manual e automático com seis velocidades, sendo que em ambos a sexta marcha funciona como overdrive e redução do consumo de combustível. O motor permanece sendo o Gamma 1.6 de 16V com melhorias para redução de consumo de combustível, o que inclui velas de ignição de irídio, pistões e anéis de vedação com menor atrito interno e novo gerenciamento do alternador e também o novo sistema de partida a frio e-start que dispensa o tanquinho extra. A potência permanece 128/ 122 cv a 6.000 rpm e o torque de 16,0/ 16,5 kgfm a 4.500 rpm com etanol/gasolina, respectivamente.
Com o novo câmbio manual, a velocidade máxima do HB20X 2016 subiu para 183 km/h, mas a aceleração de 0 a 100 km/h permanece em 9,8 segundos. Com câmbio automático, a velocidade máxima chega a 185 km/h e o 0 a 100 km/h melhora um pouco, sendo feita em 11,2 segundos. Segundo a Hyundai, as mudanças do motor e os novos câmbios resultaram na redução de 5,4% no consumo de combustível, obtendo a nota A do INMETRO com os dois câmbios.
Em termos de equipamentos, o novo HB20X ganha direção elétrica de série, exclusividade da versão aventureira. Além dos itens da linha anterior, a versão Style ganha vidros elétricos com função one-touch para subida e descida nas quatro portas, as novas rodas de 16 polegadas. Já a Premium traz ar condicionado automático digital, retrovisores com rebatimento automático, faróis com projetor e Light Guide de LED e airbags laterais.
Preços do Hyundai HB20X 2016
1.6 Style Manual: R$ 55.395 (antes era R$53.875)
1.6 Style Automático: R$ 59.395 (R$
1.6 Premium Automático: R$ 62.395
1.6 Premium Automático com bancos de couro: R$ 63.985
1.6 Premium Automático com blueMedia (CarPlay e CarLink): R$ 64.895
1.6 Premium Automático com blueMedia (CarPlay e CarLink) e bancos de couro: R$ 66.485
Galeria: Novo HB20X 2016 ganha reestilização e direção elétrica; veja preços