Volta rápida: pilotamos as novas Indian Scout e Chief Classic/Vintage
Volta rápida: pilotamos as novas Indian Scout e Chief Classic/Vintage
O que é?
Scout: Principal modelo da Indian, destaca-se pelo estilo clássico e ao mesmo tempo moderno, capaz de agradar tanto os mais conservadores quanto os que buscam uma custom diferenciada. O motor é um dois cilindros em “V” de 1.133 cc com duplo comando de válvulas no cabeçote e refrigeração líquida. Como nas Harley, a potência não é declarada, mas temos parrudos 9,97 kgfm de torque a 5.900 rpm. O acabamento é primoroso e chama a atenção com partes pintadas, polidas e cromadas. O sistema de escape, cromado e com dupla saída, é revestido internamente com cerâmica que funciona como isolante térmico. O câmbio é de seis marchas e a transmissão final funciona por correia. Já o chassi de alumínio forjado combina baixo peso e elevada resistência à torção, sendo dividido em duas partes e integrado ao motor. A suspensão dianteira tem garfos telescópicos com 41 mm de diâmetro e 120 mm de curso, e na traseira são dois amortecedores com regulagem de pré-carga da mola e 76 mm de curso, montados numa balança também em alumínio forjado.Como anda?
Optei por iniciar pela Chief (tanto fazia se Vintage ou Classic), pois queria andar nas duas sequencialmente para por último pegar a Scout, dona de outra proposta. Já com o motor ligado sento na moto e trago-a com muita facilidade para a posição vertical, fazendo parecer até que ela é leve. O ronco do motor é baixo e grave, com rotação de marcha lenta a 750 rpm. Engato a primeira, sem aquele famoso tranco ou ruído das Harley, e entro na pista em declive indo até a terceira marcha, ziguezagueando para entendê-la. Reduzo para entrar na curva à esquerda em subida, enquanto noto que as suspensões são macias, mas sem deixar a moto "boba". Estico a segunda até "pedir" a troca a 3.300 rpm, terceira, cutuco os freios, volto para a segunda e faço a próxima curva de 180° em declive já com alguma ousadia, pois a moto está bem na mão.Quanto custa?
Disponível nas cores vermelha, preta fosca e prata fosca, a Scout tem valor sugerido de R$ 49.990, sendo que a partir de março haverá um reajuste de 10%. É sem dúvida um valor elevado, mas que a coloca de frente com a Harley-Davidson Forty-Eight, protagonizando um duelo pra lá de interessante. Já para a Chief Classic, a tabela é de R$ 79.990, nas cores preta ou vermelha. Passando à Chief Vintage, (disponível na cor preta ou bicolor verde e creme), ela sai por R$ 89.990. A expectativa do setor de marketing da Indian é vender 800 unidades em 2016, com um mix de 40% para a Scout, 15% para a Chief Classic, 15% para a Chief Vintage, 10% para a Chieftain e 20% para a Roadmaster - as duas últimas disponíveis a partir de abril. Apesar do momento delicado do mercado brasileiro, especialmente em relação às motos com muito conteúdo importado (suscetível ao dólar de R$ 4), a chegada da Indian oficial vem abrir uma real opção para quem é adepto do segmento custom - e até para quem não é, devido ao “ride appeal” desses modelos. Mesmo sem tradição que a rival tem por aqui, a Indian já pode dizer que a Harley não está mais sozinha no Brasil. Por Eduardo Silveira, de Tuiuti (SP) Fotos: DivulgaçãoGaleria de fotos: Indian linha 2016
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